Como viajar de moto com seu cão
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Se você tem uma motocicleta e está ávido para dar um passeio nela com o seu cachorro, veio ao lugar certo: aqui contaremos a você como viajar de moto com seu cão.
Muita gente já conhece as regras para transportar animais de estimação durante viagens com automóveis, mas ainda se fala pouco a respeito de como levar nossos amigos peludos em veículos alternativos, como a moto. O passeio de moto pode ser uma experiência de alto risco para o seu animal de estimação, se você não tomar algumas precauções. A seguir, apresentaremos algumas delas.
Lembre-se de que tanto os passeios como as viagens em uma moto têm um elevado grau de risco. Nunca é demais guiar com precaução e tomar certas medidas para evitar vários acidentes. Você é o responsável por sua vida e a de seu animal de estimação.
A possibilidade de levarmos o nosso animal de estimação para umas férias
Quando chegam as férias ou a vontade de fazer um passeio mais longo, a verdade é que muitos donos se deparam com uma contradição. O imenso desejo de viajar simplesmente não combina com o de se separar de seu melhor amigo.
Autor: llee_wu
Conhecendo melhor a legislação e os cuidados específicos, já não é mais necessário deixar o animal de estimação sob cuidados alheios. Isso porque é permitido transportar animais de estimação em veículos motorizados como automóveis, motos e trailers.
É Legal viajar de moto com seu cão?
É verdade que, em muitas grandes cidades, as motos ocupam o espaço e as funções que antes pertenciam aos carros. E é verdade também que há muitos motivos para pensar em preferir as motos aos veículos maiores.
As motos são práticas e representam um excelente custo-benefício para uma grande cidade. Ocupam menos espaço, são mais leves, consomem menos combustível e são mais fáceis de manter e de limpar.
Logicamente, não são uma opção viável para transportar uma família, já que foram desenvolvidas para levar 1 ou 2 pessoas. Mas sim representam uma escolha muito boa para quem deseja passear com seu animal de estimação sem ter que comprar um carro.
Viajar de moto com seu cão não é apenas para os períodos de férias. É uma alternativa muito útil para levar o animal ao veterinário ou transportá-lo dentro de sua própria cidade, facilitando a rotina do dia a dia.
Mas a questão que mais importa é se é ou não permitido viajar de moto com animais domésticos. Para isso, é necessário cumprir com os parâmetros estabelecidos na legislação e tomar os devidos cuidados. Isso é para garantir a segurança do animal de estimação, de seu dono e dos demais no trânsito.
O que diz a Lei?
Sobre este tema, o Código de Trânsito Brasileiro não proíbe especificamente que o motociclista leve o seu cão na moto. Já na Espanha, o artigo 18 do Regulamento Geral de Circulação estabelece o seguinte:
“O motorista de um veículo é obrigado a manter sua própria liberdade de movimentos, o campo necessário de visão e a atenção permanente à condução, que garantam sua própria segurança, a do resto dos ocupantes do veículo e a dos demais usuários da via. Para isso, deverá cuidar especialmente de manter a posição adequada e que os demais passageiros também a mantenham, e a adequada colocação dos objetos ou animais transportados, para que não ocorra interferência entre o motorista e qualquer um deles”.
Como a lei serve para regulamentar o trânsito, não especifica os cuidados para o transporte de animais. Mas leva em conta as precauções que devem ser tomadas. O importante é não prejudicar a direção do motorista e não colocar em risco a segurança de todos os usuários da via pública. Nem a do animal transportado.
As formas de levar o animal
Para isso, a animal de estimação deve ser transportado corretamente, com os acessórios correspondentes. Existem 3 principais formas de levar um animal com segurança. A escolha deve considerar a preferência ou a possibilidade de investimento de cada pessoa, e o tamanho e o peso do animal transportado.
-Mochila homologada
Pode ser utilizada para animais de estimação de pequeno porte com até 10 ou 12 quilos. É possível levar nas costas (menos peso) ou entre as pernas (até 12 quilos). As mochilas são vendidas em lojas especializadas em animais de estimação. Devem contar com a ventilação necessária para que o animal possa respirar corretamente.
– Complemento na parte traseira
Pode ser instalada uma caixa de transporte firme na parte traseira da moto. É uma boa opção para animais de estimação de maior peso e tamanho, que não cabem nas mochilas. É importante que conte com ventilação e que seja acolchoado, para não expor o animal a impactos fortes.
– Sidecar
É a melhor opção para transportar animais maiores e de peso elevado. Não é recomendável transportar num sidecar animais que não estejam adestrados, pois podem provocar acidentes graves.
Conselhos para viajar de moto com seu cão
Recomenda-se seguir os seguintes conselhos para garantir a segurança e a comodidade do trajeto:
Autor: Cristina Fernández e Romero
- 1- Acostumar pouco a pouco o animal e não lhe obrigar a permanecer em uma situação incômoda.
- 2- Conduzir de forma consciente, respeitar as regras de trânsito e não abusar da velocidade.
- 3-Em caso de viagens, consultar previamente as opções de hospedagem que aceitam animais.
Antes de viajar de moto com seu cão, é indispensável levá-lo ao veterinário e manter em dia a caderneta de vacinação e os tratamentos antiparasitários. Cuidar da saúde de seu melhor amigo é fundamental em qualquer situação.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.