Como saber se seu cão é caçador?

· maio 20, 2018
Saber se seu cão é caçador, de uma raça de caça, é conveniente para identificar as necessidades de exercício físico ou fisiológicas necessárias para seu bem-estar; se não prestar atenção a isso, ele poderá ter problemas de comportamento.

Todos nós adoramos ver fotos de cães e de filhotes na Internet e, além disso, muitos temos ao nosso lado um peludo que consideramos um amigo inseparável. Por isso, é difícil imaginar que esses seres tão ternos sejam predadores por natureza.

Foi provado que o instinto dos cães, apesar dos milhares de anos de domesticação, é o de caçar sua presa. Por isso, será útil para você saber se seu cão é caçador ou, pelo menos, possui um maior instinto caçador do que outras raças.

Realmente, trata-se de uma característica impressa no DNA dos cães, mas raças particularmente inclinadas a caça. Como parceiro de um cão, e pelo bem-estar de ambos, é bom saber se o seu animal de estimação faz parte dessas raças.

Esta particularidade de nosso cão poderá nos trazer dificuldades, principalmente se não nos dedicamos à caça. Nestes casos, seu instinto pode resultar em um risco para eles e para os que o rodeiam: uma criança de bicicleta ou jogando bola no parque poderá se tornar um alvo tentador se o nosso cão é caçador.

Como saber se seu cão é caçador

prioria raça de seu amigo será um bom indicador. Ainda que a caça seja um instinto inato, existem raças que o têm mais desenvolvido, por isso é conveniente que você saiba que se encontra ante uma espécie de cão cobrador de caça.

Dentro das raças caçadoras encontram-se os Beagles, os Terriers, Pointers, Setters, Perdigueros, Bracos, Dachshunds, Dálmatas e Golden retrievers, entre outros. Se seu cão está dentro destas raças, esteja certo que ele tem um instinto para a caça bem desenvolvido.

cão caçador, beagle

Da mesma forma, há características que podem te ajudar a descobrir se seu cão é caçador. Ainda que o farejar seja comum entre os cães, aqueles que têm muito desenvolvido o instinto de caça e rastreamento farejam constantemente, quase que de maneira obsessiva, poderíamos dizer.

Os cães destas raças, durante o passeio, parecem que estão o tempo todo encontrando rastros para seguir. Esta característica os torna, às vezes, difíceis de serem controlados durante as caminhadas, entre outras coisas porque conseguir fazer com que levantem a cabeça do chão é difícil.

Ações de descontrole de nossos animais de estimação

Se seu cão se descontrola ante outros animais e inevitavelmente vai atrás deles, você está ante a presença de uma alma caçadora. Um cão doméstico não deveria ir à caça ou matar um animal, seja de casa ou de fora.

Uma ação que, pode nos parecer graciosa, é quando o nosso animal de estimação chega com uma presa na boca. No entanto, quando esta atitude não é controlada, pode chegar a ser perigosa, porque o nosso cão pode não distinguir o que é uma presa e o que é o animal de estimação do vizinho.

É fundamental detectar estes sinais para saber se seu cão é caçador. Se você não está certo e quer evitar inconvenientes, é recomendável que vá a um especialista no assunto.

cão é caçador com presa

Cuidados que você deverá ter se seu cão é caçador

Se você já sabe que seu cão é caçador, é conveniente que adote algumas medidas pela sua segurança e pela do meio, seus vizinhos e os animais ao redor o agradecerão:

  • O passeio é a oportunidade que ele tem de liberar sua natureza, se identificarem um animal que lhes desperte seu instinto, irão atrás dele. Evite caminhar por lugares onde possa se apresentar esta situação.
  • O bom treinamento é vital. Ensine o seu cão a obedecer a uma ordem particular.
  • Assegure-se de tomar precauções para que ele não fuja de casa. Inclusive abrir a porta para uma visita pode ser a oportunidade perfeita para que ele fuja. Ele aproveitará qualquer oportunidade para liberar seu instinto de busca e caça.
  • É bom evitar sinais que favoreçam seu comportamento negativo ante possíveis presas. Para eles, um gato, um rato e inclusive outro cão de menor tamanho podem ser presas. Utilize um som forte ou um borrifador com um líquido que desagrade seu cão ao lhe mostrar possíveis presas, isso poderá servir como um treinamento. Talvez para isto você deva solicitar ajuda profissional.
  • Um cão de caça requer muito exercício. Vários passeios diários e atividades que requeiram esforço físico serão vitais para ele. Desta maneira, ele poderá drenar a energia contida ante a falta de atividades de caça.
  • Ainda que não gostemos dos elementos restritivos, haverá casos em que serão necessários o uso de focinheira e correia.

Esperamos que com esta informação você possa saber se seu cão é caçador, e que possa tomar as medidas adequadas. Quando temos um animal de estimação, devemos reconhecer suas características inatas para podermos oferecer um maior bem-estar e segurança a ele.