Conheça a fauna do Parque Nacional do Corcovado
Propomos um passeio pelo Parque Nacional Corcovado, um dos mais diversificados da Costa Rica. Em um ambiente maravilhoso de floresta tropical virgem, habitam uma grande variedade de animais, alguns em perigo de extinção, entre aves, mamíferos, insetos, anfíbios e répteis. Destaca-se também pela sua fauna marinha.
Alguns fatos sobre esta reserva natural
Criado em 1975, o parque está localizado na Península de Osa, no sudoeste do país, localizado na América Central.
Está a cerca de 350 quilômetros de San José, a capital da Costa Rica. E é considerado um laboratório natural, perfeito para estudar os ecossistemas tropicais e as relações entre eles.
De acordo com a National Geographic, estamos falando do lugar com maior biodiversidade do planeta. Já que seus 42.560 hectares de terra e 3354 hectares marinhos abrigam 2,5% da biodiversidade do planeta.
Uma paisagem de florestas, grandes extensões de praias desertas e lindas cachoeiras fazem do Corcovado uma reserva natural de beleza inquestionável.
Quanto à fauna, podemos ressaltar que ela tem em torno de:
- 140 espécies de mamíferos
- 400 espécies de aves, 20 delas endêmicas
- 40 espécies de peixes de água doce
- 117 espécies de anfíbios
- 10.000 tipos de insetos
- 28 espécies de lagartos
Conheça a fauna do Parque Nacional Corcovado, na Costa Rica, considerado um dos mais biodiversos do planeta.
Os mamíferos do Parque Nacional do Corcovado
Se você visitar o Parque Nacional do Corcovado, encontrará as quatro espécies de macacos existentes na Costa Rica, a maioria em risco de extinção, devido ao desmatamento e à caça. São elas:
- Bugio, também chamado do congo
- Capuchinho ou prego (foto)
- Aranha ou coatá
- Esquilo ou tití
Além disso, existem cinco dos seis felinos selvagens que habitam o país:
- Jaguatirica
- Gato-do-mato ou leopardo-tigre
- Jaguarundi ou gato-mourisco
- Puma
Outros mamíferos na reserva
Nesta reserva estão a maioria das poucas antas ou antas de Baird (foto) que ainda restam. Há também espécimes de porcos-do-mato ou porcos-selvagens, animais em perigo de extinção devido à degradação do habitat e à caça.
Entre os mamíferos que mais prosperam no país, por outro lado, estão as preguiças de três dedos e os quatis. Os últimos se parecem com guaxinins e têm uma fina cauda listrada e um longo focinho.
Também são encontrados:
- Veados
- Cutias ou pacas, um gênero de roedores
- Tamanduá
- Lontras de rio
- Morcegos
As aves do Corcovado
Araras-escarlate (foto), vítimas de caça furtiva, podem ser vistas nesta magnífica reserva. Mas também, nos estuários e no lago Corcovado, há uma importante variedade de garças, incluindo o Chocuaco ou o bico-de-sapato.
As harpias também são observadas (pensava-se que estavam extintas na região), assim como o urubu-rei, uma espécie de abutre-americano. E não nos esqueçamos das 16 espécies de beija-flores.
Outras aves do parque são:
- Falcão branco
- Jaçanã-de-fronte-amarela
- Penelope purpurascens
- Inhambu-açu
- Pomba-galega
- Tucano bicolor
Répteis, anfíbios e insetos
Répteis e anfíbios são abundantes no Corcovado. Existem 40 espécies de sapos. Entre eles: verde com olhos vermelhos, de cristal e veneno de dardo ou ponta de flecha.
No lago e nos estuários do parque, por outro lado, reinam os crocodilos e jacarés.
Entre as serpentes, destacam-se a jiboia-constritora, a terciopelo e a Lachesis muta. Dentre as iguanas, chama nossa atenção a garrobo (foto), que parece um pequeno dinossauro ou uma folha seca, com a capacidade de deslizar pela água.
Há também muitas aranhas com suas teias de diferentes formas. E, da grande variedade de insetos que vivem no parque, destacamos:
- 100 espécies de borboletas
- Formigas saúvas ou arrieras
- Formigas-correição, as caçadoras vorazes que ficaram famosas pelo filme “A selva nua”
- Cigarras, que vão te ensurdecer com sua música
Fauna marinha do Parque Nacional do Corcovado
Também é bom destacar a fauna marinha do lugar. Nas praias do Parque Nacional do Corcovado, existem locais de nidificação de quatro espécies de tartarugas:
- Carey
- Golfina
- Verde
- Alaúde
Por outro lado, nas costas rochosas, há um grande número de caracóis e caranguejos marinhos, como o vermelho e o eremita (foto).
E no mar há tubarões como o touro e algumas espécies de golfinhos. Da mesma forma, Golfo Dulce (leste do parque) é uma área de reprodução de baleias jubarte.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.