Conselhos para evitar o mau cheiro da caixa de areia

· março 13, 2018

Se você tem um ou mais gatos em casa, é possível que fique louco pensando em como evitar o mau cheiro da caixa de areia. Com certeza você já tentou de tudo, e percebeu que, mesmo se esforçando para limpar diariamente, a tarefa não tem êxito. Pois bem, aqui ensinaremos os melhores truques para conseguir finalmente fazer com que esse cheiro desagradável desapareça.

Manter a higiene do “banheiro” dos animais de estimação é fundamental para que não cheire mal. Podemos fazer o óbvio, que é trocar a areia, e trocar a caixa inteira após um tempo razoável de uso, já que ela exala muito odor de urina depois de usada.

Como evitar o cheiro da caixa de areia dos gatos

Não se desespere. Primeiro, você precisa entender que a caixa de areia é o banheiro de seus animais, e que eles não conseguem limpá-la sozinhos. Entendemos que é impossível trocar a areia diariamente, mas com alguns truques muitos interessantes, você poderá evitar o cheiro da caixa que incomoda tanto e que pode impregnar a casa.

Troque a areia com frequência

Vale ressaltar que, mesmo que a areia seja barata, entendemos que trocá-la todo dia seria um gasto enorme que possivelmente você não pode ter.

caixa de areia

Há uma frequência determinada para fazer isso. Depende se você tem um ou mais gatos.

Essa frequência deve ser de pelo menos duas vezes por semana se você tem um gato. Se você tem dois ou mais e eles usam a mesma caixa de areia, é mais provável que você tenha que trocá-la três ou quatro vezes por semana.

Recolha suas “coisinhas”

Com uma bolsa de plástico que depois você fechará, tire as fezes de seu gatinho sempre que puder. Sabemos que você pode estar trabalhando ou fazendo outras coisas e não pode tirá-las imediatamente, mas acostume-se a olhar a caixa quando chega em casa e a tirar tudo o que encontrar.

como recolher as fezes do gato

Se houver xixi na areia, e ele ainda não foi para baixo da caixa, você pode retirar os torrões formados e evitar que impregne na areia limpa.

Limpe a caixa de areia de vez em quando

Quando você for trocar a areia, limpe a caixa com água sanitária ou outro produto desinfetante antes de colocar areia limpa. Assim, ela se manterá bem higienizada. Não esqueça de enxaguá-la e secá-la muito bem para que o cheiro dos produtos não incomode os animais.

Compre areia perfumada

Cada vez mais encontramos opções de areias para gatos no mercado. As areias perfumadas são ideais para evitar o cheiro da caixa de areia, já que exalam um aroma suave que faz com que o maus odor demore a se destacar.

Troque a caixa de areia

A areia e as unhas de seu gato deterioram a caixa de areia com o passar do tempo. Elas criarão pequenos arranhões onde o cheiro das fezes e do xixi podem se infiltrar. Isso será muito difícil de consertar, por isso a melhor ideia é colocar uma caixa nova.

Filhote de gato na caixa de areia

Você melhor do que ninguém saberá a cada quanto tempo terá que trocar a caixa, ainda que se recomende que seja aproximadamente a cada seis meses, ou no máximo um ano. Por isso, não invista muito em uma caixa de areia, já que fazer essa troca será custoso.

Use um desodorante

Além da areia perfumada, existem desodorantes para areia no mercado que bloquearão o mau odor. Mesmo que eles façam com que a areia dure um pouco mais, não deixe de trocá-la, já que, como falamos, o desodorante só vai “bloquear” o cheiro, e não eliminá-lo.

Coloque a caixa de areia em um lugar aberto

Se você colocar a caixa de areia em um lugar aberto ou bem ventilado, os odores sairão mais facilmente. Colocá-la em um canto escondido com a porta fechada só fará com que as coisas fermentem e o cheiro piore.

O que você achou destes conselhos para evitar o cheiro da caixa de areia de seu animal de estimação? Com certeza, se colocar todos em prática, poderá eliminar os maus odores e aproveitar ao máximo o saco de areia que terá que comprar.