Conheça o gato com “polegares” pelo qual os usuários do TikTok estão apaixonados

Um gato com polegares? O dedo extra desse felino não pode ser chamado de “polegar”, mas garantimos que sua pata caberia em uma luva. Venha saber mais!
Conheça o gato com “polegares” pelo qual os usuários do TikTok estão apaixonados

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 19 dezembro, 2023

As redes sociais testemunham milhões de curiosidades por dia. Às vezes, algumas são favorecidas pelos algoritmos, como nesse caso em que um gato com polegares viralizou no TikTok. Pancake, o felino em questão, ganhou fama por seu par extra de dedos, produto de uma mutação genética chamada polidactilia.

Mas em que consiste essa anomalia fenotípica? É prejudicial à saúde do gato? Continue lendo e conheça Pancake e suas adoráveis patas, semelhantes a mãos enluvadas.

Pancake: o gato com polegares que viralizou no TikTok

No momento em que esse artigo está sendo escrito, o vídeo de 10 segundos desse pequeno felino já conta com 4,8 milhões de visualizações, quase meio milhão de curtidas e 3.843 comentários. Além disso, foi compartilhado cerca de 17 mil vezes e salvo mais de 31 mil vezes.

Pancake, um gatinho maine coon, só precisou correr pela sala de jantar de sua casa para se tornar uma sensação nessa rede social. Seu objetivo era se aproximar furtivamente de seu irmão, Chuck Bass, para pular sobre ele e assustá-lo.

O que chamou a atenção do público foram os “polegares” que Pancake tem nas patas dianteiras.

Esse dedo extra no lado medial das garras faz com que elas se assemelhem a mãos humanas, com exceção do pelo grosso. Assim, parece que o gatinho está usando luvas de neve. Esse é um efeito que, sem dúvida, foi a causa da sua viralização.

Mas isso é uma malformação? Afeta a saúde do animal? A seguir, revelamos o mistério.

Polidactilia: condição de Pancake

Quando esse gato com polegares viralizou no TikTok, surgiram muitas dúvidas sobre essa condição rara chamada polidactilia. Essa condição é caracterizada pela presença de um número maior de dedos do que o normal. Foi encontrada em várias espécies, como as mencionadas abaixo:

  • Cães.
  • Ratos.
  • Cavalos.
  • Humanos.
  • Alguns pássaros.
Não é uma doença, mas uma condição genética autossômica dominante. Ou seja, o número extra de dedos é hereditário.

Para ser mais específico, Pancake manifestaria polidactilia com a seguinte descrição:

  • Pré-axial: dedo extra na parte medial da pata.
  • Tipo A: com dedo bem formado e articulado.
  • Bilateral: em ambas as extremidades, nesse caso as anteriores.

Isso também é conhecido como “pata de luva”. Essa condição também pode afetar o número e a conformação do carpo e do metatarso, e não apenas o número de dedos.

A polidactilia afeta a saúde do animal?

Se você estava preocupado com a saúde do gato com “polegares”, não tema: a polidactilia não prejudica seu bem-estar. Por ser uma condição existente desde o nascimento, o animal aprende a funcionar perfeitamente. Não há problemas de mobilidade ou de saúde óssea e muscular.

Contudo, esses dedos extras também precisam de cuidados. Em alguns exemplares, as unhas crescem de forma atípica, cravando-se na polpa das almofadas ou mostrando-se desconfortáveis ao caminhar. Porém, com uma manicure na hora certa, elas não precisam incomodar o gato.

O maine coon e os dedos extras

Gato apresenta polidactilia nas patas.
Uma mutação genética é responsável pela polidactilia, que geralmente é mais comum nas patas dianteiras. Crédito: Captura de vídeo de @NewsProJoe/TikTok.

Pancake, o felino com polegares, pertence – como já dissemos – à raça maine coon. Esses gatos majestosos tendem a nascer com polidactilia em certas linhas de descendência. Esse é um fenótipo que apresenta muita variabilidade, segundo estudo publicado na revista Feline Medicine and Surgery. Além disso, concluiu-se que essa condição não afetou o tamanho do rádio, mas afetou a conformação do carpo e do tarso.

Felinos com dedos extras eram apreciados nos navios ingleses, pois os marinheiros os consideravam melhores caçadores de ratos. Eles também eram tratados como amuletos de boa sorte.

Por outro lado, o escritor americano Hemingway era um grande amante dos gatos polidáctilos. Atualmente, sua casa na Flórida, convertida em museu, abriga cerca de 50 descendentes do primeiro que o escritor teve em 1930.

Quando o gato com polegares viraliza, sua raça também fica em evidência

É sabido que os gatos maine coon, além de enormes, possuem um grande coração, pois estabelecem facilmente laços fortes com seus humanos e muitas vezes os procuram para brincar e socializar.

Porém, quando conteúdos como o do Pancake viralizam nas redes sociais, muitas pessoas decidem adicionar um novo membro à família. Portanto, se essas adoráveis imagens te dão vontade de ter a companhia de um adorável felino, lembre-se de que a adoção é sempre a melhor opção, já que existem milhões de animais abandonados no mundo.

É provável que você não acabe cuidando de um gato com polegares, mas garantimos que, independente do peludo que receber em sua casa, você poderá criar uma lista de lembranças maravilhosas. Há um motivo pelo qual os gatos recebem toda a atenção na internet.

Crédito da imagem da capa: captura de vídeo @NewsProJoe/TikTok.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.