Conheça as frutas que os gatos podem comer
Como proprietário, é importante saber que existem alternativas saudáveis e naturais às rações tradicionais.
Antes de começar a alterar a dieta do seu animal, no entanto, é fundamental documentar e saber o que é benéfico para ele.
Com essas dicas, você conhecerá as frutas que os gatos podem comer sem correr nenhum risco.
Frutas que os gatos podem comer: algumas dicas antes de começar
Se seu animal de estimação não costuma comer frutas, é provável que uma mudança muito súbita em sua dieta acabe causando diarreia ou vômitos.
Portanto, tente introduzir novos elementos pouco a pouco, para permitir que seu estômago se acostume.
Também é importante mencionar que as frutas são ricas em açúcar. Por isso, não é recomendável incorporá-las em excesso na dieta dos felinos, que podem acabar sofrendo de diabetes.
Há certas variedades que têm menos açúcar que outras, sim, e essas são as que sugerimos como frutas que os gatos podem comer com segurança. Bem, vamos então conhecer algumas das frutas que os gatos podem comer.
A maçã, uma fruta ideal
A maçã é uma fruta com um alto teor de fibra e um baixo teor de açúcar; o que a torna uma excelente escolha para gatos de uma certa idade, com excesso de peso ou com um metabolismo lento.
Além disso, é uma fonte de vitamina C e vitamina A, que ajudará a manter os tecidos e ossos do seu gato saudáveis. É importante remover as sementes, que contêm cianeto.
Damasco, uma fruta cheia de energia
Esta fruta carnuda e compacta é uma fonte de betacaroteno ideal. Ele fornece 50% da vitamina A recomendada e tem propriedades anticancerígenas, o que a torna uma alternativa saudável a ser considerada.
Lembre-se de remover o caroço de damasco para evitar que seu gato o coma, pois o caroço é tóxico para animais.
Encontre na banana todo o potássio que seu gato requer
O potássio presente na banana ajudará o coração e o rim do seu gato, tornando-a um ótimo complemento para a dieta dele.
Além disso, a banana proporciona uma sensação de saciedade que pode ajudar os gatos com excesso de peso a emagrecer.
O único problema de alimentar o seu gato com bananas é que elas têm um alto teor de açúcar e carboidratos, por isso, é recomendável controlar bem as quantidades.
Cortá-las em fatias pode ser uma boa maneira de moderar seu consumo.
O poder antioxidante dos mirtilos
Os benefícios dos mirtilos não valem apenas para os humanos, mas também se estendem aos animais. Lembre-se de que eles previnem o envelhecimento celular e infecções urinárias, pois são ricos em vitamina C e flavonoides.
No caso dos seres humanos, um dos últimos relatórios da American Chemical Society concluiu que os mirtilos podem até mesmo serem usados como uma arma preventiva contra o Alzheimer.
Nossos gatos também estão com sorte: uma boa dose de mirtilos pode melhorar a visão noturna desses animais.
As laranjas têm tudo, mas ofereça com cautela
Embora não pareça ser o fruto favorito dos gatos (embora seja o dos cães), não se pode ignorar a grande quantidade de vitamina C que a laranja pode oferecer à dieta do seu animal de estimação.
Com esta vitamina, não só o sistema imunológico do seu gato irá se beneficiar, mas ele também irá se livrar das toxinas.
A principal desvantagem das laranjas é a casca, bem como as sementes. Os óleos naturalmente presentes nas laranjas podem ser venenosos para alguns animais, por isso, ofereça apenas a polpa ao seu gato para evitar que ele se sinta mal.
Nem todas as frutas cítricas são boas para os gatos: a lima, o limão e o pomelo podem causar vômitos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.