Dicas para escolher uma focinheira para seu cão

· dezembro 16, 2018
Esta decisão será fundamental para o bem-estar do animal e, acima de tudo, para sua própria segurança e a de outras pessoas que transitam pelas ruas.

Existem várias situações em que um proprietário responsável deve colocar uma focinheira em seu cachorro. 

Embora essa engenhoca possa parecer sinônimo de crueldade ou negligência na educação canina para muitos, do ponto de vista objetivo, escolher uma focinheira para o seu cão é a chave para a sua segurança e a dos que te cercam.

Quando a focinheira é necessária?

Em situações como as que descreveremos abaixo, uma focinheira pode ser muito útil para a saúde e a segurança do seu cão.

  • No caso de seu animal ter sofrido um acidente e estar se recuperando de ferimentos, uma focinheira permitirá que ele não as cutuque e, consequentemente, isso reduzirá muito o risco de infecção.
  • Se a personalidade de seu cão faz com que você se preocupe com o bem-estar das pessoas que ele não conhece, ou você sabe que ele vai ser exposto a algum tipo de estímulo que lhe provoca estresse, uma focinheira vai dar calma e segurança.
  • Alguns animais de estimação nunca se acostumam com visitas ao banho e tosa ou ao veterinário. Uma focinheira, portanto, será necessária nestes casos.
  • Alguns países exigem por lei que certas raças consideradas perigosas usem uma focinheira em espaços públicos.focinheira pra cães

Tipos de focinheiras, considerando: forma, tamanho e material

Cada animal exigirá, dependendo de suas circunstâncias, que o proprietário saiba como escolher corretamente a focinheira.

focinheira mais tradicional é entrelaçada, semelhante a um cesto. É rígida e geralmente é feita com arames que se interpõem entre os dentes do cão e o exterior.

Para muitos, a focinheira mais tradicional, de aparência desconfortável e restritiva, pode não ser a mais ideal para cães pequenos.

A focinheira macia, por outro lado, é feita de materiais flexíveis que se adaptam à mandíbula e a cabeça do animal.

Embora mais confortável na aparência, pode ser uma das mais perigosas para o animal, uma vez que pode bloquear as glândulas sudoríparas do cão e causar uma insolação nos meses de verão.

cachorro com focinheira

Para uma emergência, você pode até fazer sua própria focinheira em casa, graças a diferentes sites onde você pode encontrar as instruções para isso.

Os materiais que você pode usar são objetos do cotidiano, como corda, meias ou tecido, embora isso não seja o ideal.

Para o seu cão acabar aceitando o uso da focinheira, tente trazer o acessório para a sua vida diária e recompense seu animal de estimação com prêmios cada vez que ele a usar por um período prolongado.