A importância das unhas dos gatos

As unhas dos gatos são uma ferramenta e uma arma de valor inegável. Elas são essenciais para muitos aspectos de sua vida, nos quais nos aprofundaremos no artigo a seguir.
A importância das unhas dos gatos
Juan Pedro Vazquez Espeso

Escrito e verificado por o veterinário Juan Pedro Vazquez Espeso.

Última atualização: 29 setembro, 2022

Certamente muitos de vocês conhecem o enigma de qual animal são dois animais em um? O gato, porque é um gato e uma aranha. A popularidade das unhas em gatos atinge o mundo dos enigmas.

E não é para menos, já que esses apêndices não são apenas um sinal de identidade para os gatinhos. Eles representam uma arma, uma ferramenta, um utensílio com múltiplos usos que dão ao gato um extra na luta pela sobrevivência e adaptação.

As unhas dos gatos como arma

É verdade que em gatos domésticos a luta pela sobrevivência soa um pouco estranha. Afinal, o maior inimigo dos gatos são as moscas que entram pela janela ou os pássaros que passam voando. No entanto, deve-se lembrar que existem gatos selvagens, e também gatos domésticos que simplesmente não têm a sorte de ter uma casa para morar, sendo as moscas a principal ameaça. Sem suas unhas, esses animais praticamente não teriam chance de sobrevivência.

Gato localizando presa

Na caça

Sem dúvida, sua principal função é atacar e se defender. Muitos tutores de gatos terão sido vítimas dos ataques “feroz” de seus gatinhos.

As unhas dos gatos são a sua melhor ferramenta quando se trata de capturar suas presas em potencial. Além de seu olfato, sua visão, sua agilidade e sua audição. Tudo isso seria inútil se ao final do ritual de caça o gato não tivesse uma arma que lhe permitisse agarrar-se efetivamente à sua vítima.

Os tutores de gatos já devem ter notado que na parte interna das patas dianteiras existe uma unha, que não está presente nas patas traseiras. Essas unhas são essenciais para se agarrar à presa e evitar que ela escape.

Quando o gato lança seu ataque, ele estende as patas dianteiras e agarra sua presa com essas garras poderosas. Essa característica predatória é compartilhada por muitos outros animais, incluindo tigres, leões e lobos.

Na defesa

Outro aspecto das unhas como armas é seu papel defensivo. As brigas são muito comuns em gatos. Por mais adoráveis que pareçam, eles não são os animais mais doces que existem.

Em seu habitat são animais muito territoriais que defendem zelosamente sua área de caça. Diante da invasão de qualquer inimigo, eles não hesitarão em se lançar ferozmente contra eles e defender seu terreno.

Em gatos domésticos que vivem em colônias, as brigas são igualmente frequentes, principalmente durante a época de acasalamento. Embora seja verdade que as brigas nunca terminam mal, não são estranhos os arranhões.

Alpinistas naturais

Outro tema do mundo felino é o gato que sobe na árvore e fica preso ali. Esses animais são excelentes escaladores. Além de sua agilidade e senso de equilíbrio, as unhas representam um elemento essencial em suas escaladas.

Quando o animal sobe em superfícies mais ou menos horizontais, não costuma usar sua arma secreta. Mas quando a superfície se torna muito vertical, eles agem como o piolet de um alpinista. As garras dos gatos têm força mais do que suficiente para suportar o peso do animal, razão pela qual eles não têm muita dificuldade ao subir em uma árvore completamente vertical.

O problema surge na descida, pois esses apêndices estão orientados para o dorso do animal. Se o gato descer pela frente, as unhas não agarram. Se o gato abaixar as costas, não poderá ver facilmente para onde está indo. Por isso ficam miando na árvore, chamando os bombeiros ou alguém com uma escada.

Considerações sobre a remoção das unhas

Como cortar as unhas de um gato que não solta

Embora seja uma prática proibida em muitos lugares, ainda é realizada de forma clandestina. Neste ponto, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para comentar o quão terrível é essa prática. Como já vimos, as unhas dos gatos são essenciais.

Embora seja verdade que em casa os gatos não precisariam de suas unhas para sobreviver, não seria o primeiro gato sem garras que aparece na rua. Como são animais muito curiosos e ágeis, é comum que escapem. Se eles não tiverem essas armas, sua sobrevivência em liberdade estaria mais do que comprometida.

Caso nosso gato arranhe os sofás ou as cortinas, existem opções repelentes para evitar esse comportamento. Além disso, temos a possibilidade de cortar suas unhas quantas vezes quisermos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.