Primeiros sintomas da conjuntivite em cães e o que fazer

· abril 26, 2018
A conjuntivite em cães pode ser detectada no comportamento do animal; a partir da identificação de seu tipo, o tratamento correspondente então será aplicado.

Os sintomas de conjuntivite em cães aparecem facilmente. Determinar quais são e o que podemos fazer para ajudá-los pode fazer a diferença entre o desconforto e a dor que seu animal de estimação pode sentir e por quanto tempo durará o problema.

O que é conjuntivite?

Esta condição tem a ver com uma inflamação da conjuntiva, uma membrana mucosa que envolve o globo ocular. Ela tem a função de lubrificar o olho, por isso, quando está inflamada, o olho fica seco e isso causa irritação e dor. Simplesmente tocar a pálpebra é irritante.

Como o cão é muito exposto a agentes externos, é normal que ele sofra infecções e outras doenças. Portanto, nossos amigos cães têm uma tendência de vir a sofrer com a conjuntivite.

Cachorro lacrimejando

Quais são os sintomas de conjuntivite em cães

Já sabemos que os nossos cães estão constantemente lacrimejando, mas isso não precisa ser confundido com algum dos sintomas da conjuntivite. Estas são algumas das mudanças nos olhos do seu cão que farão você identificar a inflamação da conjuntiva:

  • Dificuldade em piscar. Como a membrana está inflamada, o espaço para elevar e abaixar as pálpebras será menor, então ficará claro que o animal tem dificuldade em fazer esse gesto.
  • Não suporta luz. Outra maneira pela qual podemos perceber um dos sintomas de conjuntivite em cães em nosso animal de estimação é quando ele está sensível à luz. Você já sabe que seu cão adora ficar no sol, exposto à luz e ao calor, mas se ele tiver conjuntivite, isso se tornará impossível para ele.
  • Ele não vai querer sair para dar uma volta. Devido à sensibilidade dos olhos à luz, como mencionamos no ponto anterior, o animal se recusará a sair, porque essa será a defesa que seu cérebro e corpo criarão contra a claridade, já que ele sabe que isso irá machucá-lo.
  • Não vai parar de coçar os olhos. Conjuntivite irrita e, portanto, coça, então um dos primeiros sintomas visíveis será que seu cão vai querer coçar essa área o tempo todo.
  • Supuração. Se a conjuntivite se tornar mais séria, é possível que os olhos de seu cão apresentem pus.

O que fazer para combater os sintomas da conjuntivite em cães

No último caso mencionado (aparecimento de pus), vá sem demora ao veterinário, porque a conjuntivite está grave e poderá causar grandes danos ao seu animal de estimação.

Dona aplicando colírio em cão

Se isso não aconteceu, há várias coisas que você pode fazer em casa para aliviar o desconforto de seu animal:

  • Limpe a área. Com um pouco de soro fisiológico, limpe os olhos do seu cão. Introduza algumas gotas do mesmo soro no globo ocular de seu peludo, que não só aliviará o desconforto, mas também umedecerá e refrescará muito. Lembre-se de não dar medicamentos humanos para ele.
  • Pergunte ao veterinário sobre o uso do colírio. Fale com o profissional para que ele lhe diga qual é o melhor colírio que você poderá aplicar em seu animal de estimação, para ajudar a reduzir a inflamação.
  • Coloque um colar elisabetano. Se você perceber que o animal coça demais a área dos olhos, você terá que colocar um colar elisabetano nele, que o impeça de fazer isso.

Mantenha-se sempre atento ante quaisquer alterações que possam ocorrer no corpo do seu animal e tome as medidas necessárias para ajudá-lo e para aliviar os sintomas. Você verá que nada é tão difícil quanto parece.