Conheça o pássaro que dorme voando!

junho 16, 2018
Esta ave não só dorme durante seus voos, mas também se alimenta e até se reproduz no ar. A teoria é que assim esse animal evita seus predadores.
A primavera chega, e com ela é bastante comum encontrarmos algumas aves no chãoUm dos pássaros que mais pode se beneficiar da ajuda de uma pessoa neste momento é o pássaro que dorme voando. Conheça esta ave singular: o andorinhão-preto (Apus apus).

Um pássaro que dorme voando?

Isso mesmo, o andorinhão-preto pode passar pelo menos 10 meses voando sem interrupção. Essa hipótese foi levantada pelo ornitólogo Ronald Lockley. O andorinhão-preto passa a maior parte de sua vida no ar e só pousa para se reproduzir.

Essa hipótese foi demonstrada recentemente graças a uma investigação na qual um minúsculo GPS foi utilizado no corpo dessas aves. Esse dispostivo foi colocado especificamente em 13 indivíduos. Assim, foi possível saber a aceleração, localização e se os animais estavam voando.

Um pássaro que dorme voando: como eles fazem isso?

Ainda assim, muitas pessoas ainda se perguntam como é possível que exista um pássaro que dorme voando. A verdade é que existem várias aves que possuem essa habilidade incrível, entre as quais a fragata. Ela é uma ave de dois metros de extensão cujo esqueleto é ultraleve. Sendo assim, ela pode planar por horas.

Adorinhão-preto

Quando plana, a fragata adormece em períodos de cinco segundos. Assim, esse pássaro dorme cerca de três quartos de hora por dia (45 minutos). Acredita-se que outras aves, como o andorinhão-preto, podem usar esse sistema. Através de um sono superficial, essas aves podem acordar por qualquer mudança nos padrões de vento.

Outros teorizam que o andorinhão-preto voa acima das nuvens para evitar predadores e dormir. Assim, esses animais podem reduzir bastante o número de mudanças no voo. Seja como for, ficou demonstrado que eles podem passar quase um ano sem se empoleirar. Logo, precisam dormir de alguma forma.

O pássaro que dorme voando

O andorinhão-preto, o pássaro que dorme voando, tem muitos comportamentos além do seu modo de dormir que são dignos de menção. São aves migratórias que passam o inverno na região do Saara e se reproduzem durante a primavera na Europa.

Velocidade do adorinhão preto

Como outros pássaros, eles são um exemplo de monogamia no reino animal. Por isso, passam a vida inteira com o mesmo parceiro. Também têm um excelente sentido de orientação. Em um experimento, um grupo de andorinhões-pretos suíços foram transferidos para Lisboa. Depois de algum tempo, pelo menos metade deles conseguiram retornar à sua colônia de origem. É também uma das aves mais velozes do mundo porque pode ultrapassar os 100 km/h.

Não é apenas o pássaro que dorme voando

A verdade é que o andorinhão-preto não é apenas um pássaro que dorme voando. Além disso, esse animal também realiza outros comportamentos em pleno voo. Ele se alimenta, fabrica o ninho, bebe água dos lagos e até copula sem se empoleirar no chão.

Há uma razão pela qual, quando encontramos um andorinhão-preto no chão, devemos ajudar. Suas enormes asas não são feitas para decolar do chão. Por isso, às vezes podem falhar nisso e não são capazes de recomeçar a viagem.

Para ajudar um andorinhão-preto desorientado, o que devemos fazer é colocá-los em uma saliência ou jogá-los um pouco para cima. Atenção, é importante que o chão seja gramado para amortecer a queda. Se o pássaro não for capaz de voar, devemos levá-lo a um centro de resgate.

Quanto à alimentação, o andorinhão-preto abre a boca e voa fazendo acrobacias em torno dos insetos. Esse animal pode caçar milhares de invertebrados todos os dias, especialmente quando precisa alimentar seus filhotes.