Logo image
Logo image

Conheça o adorável porco-espinho da cauda preênsil

4 minutos
O seu nariz curioso, bulboso e com bigodes, consegue uma perfeita harmonia com o seu corpo na forma de uma bola macia, porém com espinhos
Conheça o adorável porco-espinho da cauda preênsil
Última atualização: 03 abril, 2019

O porco-espinho da cauda preênsil, como é chamado na Espanha, é uma das 12 espécies de porcos-espinhos do chamado Novo Mundo.

São endêmicas das florestas sul-americanas da Venezuela, Guiana, Brasil, Bolívia, Paraguai e algumas seções do extremo norte da Argentina.

Esses animais são excelentes alpinistas e passam a maior parte do tempo nas árvores. Como muitos animais noturnos, o porco-espinho tem pouca visão, mas tem sentidos muito aguçados de tato, audição e olfato.

Certos mamíferos e aves de rapina podem tentar atacar um porco-espinho, mas geralmente não termina bem para o predador.

Essa espécie se defende com grande sucesso, sendo capaz de rosnar, inclinar-se e agitar seus espinhos para intimidar o predador.

Morfologia do porco-espinho da cauda preênsil

Indivíduos adultos podem atingir cerca de 60 centímetros de comprimento e pesar até cinco quilos.

A cauda é quase tão longa quanto o seu corpo, e isso adiciona entre 33 e 48 centímetros a mais no seu tamanho total. As caudas preênseis são usadas para estabilizar e segurar durante a escalada, bem como para se pendurar.

Essa espécie de porco-espinho tem espinhos curtos e grossos, que lhe dão uma aparência de cores salteadas. Os espinhos geralmente ficam planos e rentes à pele, mas se levantam quando o animal se sente ameaçado. Estes variam de coloração; do creme para o amarelo, para marrom e quase preto.

Some figure

A cor da pele é semelhante às das farpas, com um tom amarelo-alaranjado. Essa tonalidade é alcançada devida a uma substância cerosa e condimentada que emana das glândulas sebáceas de machos e fêmeas.

Os espinhos semi ocos de 60 a 100 milímetros de comprimento são eficazes para penetrar na carne de predadores e são muito difíceis de eliminar.

Hábitos de reprodução

Há pouca documentação sobre o sistema reprodutivo dessa espécie. Em cativeiro, foi possível observar casos de machos urinando em fêmeas e seus filhotes para marcá-los. Eles fazem isso uma vez durante o período de acasalamento e uma vez quando o bebê nasce.

As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 19 meses de idade e podem continuar reprodutivas até os 12 anos de idade.

O período de gestação dura aproximadamente 203 dias. O filhote geralmente pesa cerca de 400 gramas, nasce com os olhos abertos e é capaz de escalar.

O desmame ocorre por volta das 10 semanas de vida, mas o animal não atingirá seu tamanho máximo até cerca de 48 semanas.

Os órgãos sexuais do porco-espinho são internos, de modo que os cientistas costumavam passar até seis meses antes de serem capazes de identificá-los.

Por isso, decidiram usar uma técnica inovadora de análise de DNA extraída de um espinho para determinar o sexo.

Alimentação e comportamento do porco-espinho

O porco-espinho é herbívoro. Aprecia as folhas, os brotos, as flores, as raízes e a camada de câmbio cortical, encontradas sob a casca de algumas árvores. Eles costumam se alimentar sozinhos ou em pares, nunca em grupos.

Some figure

É notívago, então costuma dormir durante o dia e, ao cair da noite, sai em busca de comida. Eles se movem devagar, porém, com facilidade entre as árvores.

Normalmente, eles descem para o chão somente quando não conseguem cobrir um espaço entre as árvores ou para acasalar e defecar.

O porco-espinho é socialmente tolerante, principalmente entre casais e quando tem comida em abundância.

No entanto, eles preferem pequenos grupos ou estilos de vida totalmente solitários. Ramos altos e troncos ocos são os locais preferidos para os covis e para dormir.

Essa espécie se comunica de diferentes maneiras, incluindo formas acústicas, químicas e visuais.

Longos gemidos, gritos, grunhidos, assobios e guinchos são as principais comunicações auditivas. O ranger dos dentes, a postura e o chacoalhar dos espinhos são usados ​​contra possíveis ameaças.

Quando estão relaxados e confortáveis, os espinhos repousam sobre a pele. Caso um indivíduo desconhecido tente ameaçar, irritar ou confrontar um deles, seus espinhos permanecerão eretos.

Para parecer ainda maior e mais perigoso diante de uma ameaça, esses animais exibirão os espinhos. A velocidade de piloereção pode indicar a intensidade da ameaça ou desconforto percebido.

Esperança de vida

A expectativa de vida do porco-espinho da cauda preênsil sob cuidados humanos varia entre 12 e 17 anos. Esta espécie não está listada como ameaçada ou em perigo de extinção.

No entanto, eles são freqüentemente deslocados pela perda de habitat e, em algumas regiões, são mortos por caçadores.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.