Dicas de como lavar os olhos do seu cão

Há uma série de questões a considerar, como escolher um ambiente calmo, tranquilizar o animal e deixar curto o pelo ao redor do olho.
Dicas de como lavar os olhos do seu cão
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

Última atualização: 21 dezembro, 2022

A limpeza dos olhos dos cães é um dos aspectos mais importantes para que o animal possa permanecer saudável ao longo do tempo. Em seguida, veremos como lavar os olhos do seu pet da maneira mais eficaz e apropriada.

A importância de lavar os olhos do seu cão

higiene e a limpeza dos animais de estimação são essenciais para que eles tenham uma vida mais saudável e feliz. Nesse sentido, saber como lavar os olhos do seu cão é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes.

É importante manter os olhos do seu cão limpos diariamente a fim de evitar possíveis infecções. Além disso, essas infecções podem levar a vários problemas oculares, como a conjuntivite. Portanto, remover as remelas e limpar suavemente os olhos deve fazer parte do processo de higiene diária do animal.

Também é importante que o dono do animal saiba reconhecer os diferentes tipos de remelas. É preciso distinguir principalmente se estão normais ou verdes e de consistência cremosa, podendo indicar problemas oculares.

Outro sinal importante a se perceber é se o cão está com os olhos vermelhos. Por isso, nesses casos, o cão deve ser levado ao veterinário. Ele indicará o tratamento mais adequado.

Procedimentos para limpar os olhos do seu cão

O procedimento para lavar os olhos dos cães é bem rápido e simples. Com alguns minutos por dia, você pode cumprir essa importante tarefa.

O aconselhável é limpar os olhos dos cães todos os dias pela manhã. Entretanto, há  algumas raças que exigem mais cuidados. Por exemplo, cães com dobras devem receber maior atenção. Afinal, as remelas podem facilmente ficar entre as dobras.

Mantenha curtos os pelos ao redor dos olhos

Primeiramente, é importante que o cão tenha a área ao redor dos olhos completamente livre e descoberta. Portanto, será necessário, em algumas raças, cortar o pelo que cresce ao redor dos olhos; com cuidado, é claro.

Dono tosando a área ao redor dos olhos

Um ambiente silencioso

Uma das principais recomendações para manter os olhos dos cães limpos é realizar essa rotina de higiene em um lugar específico. Assim sendo, o processo de limpeza dos olhos deve ser feito em uma sala tranquila, limpa e iluminada.

O processo de limpeza dos olhos

A primeira coisa a se levar em conta é o colírio receitado pelo veterinário. Na maioria dos casos, teremos de aplicar soro fisiológico. Por isso, o ideal é molhar uma gaze com o soro e limpar a área ao redor do olho. Nessa etapa, as pálpebras e as remelas mais superficiais também devem ser limpas com muito cuidado.

Havendo alguma sujeira remanescente após o processo de limpeza, aplique um pouco mais de pressão sobre a área. Nesse caso, é de vital importância que os olhos do cão estejam completamente fechados, para evitar lesões.

Pingue as gotas de soro

O próximo passo é o mais complicado e muitas vezes pode deixar tanto o animal quanto o dono muito nervosos. Portanto, antes de pingar as gotas de soro nos olhos dele, recomenda-se que o animal esteja relaxado. Para isso, você deve acompanhar o passo anterior com muitos carinhos e palavras amorosas que aumentem a confiança do animal.

Lavar os olhos do cão com colírio

Quando o cão estiver tranquilo, pingue as gotas. Inicialmente, você deve segurar a cabeça do animal com uma mão. Com a outra, usando o dedo indicador e o polegar, abra a pálpebra. Finalmente, uma ou duas gotas de soro fisiológico devem ser aplicadas. Faça o mesmo com o outro olho.

Recomendações adicionais:

  • É recomendável escovar o animal diariamente. Isso pode evitar que os pelos soltos caiam na área dos olhos.
  • Cães com olhos saltados devem receber mais atenção. Já que a área dos olhos é muito mais propensa a desenvolver infecções. Nesses casos, recomenda-se limpar o rosto do animal várias vezes ao dia com uma toalha limpa e exclusiva para o animal de estimação.
  • Para limpar ao redor dos olhos, use sempre gaze e nunca algodão. Afinal, o algodão pode deixar fibras grudadas nos olhos ou ao redor deles.

Lavar os olhos do seu cão é um processo bastante simples e rápido. É claro que, nas primeiras vezes, será preciso um pouco mais de paciência, até que o cão se acostume com esse processo e o aceite como parte de sua rotina diária.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.