Conheça o vizsla, um cão gigante

· março 22, 2019
Este cão de olfato poderoso foi criado por agricultores das tribos da Hungria moderna para caçar coelhos e aves aquáticas; é de porte atlético e um companheiro ideal para correr.

Também chamado de braco húngaro, é um cão de caça de médio a grande porte, muito ativo e musculoso. Neste artigo vamos contar tudo sobre o vizsla, um cão com excelente olfato, cuja origem remonta ao século 10.

História do vizsla

Os ancestrais desta raça – entre eles o Braco da Panônia – eram cães de caça das tribos da atual Hungria, precisamente dos arredores do rio Danúbio.

Os agricultores locais queriam criar um cão com olfato apurado para caçar aves aquáticas e coelhos e, também, que pudesse se adaptar ao clima da região.

No século 19, começaram então o cruzamento de diversas raças, como o braco alemão e o pointer, o que resultou no vizsla que conhecemos hoje; uma raça que foi reconhecida pela FCI (Federação Cinológica Internacional) em 1924.

A raça chegou à beira da extinção durante as guerras mundiais; porém, graças a sua exportação para os Estados Unidos em 1950, foi possível recuperá-la pouco a pouco.

Características do vizsla

Por um cão de caça, não é estranho que seja um animal robusto, forte e ágil, capaz de correr a grande velocidade. Ele tem uma constituição atlética e seus músculos são bem definidos.

Quanto ao seu físico, podemos enfatizar que o vizsla é elegante, seu corpo é mais longo do que alto e suas costas são firmes e retas. Apresenta peito profundo e largo e uma curva ligeiramente pronunciada na altura da barriga.

Sua cauda é de baixa inserção e, também, grossa na base. Não tem patas muito longas, mas elas são bem desenvolvidas e têm dedos fortes e arqueados.

Raça Vizla

A cabeça do vizsla é larga, assim como o nariz e o focinho. Seus olhos são amendoados ou amarelados e as orelhas caem para os lados, até alcançarem a linha das bochechas.

A altura em um macho adulto varia entre 58 e 64 centímetros e seu peso está em torno de 20 a 27 quilos. 

As fêmeas são um pouco mais baixas (não ultrapassam 60 centímetros) e magras (em média 25 quilos).

A pelagem desta raça é caracterizada por ser da mesma cor: marrom. O pelo é curto, duro e denso.

Comportamento da raça

O vizsla é um cão que forma um vínculo muito forte com seus donos e geralmente os persegue de um lado para outro. Além disso, é uma raça inteligente, curiosa e muito dinâmica.

Sendo um grande caçador, quando sai para passear ou está no jardim, passa horas procurando ou apontando pequenos animais; como roedores e pássaros.

Ele ama a água e gosta de nadar tanto no rio quanto no mar… é o cão ideal para passar as férias com você!

Outra característica marcante do vizsla é que ele quase não late. Para evitar que fique entediado ou que se torne destrutivo, é essencial cumprir uma “cota” de exercício todos os dias.

Portanto, não é um animal de estimação adequado para pessoas sedentárias ou que vivem em pequenos apartamentos.

É melhor adotar uma viszla se tivermos espaço em casa, um parque próximo ou se gostamos de ficar ao ar livre. É até recomendado para quem se exercita muito, pois pode ser uma excelente companhia.

raça vizsla

Ele tem um temperamento mais do que amigável, embora possa se tornar um forte defensor de seu território.

É muito importante que você o socialize desde filhote, para que ele possa se dar bem com outros animais de estimação.

E outra coisa para se ter em mente: ele não tolera gritos. Portanto, ensine-o com um treinamento positivo.

Saúde e cuidados com o cão vizsla

É uma raça razoavelmente saudável, então não ficará muito doente. Pode apresentar algumas patologias hereditárias, como displasia de quadril, alergias de pele, distrofia retiniana progressiva, hemofilia A, osteopatia craniomandibular ou epilepsia.

Quando se trata de cuidado diário, apenas exercício é necessário. Banhos e escovações ocasionais serão suficientes, pois essa raça não solta pelos e nem exala muito odor.