Como saber se um cão está com febre e como tratá-la?

julho 21, 2018
Se o seu cão estiver com febre, nunca deixe que ela suba acima de 39ºC, nesse caso, você deverá ir com urgência ao veterinário. Você também pode baixar a temperatura banhando-o com água fria e fazendo com que ele beba água.

As pessoas podem indicar que se sentem mal ou que algo as entristece através das palavras. Mas os animais de estimação não podem recorrer a essa técnica. É essencial observar seu estado de espírito para verificar se ele está doente. Neste artigo, vamos ensinar como identificar se um cão está com febre e, em caso afirmativo, como tratá-la.

Meu cão está com febre? Causas e sintomas

A temperatura normal de um cão é semelhante mas um pouco mais alta que a das pessoas: pode variar entre 38,5 e 39,9° C em boas condições. Se ele tem mais de 39° C, isso significa não só que seu cão está com febre, mas também que tem uma doença ou condição que precisa ser tratada por um veterinário.

Em nenhuma circunstância devemos deixar nosso animal de estimação continuar com febre, porque se atingir 41° C, ele poderá sofrer o que é conhecido como hipertermia. Isso é muito perigoso e pode causar a morte do animal. Agora, por que um cão pode ficar com febre? Isto pode ser devido a diferentes causas.

cão febril

Para saber se seu cão está com febre, a melhor maneira de descobrir é observá-lo e analisar seu comportamento. Às vezes não temos um termômetro disponível ou é impossível colocá-lo. Então, para determinar se sua temperatura está acima do normal, preste atenção em:

  • Focinho muito quente e seco. Normalmente deve ser úmido e fresco
  • Nariz e olhos secos ou com secreções atípicas
  • Tremores como se estivessem com muito frio, apesar de estarem cobertos e perto de um fogão
  • Apatia, depressão ou tristeza. Passar o dia todo deitado sem fazer nada além de dormir
  • Falta de apetite, especialmente em raças que são vorazes por natureza. É fácil detectar que há problema se ele não quiser comer
  • Agressividade, mesmo em animais de estimação muito calmos e pacíficos. Querer morder ou atacar é um reflexo de não se sentir bem, não de um transtorno de personalidade
  • Vômito ou diarreia
  • Triste e choroso, sem motivo aparente

Meu cão está com febre: baixar a temperatura

Depois de determinar que seu cão está com febre, o próximo passo é baixar a temperatura antes de levá-lo ao veterinário. Embora a ajuda do profissional seja vital, enquanto esperamos a consulta, podemos ajudá-lo em casa.

cão com febre

Você deve ter em mente que mesmo se você reduzir a febre, se a causa – infecção, vírus, doença – não for tratada e curada, a situação do animal piorará. Algumas opções para diminuir a temperatura do animal são:

  1. Aplique água fria

Encha um recipiente com água fria e jogue-a sobre a cabeça, pescoço, barriga e nuca do cão. Se, por exemplo, o animal for pequeno (um schnauzer, um poodle ou um buldogue francês), você pode mergulhá-lo diretamente na banheira com água mais fria possível. O banho vai fazer ele se sentir mais confortável e a temperatura cairá.

Você também pode pegar alguns cubos de gelo e colocá-los no pescoço, na testa e no focinho do cão. Isso irá imediatamente hidratar a área e reduzir a temperatura.

  1. Faça-o beber água

Quando estão doentes, os animais se recusam a comer e beber. Mas se o cão está com febre, é essencial que ele beba líquidos. Talvez você possa tentar com alguma fruta, se ele gosta.

se ele não quiser beber, mesmo se você deixar o prato ao seu lado, tente o seguinte: pegue uma seringa de plástico e encha-a com água. Insira-a na boca do cão e solte o líquido. Mantenha sua boca fechada para que ele não cuspa.

  1. Coloque-o perto de um ventilador

Outra opção se o seu cão tem febre é colocá-lo perto de um ventilador ou esfriar seu corpo com um secador de cabelos que tenha a opção de ar frio. Não recomendamos que você ligue o ar condicionado, porque esse tipo de ar seco pode ser contraproducente para a sua saúde.

Não deixe passar muito tempo desde o momento em que você detectou a febre até levá-lo ao veterinário. O profissional será responsável por determinar a causa do problema e dar-lhe o tratamento adequado.

Recomendados para você