Como melhorar a gaiola de um porquinho-da-Índia

maio 14, 2018
Confira informações sobre o tipo de "habitação" ideal para este roedor. Ou seja, a área total disponível para ele se mover, e as condições ideais de alimentação e higiene.
Os porquinhos-da-Índia são animais sociais, carinhosos e expressivos. Eles ficam satisfeitos com pouco para viverem. Entretanto, você pode melhorar a gaiola de um porquinho-da-Índia de uma maneira simples. Assim, é possível aumentar a qualidade de vida do seu animal de estimação.

Antes de melhorar a gaiola de um porquinho-da-Índia

A fim de melhorar a gaiola de um porquinho-da-Índia, é preciso verificar se ela atende às necessidades básicas do animal. Por exemplo, não deixe-o viver em um aquário. Isso porque ele acumula muita umidade. Além disso, seu animal precisa estar em um espaço aberto, como uma gaiola com barras.

Outro requisito básico são as tigelas para comida. É preciso providenciar duas se, além das verduras frescas, você der ração; assim os alimentos não se misturam e não estragam antes do tempo. Esses roedores geralmente usam bebedores especiais, embora alguns prefiram uma tigela. De qualquer forma, deixe sempre água fresca e limpa à disposição do animal.

Algumas gaiolas são vendidas com um compartimento especial para feno. Mesmo que sua não tenha isso, não se esqueça que a base da dieta dos porquinhos-da-Índia é feno seco. É essencial que sua cobaia sempre tenha acesso a ele. Quer você o deposite no chão ou use um comedouro.

Ruídos do porquinho da índia

Para terminar, os porquinhos-da-Índia gostam de dormir em um abrigo. Pelo menos, ele deve ter um esconderijo feito de madeira, ou de algum material que possa ser roído. Esse é o tipo de ambiente ideal para que ele possa descansar.

Depois de ter todos esses elementos básicos, podemos começar a pensar em como melhorar a gaiola de seu porquinho-da-Índia.

O substrato

O chão da gaiola deve ser liso e sem barras. Além disso, ele deve ter um substrato absorvente que possa eliminar ou conter toda a umidade gerada pelo animal. Há muitos tipos diferentes de substratos para roedores. Entretanto, se você quiser melhorar a gaiola de um porquinho-da-Índia, é possível experimentar novos substratos.

Evite encher o chão da gaiola de feno, pois para esses roedores isso é comida. Há pellets de palha prensada, papel reciclado, etc. que funcionam melhor. Procure um tipo que não seja tóxico e que seja confortável para a cobaia. Depois, teste para ver se ele gosta.

Os brinquedos

Uma das maneiras mais fáceis de melhorar a gaiola de um porquinho-da-Índia é adicionar brinquedos ou distrações. Os brinquedos devem ser apropriados para o animal roer. Além disso, é necessário que seja confortável de usar e sem partes destacáveis ​​que o animal possa engolir.

Brinquedos para seu porquinho-da-índia

Descarte as rodas de exercício, pois elas causam muito dano nas costas. Elas são projetadas para hamsters, que são animais completamente diferentes. Em vez disso, aposte em túneis, redes, barras de cereais para roer e andares diferentes para subir e descer. Os porquinhos-da-Índia não precisam fazer muito exercício físico: eles são animais tranquilos.

Tigelas melhores

Muitas cobaias despejam a comida de seu comedouro e a espalham no chão. A ração é seca e não produz odores, mas os vegetais frescos começam imediatamente a apodrecer. Especialmente, quando os roedores o escondem dentro das casas ou mesmo sob as próprias tigelas.

Seu porquinho-da-Índia e você poderiam se beneficiar com tigelas mais pesadas. Dessa forma, é mais difícil para o animal consiga virá-la ou derrubá-la. Além disso, é possível até mesmo fazer um recipiente que se fixe às barras da gaiola. Esse detalhe pode facilitar muito a limpeza do seu pet.

Adicione pisos e aumente a superfície

Se você acha que a gaiola de sua cobaia já tem tudo isso, considere aumentar a superfície. Esses animais não gostam de escalar e são bastante desajeitados, mas muitas gaiolas permitem a construção de um segundo andarEsse andar pode ser acessível através de uma rampa.

Quanto mais espaço a cobaia tiver para andar e explorar, mais confortável ficará. Além disso, você pode adicionar mais brinquedos ou cabines sem obstruir o caminho. Embora pareça paradoxal, com mais espaço, você pode dedicar um canto à comida e assim será mais fácil de manter a limpeza.

Os porquinhos-da-Índia são roedores pequenos, afetivos e expressivos. Eles precisam de poucos confortos para viverem felizes. Entretanto, sempre podemos oferecer melhores gaiolas e mais brinquedos para mantê-los entretidos. Não se esqueça de manter uma dieta adequada e manter a higiene da gaiola para curtir seu roedor por muitos anos.