Oferecer recompensa por um cão perdido dá resultado?

dezembro 31, 2017

Com certeza você já viu alguma vez um cartaz na rua oferecendo recompensa por um cão perdido. Em alguns casos, indica-se que a pessoa que encontrar o animal será gratificada. Essa técnica dá resultado? Neste artigo iremos falar mais a esse respeito.

Um homem oferece uma grande recompensa por um cão perdido

Esta história ocorreu na província de San Juan, na Argentina. Um homem desesperado por encontrar a sua cadelinha mestiça colocou um cartaz que oferecia uma recompensa de 10 mil pesos (uns 500 euros). Leonardo Martínez, de 37 anos, há 7 anos adotou a cadela “Negrita”, quando ela entrou em sua casa e se deitou na cama dele. Foi como um sinal que o jovem teve para que ela se transformasse em sua melhor amiga. Inclusive ela ia com ele ao trabalho e ele a levava junto em suas férias.

Cachorro de rua

Mas um dia, a cadela desapareceu sem deixar rastros. Como ela era muito dócil, o dono achou que alguém a tivesse roubado, lhe oferecendo comida ou carinho. Leonardo não pensou duas vezes e colocou um cartaz (desses típicos que oferecem recompensa por um cão perdido) com uma soma nada desprezível em seu país.

Além disso, ele estava disposto a pagar ainda mais dinheiro se a cadelinha aparecesse sã e salva. As associações protetoras de animais indicam que essa estratégia da recompensa costuma dar bons resultados. Inclusive em casos de pagamentos menores. Este jovem ainda não conseguiu se reencontrar com Negrita, mas ele não perdeu as esperanças.

Um caso similar ocorreu próximo à casa de Leonardo. Uma família perdeu um Buldogue Francês enquanto brincava em um parque. Fizeram um grupo de WhatsApp com a foto do cão e destacaram que a recompensa era de 5 mil pesos argentinos (250 euros). Em poucas horas, eles conseguiram encontrar o animal de estimação perdido.

Como fazer um cartaz de busca de um cão?

Se seu animal de estimação escapou, se perdeu, ou você acha que o roubaram, não deve deixar passar nem um minuto… um cartaz de recompensa por um cão perdido costuma ser uma excelente ferramenta. Não deixe de acrescentar uma recompensa interessante para que quem encontrá-lo ligue para você e, assim, você possa recuperar seu cão.

No cartaz, não poderá faltar certos dados importantíssimos:

  • nome do animal (e também se tem apelidos).
  • Uma fotografia (deve ser a mais atualizada possível, nítida e de corpo inteiro. Pode acrescentar também uma só de rosto).
  • A raça (se for mestiço não deixe de especificar).
  • O sexo (às vezes  este detalhe pode ser crucial).
  • A idade (se não souber de maneira específica, coloque os anos ou os meses aproximados).
  • As características físicas (cor dos pelos, rabo, olhos, tipo de pelagem).
  • As características particulares (se ele tem uma mancha em alguma parte do corpo, por exemplo).
  • Os acessórios (se portava coleira e de qual cor, se tinha uma chapa de identificação, se usava laço, etc).
  • O comportamento (pode dizer se é mal-humorado, se é carinhoso, se é medroso).
  • Os dados do dono (nome, número de telefone, endereço de e-mail).
  • A data e lugar onde se perdeu (tente ser o mais específico possível. Talvez esteja a poucos metros de onde você o viu pela última vez).
  • A recompensa (especifique quanto dinheiro você está disposto a pagar a quem te ajudar a se reencontrar com o seu animal de estimação. É melhor do que simplesmente escrever “gratifica-se” ou “recompensa-se”).
  • A mensagem final (informar o que o animal significa para sua família, que seus filhos sentem saudades, se está sob tratamento médico, etc.).
Vira-lata recebendo carinho

Mais detalhes sobre o cartaz de busca

Não se estenda muito em cada item, porque, caso contrário, as pessoas não lerão o anúncio e isso reduzirá as possibilidades de você se reencontrar com o seu animal de estimação. Coloque o básico e informe alguns detalhes que ajudem na identificação e no contato com você. Muitas vezes, a fotografia, os dados de contato, a região em que se perdeu e a gratificação, já pode ser suficiente.

Oferecer ou não recompensa por um cão perdido depende de cada dono, de sua situação econômica e do quanto já foi feito para tentar encontrar o seu animal de estimação. Pode dar ou não resultado, depende de cada caso em particular. Ainda que isso possa aumentar as chances de você encontrar o seu pet.