Conheça o pássaro que dorme voando!
Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez
Um pássaro que dorme voando?
Isso mesmo, o andorinhão-preto pode passar pelo menos 10 meses voando sem interrupção. Essa hipótese foi levantada pelo ornitólogo Ronald Lockley. O andorinhão-preto passa a maior parte de sua vida no ar e só pousa para se reproduzir.
Essa hipótese foi demonstrada recentemente graças a uma investigação na qual um minúsculo GPS foi utilizado no corpo dessas aves. Esse dispostivo foi colocado especificamente em 13 indivíduos. Assim, foi possível saber a aceleração, localização e se os animais estavam voando.
Um pássaro que dorme voando: como eles fazem isso?
Ainda assim, muitas pessoas ainda se perguntam como é possível que exista um pássaro que dorme voando. A verdade é que existem várias aves que possuem essa habilidade incrível, entre as quais a fragata. Ela é uma ave de dois metros de extensão cujo esqueleto é ultraleve. Sendo assim, ela pode planar por horas.
Quando plana, a fragata adormece em períodos de cinco segundos. Assim, esse pássaro dorme cerca de três quartos de hora por dia (45 minutos). Acredita-se que outras aves, como o andorinhão-preto, podem usar esse sistema. Através de um sono superficial, essas aves podem acordar por qualquer mudança nos padrões de vento.
Outros teorizam que o andorinhão-preto voa acima das nuvens para evitar predadores e dormir. Assim, esses animais podem reduzir bastante o número de mudanças no voo. Seja como for, ficou demonstrado que eles podem passar quase um ano sem se empoleirar. Logo, precisam dormir de alguma forma.
O pássaro que dorme voando
O andorinhão-preto, o pássaro que dorme voando, tem muitos comportamentos além do seu modo de dormir que são dignos de menção. São aves migratórias que passam o inverno na região do Saara e se reproduzem durante a primavera na Europa.
Como outros pássaros, eles são um exemplo de monogamia no reino animal. Por isso, passam a vida inteira com o mesmo parceiro. Também têm um excelente sentido de orientação. Em um experimento, um grupo de andorinhões-pretos suíços foram transferidos para Lisboa. Depois de algum tempo, pelo menos metade deles conseguiram retornar à sua colônia de origem. É também uma das aves mais velozes do mundo porque pode ultrapassar os 100 km/h.
Não é apenas o pássaro que dorme voando
A verdade é que o andorinhão-preto não é apenas um pássaro que dorme voando. Além disso, esse animal também realiza outros comportamentos em pleno voo. Ele se alimenta, fabrica o ninho, bebe água dos lagos e até copula sem se empoleirar no chão.
Há uma razão pela qual, quando encontramos um andorinhão-preto no chão, devemos ajudar. Suas enormes asas não são feitas para decolar do chão. Por isso, às vezes podem falhar nisso e não são capazes de recomeçar a viagem.
Para ajudar um andorinhão-preto desorientado, o que devemos fazer é colocá-los em uma saliência ou jogá-los um pouco para cima. Atenção, é importante que o chão seja gramado para amortecer a queda. Se o pássaro não for capaz de voar, devemos levá-lo a um centro de resgate.
Quanto à alimentação, o andorinhão-preto abre a boca e voa fazendo acrobacias em torno dos insetos. Esse animal pode caçar milhares de invertebrados todos os dias, especialmente quando precisa alimentar seus filhotes.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.