Conheça os cães coletores

· agosto 16, 2018
Estas raças, embora sejam englobadas como cães de caça, têm um caráter muito equilibrado; sua função é recuperar a presa com a boca sem machucá-la, já que têm uma mordida leve e macia.

Talvez pelo nome de “cães coletores” você não saiba a que se refere. Mas se dissermos ‘retriever’, talvez você saiba a que estamos nos referindo. Neste artigo vamos falar sobre essas raças que são, atualmente, as mais escolhidas como animais de estimação.

Quem são os cães coletores?

Os retrievers foram criados com o objetivo de recuperar a presa para o caçador; sem causar danos a esta. Por esta razão; a boca dos cães coletores é “macia e suave”, pois permite que ele apanhe o pássaro ou animal e o pegue sem machucá-lo.

Essa não é a única habilidade que essas raças têm; já que elas também são conhecidas por sua habilidade de permanecer sob controle, apontar presas e entregá-las na mão do dono.

Ainda que eles sejam cães de caça, os cães coletores são muito escolhidos como animais de estimação devido à sua natureza afável, obediente e carinhosa. Dizem que eles são os “melhores cães do mundo” e adoram crianças. Além disso, eles são utilizados como assistentes para pessoas doentes ou em reabilitação; devido a paciência e gentileza desses cães.

Raças de cães coletores

Os cães coletores ou retrievers estão dentro do grupo 8 da “ Federação canina internacional” e incluem as seguintes raças:

  1. Labrador retriever

Originalmente de Newfoundland, Canadá, o labrador retriever –  foto que abre este artigo – é atualmente uma das raças de cães mais populares. As principais características de sua personalidade são: bondade, energia, inteligência e afabilidade. É considerado uma excelente companhia para as pessoas.

O labrador é muito curioso, gosta de explorar, seguir novos rastros e, se estiver entediado; não hesitará em fugir. A cor do manto é uniforme e pode ser preta, areia ou chocolate.

  1. Golden Retriever

Esta raça de retrievers é nativa da Escócia; foi desenvolvido em 1850. É uma raça muito hábil em termos de rastreamento. Seu carácter amigável; além de seu pelos dourados; fez dele um dos cães mais populares mundo.

Golden retriever

golden retriever é um excelente animal de estimação; mas por ser tão bondoso, não pode ser um cão de guarda com todas as letras. Ele é dócil, carinhoso e muito inteligente (ele está em quarto lugar entre todas as raças de cães do mundo). Ele pode sofrer de excesso de peso; devido à sua voracidade na hora das refeições.

  1. Retriever de pelo encaracolado

Originalmente da Inglaterra, este cão é incomum fora da Grã-Bretanha. É caracterizado por seus pelos encaracolados, como o nome sugere, marrons ou pretos. Ele é musculoso, ativo e com cauda e pernas longas.

Retriever de pelo encaracolado

retriever de pelo encaracolado ainda é usado na caça de aves; tanto na terra como na água; mas especialmente como animal de estimação em campos e fazendas. É uma raça feliz, divertida e bastante inteligente; mas um pouco complicada na hora do treinamento.

  1. Coletor de pelo liso

Este é outro dos cães coletores desenvolvidos no Reino Unido; para trabalhar em água ou terra. É de tamanho médio, com peso em torno de 30 quilos, pelagem densa e lisa. Pode ser amarelo, preto ou marrom.

Coletor de pelo liso

O coletor de pelo liso é muito ativo, um perfeito companheiro para as crianças, confiante, dócil, afetuoso e obediente; se tiver uma socialização adequada desde filhote. Ele aprende rapidamente, adora brincar e mantém sua atitude de criança até a velhice.

  1. Nova Scotia Duck Tolling Retriever

De tamanho médio e criado para recuperar presas, geralmente é confundido com o Golden Retriever; embora seja de menor altura. Acredita-se que surgiu no século 19 após o cruzamento entre um spaniel e um setter; e então a raça foi melhorada com um collie e um retriever.

Nova Scotia Duck Tolling Retriever

O ‘tolls‘, como é popularmente conhecido, é atlético, musculoso e sua pelagem de dupla camada é impermeável. Quanto ao seu temperamento; ele é inteligente, carinhoso, paciente e brincalhão.

  1. Chesapeake bay retriever

A última das raças de cães coletores foi criada nos Estados Unidos; para recuperar patos e outras aves aquáticas. De médio a grande porte e pelos castanhos encaracolados em diferentes tonalidades, o Chesapeake bay retriever é semelhante em fisionomia ao labrador.

Chesapeake bay retriever

Ele ama a água, tem grande disposição para o trabalho, está continuamente alerta, é corajoso e muito inteligente.