Crocodilo: características, comportamento e habitat

· julho 4, 2018

Com um olhar penetrante e escuro, o crocodilo desperta o medo de muitos e a admiração e o respeito de outros. É um imponente réptil que vale a pena conhecer. Fique com a gente, relaxe e saiba mais sobre ele…

Tudo o que você precisa saber sobre o crocodilo

Seu nome científico é crocodilydae, e faz parte da família dos répteis de Archosauria, ou melhor, répteis dominantes, por sua agressividade e força. Estima-se que os crocodilos estejam na Terra já há 200 milhões de anos.

Características

Pode pesar até 800 quilos. Sua pele grossa e áspera tem sido desejada pelo ser humano para ser usada nos negócios de artigos de couro. Não é surpreendente que o crocodilo não se dê bem com o homem … este ato colocou o réptil em perigo de extinção, e é por isso que sua caça é cada vez mais punida pela lei. Na verdade, novas leis estão sendo criadas constantemente para cessar essa ação.

Eles podem medir até 6 metros de comprimento, já imaginou ver um com todo este tamanho?

Suas narinas foram meticulosamente criadas para se adaptarem à vida aquáticaIsso evita que a água entre e atinja os pulmões, enquanto eles estão sob o elemento líquido. Graças a elas, que lhe permitem respirar, o crocodilo pode ficar debaixo d’água durante seis horas em movimento e, além disso, até dois dias em repouso.

Ele é capaz de regular a temperatura do corpo com suas mandíbulas. Abri-las lhe permite esfriar-se ou aquecer-se. É por isso que vemos em muitos vídeos de crocodilos eles com as suas bocas abertas, sem atacar ninguém, estão no processo de regulação da temperatura.

Comportamento

O crocodilo se move quase se arrastando pelo chão com suas quatro pernas, duas dianteiras e duas traseiras. As primeiras têm cinco dedos e as traseiras possuem apenas quatro. Isso serve, juntamente com sua longa cauda, ​​para manter o equilíbrio, algo que não seria tão fácil devido ao seu peso e medidas.

Ele geralmente passa grande parte de sua vida imóvel em rios de água doce, ou em manguezais em praias de água salgada. Eles são muito adaptáveis ​​e se moverão de um habitat para outro à vontade, ou de acordo com suas necessidades.

Habitat

O crocodilo vive em áreas tropicais da África, América do Norte, América Central, Austrália e algumas partes da Ásia.

Como já dissemos antes, a maior parte de sua vida ele passa na água, seja doce ou salgada.

Dieta

Como todos sabemos, ele é carnívoro, e sua dieta é baseada em peixes, caranguejos, animais mortos, aves e, ocasionalmente, ele arrisca um búfalo, uma zebra e até mesmo um gnu. Como ele os caça?

É sabido por todos que os répteis são sigilosos e este exemplar não fica de fora. Sob a água, ele se aproxima pouco a pouco da sua presa enquanto ela bebe água do rio. Quando menos se espera, ele corre até ela e a arrasta para o rio, onde uma luta, que o réptil raramente perde, começará.

Apesar de seus dentes pontudos e enormes, este animal não pode mastigar, então, quando ele agarra uma presa, ele a rasga em grandes pedaços e engole tudo. É então que seus poderosos sucos gástricos entram em jogo, para completar o trabalho de digestão.

Além disso, o organismo do crocodilo tem a capacidade de modificar seu metabolismo por si só, com base na abundância ou escassez de alimentos em seu habitat. Quando há escassez, a digestão torna-se lenta, enquanto ocorre o contrário em tempos de abundância.

Apesar de sua majestade, o crocodilo ainda é um animal que parece terrível para muitos, mas, sem dúvida, é um espécime fascinante que vale a pena conhecer, você não acha?