Como tratar a congestão nasal de seu cão

Você escuta seu cão espirrar, fungar ou até roncar? É possível que ele tenha uma congestão nasal. Ela nem sempre vem de um resfriado, mas é um incômodo para o animal, e pode vir de uma infecção respiratória que precisa ser tratada. Se esses sinais aparecem, você deve levar o animal ao veterinário. Mas enquanto os medicamentos fazem efeito, você pode tratar a congestão nasal de seu cão.

Mesmo que normalmente seja por conta de um resfriado, pode ser que o cão sofra de uma infecção respiratória ou uma alergia, que serão identificadas por um veterinário. De qualquer maneira, há alguns remédios caseiros que se relacionam com a comida e a limpeza, assim como massagens no nariz do animal, que você mesmo pode fazer.

A congestão nasal de seu cão

A congestão nasal é um sinal claro de que o animal está resfriado, ainda que possa ser causada por outros motivos em algumas ocasiões. Por exemplo, uma infecção respiratória ou uma alergia. Também pode ser que tenha entrado um pequeno objeto no nariz do animal, que você não percebeu.

Uma infecção dental que se estendeu até a área nasal também pode ser a causa da congestão nasal. É por isso que o mais recomendável para entender a causa é levar o seu pet ao veterinário, para que ele veja qual é a causa.

Normalmente a sinusite, como é conhecida a congestão nasal, não é grave. Mas você sabe que não pode ficar parado e deve tentar prevenir qualquer problema que pode estar causando sofrimento ao seu cão.

bulldog dormindo

Os sintomas da congestão nasal de seu cão geralmente são espirros, tosse, roncos ou respiração brusca. Ele também pode fungar e respirar de boca aberta. Mesmo que seja o médico quem determina a causa e trata a doença, há coisas que você pode fazer para tratar a congestão nasal de seu cão.

Como tratar a congestão nasal de seu cão em casa

O veterinário, dependendo da doença, poderá receitar a seu animal anti-histamínicos, esteroides, cremes ou, no pior dos casos, antibióticos, se trata-se de uma infecção. Enquanto eles fazem efeito, o cão seguirá com o nariz congestionado, o que é muito incômodo e provavelmente não lhe deixará nem sequer dormir.

Siga esses conselhos para diminuir os sintomas para que seu animal possa descansar melhor.

Massageie o nariz

Às vezes, a congestão nasal pode ser causada por uma irritação nasal que inflama a área. Uma leve massagem na zona superior do nariz pode aliviar esse inchaço e permitir que o animal respire melhor.

Dê a ele um prato de comida quente

O calor da comida pode destapar os orifícios nasais e fazer com que o animal se sinta mais aliviado. Mesmo que não funcione, com certeza seu animal vai gostar de um prato tão gostoso. Esse prato pode ser uma sopa, preparada com ingredientes adequados para seu cão, ou uma lata de ração úmida, aquecida.

Dê a ele uma boa alimentação

Como acontece com as pessoas, quando um animal se sente mal por qualquer motivo, neste caso, pela congestão nasal, é possível que ele perca o apetite, o que fará com que suas defesas se enfraqueçam e que ele fique mais propenso a contrair outras doenças, ou a deixar que a infecção avance, caso ela seja a causa da congestão.

Cachorro lambendo o nariz

Dar a ele uma alimentação reforçada que fortaleza seu sistema imunológico será uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da congestão nasal.

Limpe o nariz dele

Às vezes, o acúmulo de muco que o nariz expulsa quando há congestão pode ser o causador do problema. Por isso, é recomendável tentar, com um cotonete e com muita delicadeza, tirar parte desse líquido do nariz do animal. Isso pode fazer com que as narinas se abram um pouco.

Vapor

Esse será um remédio um pouco mais difícil de aplicar, porque é possível que seu cão não goste. No entanto, será o mais eficaz. O vapor abrirá as fossas nasais e permitirá que o animal possa respirar normalmente.

Teste esses truques e utilize a ajuda de sprays nasais que o veterinário pode recomendar. Assim, você conseguirá diminuir a congestão nasal de seu cão.

Recomendados para você