Como dar banho em um cão no inverno

· outubro 15, 2018
A primeira coisa a ter em mente é que, no período de inverno, não é necessário dar banho em seu animal de estimação com tanta frequência. Além disso, os banhos devem ser curtos, para evitar sofrimento.

No verão, é muito mais fácil, pois também ajuda a refrescar. No entanto, dar banho em um cão no inverno pode ser uma tarefa mais complicada. Devemos ter muito cuidado para ele não ficar doente! Saiba mais neste artigo.

Dicas para dar banho em um cão no inverno

Assim como as pessoas, os animais sentem frio, mesmo que tenham pelos que os protejam e, em alguns casos, donos que lhes comprem roupas. No entanto, isso não significa que, no inverno, eles deixem de emitir odor e que não haja a necessidade de banhá-los.

Além disso, é mais fácil de eles se sujarem; porque talvez saiam para uma caminhada quando chove ou pisem em um lamaçal no parque… e, é claro, deve-se acrescentar a isso que eles passam mais tempo dentro de casa e parece que o ‘perfume’ deles impregna todo o ambiente.

Dar banho em um cão no inverno é completamente oposto ao que acontece no verão, quando pode ser uma atividade agradável, refrescante e divertida. Algumas dicas para que durante a estação fria seu animal de estimação permaneça limpo são as seguintes:

  1. Frequência dos banhos

Não é aconselhável dar banho nos cães todas as semanas, porque desta forma eles não podem produzir os seus próprios aromas – que utilizam, por exemplo, para se comunicar com outros animais de estimação. Além disso, os pelos perdem determinadas propriedades, devido à falta de oleosidade.

Mesmo no verão, temos que evitar banhos semanais. No inverno será melhor só uma vez por mês, para manter sua limpeza, principalmente se ele passar o dia todo dentro de casa.

  1. Dê banhos rápidos

Os banhos ‘express‘ são recomendados para quando está frio; pois desta maneira removemos a sujeira “mais grossa” do animal e evitamos que ele fique doente. Portanto, nada de passar uma hora ensaboando seu animal de estimação: deixe isso para o verão.

Banhar um cão

  1. Use água morna

Mesmo quando está quente, recomenda-se que a água não esteja fria, pois não é boa para a saúde do animal. Para dar banho em um cão no inverno, será melhor aquecer um pouco a água. Desta forma, ele poderá desfrutar do banho e não passará frio. Tenha cuidado para não queimá-lo!

  1. Dê banho dentro da casa

Embora seja uma ideia um pouco louca, a verdade é que isso evitará vários problemas. Banhe seu cão no chuveiro se ele for grande ou médio – como um labrador ou boxer – na pia ou na lavandaria se for pequeno -raças como chihuahua, salsicha ou buldogue francês – isso irá evitar que eles peguem um resfriado.

Claro, quando você terminar o banho, terá que limpar o banheiro, remover os pelos e toda a sujeira deixada pelo animal de estimação.

  1. Seque bem

Depois de terminar de dar banho em um cão, deixe-o “correr” ou “se sacudir” e mover seu corpo para todos os lados. Tente deixá-lo fazer isso em um lugar que possa ficar molhado, como o banheiro ou a lavanderia.

Banho em cachorro

Para evitar que ele molhe tudo, uma boa ideia é envolvê-lo em uma toalha por alguns minutos. Desta forma, você irá remover o excesso de água. Mas, ainda assim, seu cão tentará remover a umidade!

Além disso, recomendamos que você use um secador de pelos para secá-lo completamente. Preste atenção para que o ar não esteja muito quente, pois isso pode queimar sua pele. Com isso você evitará não só problemas de saúde como pneumonia, mas também o aparecimento de fungos devido à umidade.

  1. Escolha um dia ensolarado

Além de dar banho seu cão dentro de casa, é preferível fazer naqueles dias em que o sol está presente. Também opte por lavá-lo ao meio-dia, para que, se ele quiser, possa se deitar um pouco ao sol e terminar a secagem por conta própria. Dessa forma ele não vai sentir tanto frio depois do banho!

Finalmente, você tem a opção de levá-lo para tomar banho em uma clínica veterinária, um salão de beleza para animais de estimação ou usar produtos de limpeza a seco: pós que são colocados em cima do animal e espalhados com uma escova. Isso manterá sua higiene no inverno!