Conheça Rowdy, campeão nas redes sociais

· abril 30, 2017

Rowdy é um cão absolutamente normal, com exceção de um pequeno detalhe. Apesar de ser um labrador negro, tem duas manchas brancas ao redor dos olhos, provocadas pelo vitiligo, doença que o acomete. E como essa peculiaridade do animalzinho não passa despercebida nas redes sociais, ela está sendo aproveitada para conscientizar as pessoas sobre essa doença e ajudar, sobretudo, as crianças que sofrem com a condição.

Como Rowdy se tornou famoso nas redes sociais

Fonte: Instagram de white_eyed_rowdy

Há dois anos, o pelo de Rowdy era completamente preto. Foi então que começaram a aparecer no rosto dele umas manchas brancas que não paravam de crescer.

Depois de se consultar vários veterinários, foi possível afirmar que o cão tinha vitiligo, uma doença que, embora não tenha consequências graves, provoca a despigmentação da pele e da pelagem.

Assim, o animalzinho começou a chamar a atenção de todos os que cruzavam com ele; até que chegaram e perguntaram aos donos dele, se o tinham tingido para conseguir esse efeito de “mascarado” que ele apresenta.

Essa é a história de Rowdy, o labrador preto que, pelas redes sociais, chama a atenção com suas manchas brancas que ficam ao redor dos olhos. Dessa maneira, o cão contribui com a divulgação da informação e com a conscientização sobre o vitiligo, a doença que o acomete.

Rowdy, um cão que ajudar a conscientizar as pessoas sobre o vitiligo

A boa notícia é que essa imagem tão característica que Rowdy consegue transmitir com os olhos dele rodeados de uma pelagem branca também não passou despercebida nas redes sociais.

E dessa maneira está contribuindo em informar sobre o vitiligo e em fazer com que as pessoas que sofrem dessa doença, sobretudo as crianças, aprendam a se aceitar e a conviver com essa condição sem desenvolver complexos.

O fato é que essa doença, até o momento, não tem cura. E ainda que não cause problemas físicos a quem sofre com ela – mesmo que as áreas afetadas sejam mais sensíveis se forem expostas ao sol – muitos podem se sentir afetados pela questão estética de se ver com uma pele despigmentada.

Saiba mais sobre Rowdy

Esse belo labrador preto já tem 14 anos de idade, algumas indisposições típicas da idade e todo o amor de sua família humana, os Umberhower. Ele vive em Canby, uma cidade do estado do Oregon (EUA) junto com seus donos. Mas sua fama não deixa de aumentar na Internet.

Ele possui contas no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube que não deixam de ganhar seguidores. E também um site na Internet.

Foi assim que ele se tornou um tipo de embaixador da American Vitiligo Research Foundation (Fundação de Pesquisa sobre Vitiligo da América: AVRF, sigla em inglês).

Raças de cachorros mais propensas a sofrer dessa doença

O vitiligo ocorre quando o corpo começa a produzir anticorpos contra as células que produzem os pigmentos da pele. Ele pode se apresentar em diferentes raças de cachorros. Mas algumas o sofrem mais frequência. Por exemplo:

  • Dobermann
  • Pastor alemão
  • Pastor belga
  • Rottweiler
  • Malamute-do-Alasca
  • Golden Retriever
  • Husky siberiano
  • Labrador Retriever amarelo

Informação adicional sobre o vitiligo nos cães

Ainda que essa doença seja inofensiva para os bichinhos, aparecerão manchas brancas na pele e na pelagem. As áreas mais afetadas são:

  • Nariz
  • Lábios
  • Rosto
  • Interior da boca
  • Parte inferior das patas

Trata-se de um transtorno totalmente assintomático e cujas causas ainda são desconhecidas. Embora, da mesma forma que nos humanos, acredita-se que seja uma doença autoimune.

Os bichinhos sempre nos ajudam

Com certeza, enquanto Rowdy vive feliz sua velhice, e sem nenhum tipo de complexos pelas manchas em seu rosto, também contribui para que algumas pessoas que sofrem dessa doença aprendam a se aceitar.

Uma vez mais, os cães continuam ajudando os humanos. De uma maneira ou outra, sempre nos beneficiam. E, muitas vezes, não respondemos da mesma maneira.

Por isso é importante que não nos esqueçamos nem por um momento de tratá-los com todo o respeito e o amor que merecem. E que devemos dar proteção contra todo tipo de maus-tratos.

Fonte das fotos: Conta de Instagram: white_eyed_rowdy