Como medir a temperatura de um cão

· maio 16, 2018

É difícil saber se um cão está com febre, porque os sintomas são diversos. Além de usar o termômetro, é possível aplicar outros métodos que possam ajudar a medir a temperatura do animal. Dessa forma, é possível descobrir se ele está doente.

Quando um cão fica doente, é difícil discernir os sintomas. Um dos mais comuns que ele pode apresentar é febre. Entretanto,  como se faz para medir a temperatura de um cão? Vamos te contar alguns truques para facilitar essa tarefa tanto para você quanto para seu animal de estimação.

É possível medir a temperatura de um cão sem um termômetro?

A resposta é sim. Apesar disso, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que a temperatura do corpo de um cão varia entre 38 e 38,8 ºC.  

Se você não tiver um termômetro em casa, pode medir a temperatura manualmente da seguinte maneira:

  • Através das orelhas e patas. Tocando qualquer uma dessas partes do corpo do seu amigo, você pode deduzir se a a temperatura do animal está alta ou não. Se uma delas ou ambas estiverem muito quentes, é muito provável que ele esteja com febre. Para ter certeza, encoste suas bochechas ou alguma outra parte sensível nelas e confirme se estão menos quentes do que as patas ou orelhas do seu animal de estimação.
  • O focinho. O focinho do seu cão também pode determinar se o animal está com febre ou não. Para medir a temperatura de um cão pelo nariz, você tem que colocar a mão nele. Deve estar quente e, como regra geral, terá uma secreção amarelada ou esverdeada. Quando o focinho está seco, normalmente, não é um sinal de alta temperatura.
  • A virilha e as axilas. São partes muito sensíveis do seu animal de estimação, que geralmente ficam frias. Isso significa que, se estiverem quentes, é possível que o seu cão esteja com febre.
  • A boca. Como nós, o seu cão também fica com a boca seca quando está com febre. Isso pode fazer com que suas gengivas fiquem com uma aparência seca, sem brilho e pálida.
Dentes de um cachorro

Agora, além dessas formas, você pode medir a temperatura de um cão com o termômetro. A questão é como fazer isso?

Medindo a temperatura de um cão com o termômetro

Colocar o termômetro no seu cão não será agradável para nenhum dos dois, disso você pode ter certeza. Para tornar esta tarefa mais leve, você deve levar em consideração vários aspectos. Estes são alguns deles:

Escolha um termômetro adequado

Certamente, assim que você tentar colocar o termômetro em seu cão, ele vai querer tirá-lo. Se conseguir alcançá-lo, é mais do que provável que o tire. Mesmo se você se esforçar para mantê-lo quieto, é muito possível que ele o retire. O que pode ser feito para remediar isso?

A melhor coisa é usar um termômetro de leitura rápida e de material inquebrável. Dessa forma, será muito mais fácil medir a temperatura do cão, já que ele não terá que esperar tanto tempo.

Escolha a postura correta

A melhor posição para medir a temperatura de um cão é de pé. Afinal, a região de medição mais confiável é a retal. Por isso, os dados são obtidos colocando-se o termômetro no reto do animal. Certamente, você vai precisar de ajuda para fazê-lo ficar nessa posição. Não se esqueça de desinfetar o termômetro depois que a temperatura tenha sido medida no seu animal de estimação.

Usar termômetro retal para medir a temperatura de um cão

Tenha em mente o momento

Há circunstâncias e momentos em que a temperatura do seu cão pode subir sem qualquer relação com febre causada por uma doença. Por exemplo, se houver uma cadela no cio por perto, se você acabou de se mudar ou após o exercício.

Se você vir seu cão cansado durante qualquer uma dessas situações, não pense que pode ser febre. Deixe-o descansar e observe se tudo voltar ao normal. Se assim for, você pode ficar tranquilo.

Veja que, com essas dicas práticas, medir a temperatura de um cão não precisa mais ser uma odisseia. Pelo contrário, pode ser uma tarefa muito mais fácil do que você imaginava.