Como manter os animais de estimação aquecidos no inverno?

março 12, 2019
Nossos cãezinhos também sofrem com as intempéries do tempo. Precisamos saber como protegê-los da chuva, do vento e do frio.

Quando chega a estação mais fria do ano, embora nossos animais tenham a pele e os pelos preparados para qualquer temperatura, é provável que eles sintam, especialmente se nossas casas não forem devidamente aquecidas.

Por isso, hoje vamos compartilhar alguns conselhos a respeito de como manter os animais de estimação aquecidos no inverno.

Conselhos para manter os animais de estimação aquecidos no inverno

Se você seguir estas dicas práticas, conseguirá manter o seu bichinho aquecido até nas temperaturas mais baixas. Estes são os principais passos a seguir:

Não tose seus pelos

Desembarace os nós e mantenha a boa higiene do seu animal de estimação, mas não tose seus pelos, pois este é um dos elementos fundamentais que lhe permitirão estar protegido do frio e da umidade no inverno.

É importante que os pelos estejam bem escovados, pois um pelo embaraçado é menos eficaz na hora de servir como proteção contra as baixas temperaturas.

Limite os banhos

No inverno, é recomendável dar banho em nossos animais em casa e, se estiver muito frio, colocar um aquecedor no banheiro para que ele não sinta um choque tão intenso na temperatura quando estiver molhado. Secar bem os pelos e enxugá-lo com uma toalha também são dicas que ajudam a evitar que ele fique com frio.

Nesta estação, é melhor espaçar mais o período entre os banhos e usar a água em uma temperatura agradável para o seu bichinho.

Cachorro tomando banho

Corte o pelo das almofadas das patas

Para quem vive em regiões em que a neve é comum, manter as almofadas sem pelos evitará que a neve se fixe nas mesmas.

Para fazer isso, corte os pelos que vão crescendo ao redor das almofadas e limpe muito bem com uma toalha úmida ou uma gaze os cantinhos que há entre elas.

As almofadas são uma das regiões mais delicadas do corpo de nossos animais, por isso é muito importante protegê-las. Usar vaselina ou até colocar sapatos será suficiente para manter a proteção.

Não alimente seu animal em excesso

Embora o alimento possa fazer com que o animal conserve o calor e a energia, um animal doméstico não precisará de um aumento na quantidade de alimento ingerido, já que isso poderia levá-lo a ter um problema de sobrepeso.

Se a sua casa é fria ou o local onde ficam os recipientes de comida é frio, troque-os de lugar ou assegure-se de que a água esteja em uma temperatura adequada para o consumo.

Não coloque um aquecedor perto do seu animal

O frio faz tanto mal quanto o calor, por isso, embora você pense que aquecer seu animal com um aquecedor é uma boa ideia, a verdade é que, se ele ficar muito perto do seu bichinho, pode ressecar a sua pele e até fazer com que tenha queimaduras.

Portanto, é importante manter o ambiente em que nossos animais ficam em uma temperatura agradável, mas nunca fazendo com que recebam calor direto.

Faça passeios mais curtos

Passear com o cachorro no outono

Quando as temperaturas caem, é conveniente que os passeios com seu cão sejam mais curtos, embora possam ser mais frequentes se você achar necessário. Tente proteger suas patas antes de sair de casa, e se quiser você pode protegê-lo do frio com uma roupinha.

Se os passeios forem mais curtos, você terá que suprir suas necessidades de exercícios em casa com brincadeiras e outras atividades que lhe permitam se exercitar.

Isole sua casinha

Se seu animal fica em uma casinha no jardim, por exemplo, assegure-se de que ela tenha uma porta que seja possível fechar e de que esteja completamente isolada, para que o frio e a chuva não entrem.

Você pode colocar material isolante ou até fazer um piso e um teto falso entre os materiais. O importante é que seu animal não sinta frio, mesmo que seu refúgio seja ao ar livre.

Estes são apenas alguns conselhos que nos ajudarão a manter os animais de estimação aquecidos no inverno. No entanto, se você conhece alguma outra medida preventiva que costuma tomar para ajudá-los, pode compartilhá-la conosco nos comentários.