Como refrescar seu gato no verão?

· setembro 17, 2018

Com a chegada das altas temperaturas, é muito importante tomar as devidas precauções para a hidratação e bem-estar de nossos gatos. A menos que o seu gatinho seja um Van turco, ou outra raça em particular que adore água, as atividades aquáticas não serão uma opção viável. Portanto, hoje nós ensinamos algumas maneiras muito agradáveis ​​de hidratar e refrescar seu gato no verão.

Água: o elemento chave para a boa saúde do seu gato no verão

A água não é importante apenas para refrescar seu gato, mas também para manter sua boa saúde. Nos dias mais quentes, o corpo dos gatos pode perder muitos líquidos e eletrólitos. Com as altas temperaturas, o animal precisa reabastecer esses elementos através do consumo de água ou de outras bebidas saudáveis, ​​para assim restaurar o equilíbrio de seu corpo.

Se um gato não bebe bastante líquidos no calor, isso geralmente causa danos ao seu metabolismo e pode levar à desidratação. Geralmente, esses quadros são acompanhados por uma queda na pressão arterial, que pode levar a letargia, tontura e até desmaios.

Por outro lado, a má ingestão de água prejudica as funções renais dos gatos, o que aumenta o risco de falha. Por tudo isto, a água é o elemento chave para o seu gato estar bem no verão.

Em qualquer caso, é comum encontrar tutores preocupados porque seus filhotes não bebem muita água. De fato, muitos gatos não demonstram grande interesse em beber água pura, principalmente se experimentarem uma rotina sedentária.

Manter a hidratação no período de verão é fundamental para evitar problemas de saúde típicos das altas temperaturas.

Recomendamos ler: Por que os gatos não bebem tanta água?

Filhote de gato diante de vasilha com água

6 dicas para refrescar seu gato no verão

Ambiente fresco, com sombra e boa ventilação

Os gatos amam o calor e podem passar longas horas dormindo ao sol. No entanto, a exposição excessiva ao calor e à luz solar é muito prejudicial à saúde deles. Além de causar queimaduras na pele, há também o risco de insolação e desidratação. E uma exposição crônica pode favorecer o desenvolvimento de doenças graves, como o câncer de pele.

Portanto, é muito importante que seu bichano esteja em um ambiente fresco, que tenha sombras e seja bem ventilado diariamente.  E se o seu gato costuma fazer caminhadas externas, seja no jardim ou na rua, lembre-se de consultar seu veterinário sobre o uso de filtro solar para gatos.

Toalhas umedecidas

Toalhas umedecidas para uso veterinário são uma opção simples e prática para higienizar e refrescar o seu gato sem a necessidade de umedecê-las. Quando fizer a limpeza, lembre-se de se concentrar nas áreas que mais rapidamente baixam a temperatura do corpo, como pernas, axilas, sob o queixo e na barriga.

Mantas refrescantes

Ainda que as mantas refrescantes sejam mais apropriadas para cães, nossos gatinhos também podem desfrutar de sua ação refrescante no verão. Uma solução mais caseira seria umedecer um pano limpo ou uma toalha em água fria, espremê-la e deixá-la no chão para que seu gatinho desfrute de seu frescor.

Sorvetes para gatos

Os sorvetes estão entre as melhores receitas de verão para o seu gato, porque eles permitem incorporar alimentos saudáveis ​​à sua dieta, de uma forma muito refrescante. Para preparar sorvetes em casa, podemos escolher frutas e legumes bons para os gatos e processá-los com água, leite vegetal ou iogurte natural sem açúcar (ou reduzido em lactose). Então, levamos a preparação para o freezer e esperamos até que fique consistente.

sorvete para gatos

Outra opção é preparar sorvetes salgados e saudáveis ​​para nossos bichanos. Uma boa ideia é fazer um sorvete de proteína de frango, cenoura e óleo de coco, por exemplo. Para preparar este sorvete salgado, simplesmente cozinhe o frango com as cenouras e, em seguida, processe-as com um pouco do caldo de cozimento. Por fim, adicione uma colher de chá de óleo de coco e leve o sorvete ao freezer.

Smoothies ‘felinos’

Smoothies são batidas ou shakes preparados a partir de frutas e vegetais naturais ou de suas polpas congeladas. E a boa notícia é que os nossos gatinhos também podem desfrutar dessas iguarias para se refrescar e se hidratar no verão.

Seu processo de fabricação é muito semelhante ao dos sorvetes, mas não vão ao freezer. Você tem que processar com água algumas frutas ou vegetais recomendados para gatos, leite vegetal, kefir ou iogurte com baixo teor de açúcar.Então, é só deixar para o seu felino em seu bebedouro.

Cubos de gelo refrescantes

Esta é uma solução muito prática para refrescar seu gato nos dias mais quentes. Um simples cubo de gelo é muito eficaz para despertar a curiosidade e hidratar o seu gato no verão. Nós também podemos fazer cubos com sabor, seja com pedaços de frutas, peixe, frango ou qualquer coisa que ele goste.

Depois dessas dicas, será muito mais fácil refrescar seu gato no verão e mantê-lo bem hidratado nos dias quentes. No entanto, ao observar qualquer alteração no comportamento ou aparência de seu gato, lembre-se de consultar seu veterinário de confiança.