Controle de natalidade de cães

O objetivo fundamental para evitar a reprodução descontrolada é evitar o abandono desses animais. Para isso, existem vários procedimentos, embora o mais conhecido seja a esterilização.
Controle de natalidade de cães
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

Última atualização: 15 dezembro, 2022

Há mais e mais ninhadas de cães abandonados que estão nas ruas. É um problema que está aumentando ao longo do tempo, mas que pode começar a ser reduzido através do controle de natalidade de cães.

Esse controle deve começar na consciência de cada um dos proprietários que possuem um peludo. A esterilização não só será positiva para ajudar a controlar a reprodução descontrolada desses animais, mas também para a boa saúde dos cães.

Por que o controle de natalidade de cães é importante?

O controle de natalidade de cães é uma das medidas mais importantes para reduzir a reprodução descontrolada dessa espécie.

O objetivo principal é evitar o abandono desses animais nobres, ou pelo menos reduzir tais estatísticas ao mínimo possível. Além disso, a esterilização também é benéfica para a saúde e a longevidade dos cães.

A fim de alcançar com sucesso uma boa gestão no número de cães com os quais vivemos, uma série de estratégias combinadas devem ser colocadas em prática. Além da esterilização, é necessário gerar conscientização e um maior controle em todas as áreas envolvendo a posse de um cão.

Cães abandonados

Entre as diferentes medidas que podem ser implementadas, a mais aconselhável é registrar e identificar os cães. Também é eficaz promover a posse responsável de animais de estimação, através de uma educação e de uma legislação que contemple essa proteção.

Estratégias para um melhor controle da natalidade de cães

Esterilização

Sem dúvida, a esterilização é uma das estratégias mais importantes para manter o controle da natalidade de cães. Com a esterilização precoce, não só é garantido evitar o possível abandono do cão e de seus descendentes, como também garante uma melhor saúde para o animal.

Recomenda-se que a esterilização seja realizada aos 12 meses e, no caso das espécies maiores, aos 18 meses no máximo. Este procedimento cirúrgico é muito simples e a recuperação do animal é muito rápida.

Entre os benefícios da esterilização precoce estão: redução da agressividade, prevenção do desenvolvimento de tumores de mama e cistos ovarianos, prevenção de problemas de próstata, aumento da expectativa de vida, entre outros.

Consciência da posse responsável de animais de estimação

Acontece frequentemente que muitos donos de animais os abandonam à própria sorte quando se cansam deles. Em muitas ocasiões, as pessoas simplesmente querem um cachorro para brincar e ter companhia, mas quando elas entendem que essa também é uma responsabilidade que exige um certo cuidado, elas acabam abandonando-os.

Infelizmente, o abandono de animais de estimação, especificamente de cães, é uma realidade que vem aumentando. É por isso que é necessário realizar campanhas para aumentar a conscientização sobre a posse responsável de animais.

Cães em abrigo

Para uma educação positiva, é necessário informar muito claramente sobre as responsabilidades de se ter um cão. Por exemplo, manter as vacinas e a desparasitação em dia, assim como todos os controles veterinários que também devem ser feitos regularmente, além, é claro, de todos os cuidados diários de higiene.

Promover a adoção de cães de rua

Outra estratégia é promover a adoção de cães de rua. Esterilização mais adoção, é a fórmula ideal para reduzir rapidamente as populações de cães abandonados. Mais uma vez, é importante que o proprietário esteja ciente de todas as responsabilidades que um cão traz.

Registro do animal

Você também deve fazer um registro e identificar os cães. Desta forma, se o animal se perder, será muito mais fácil encontrar o dono e devolvê-lo a ele.

Ao registrar os cães, você pode recorrer à identificação temporária ou definitiva. Como exemplos da temporária, podemos citar as coleiras e os brincos. Entre as identificações definitivas, você pode escolher entre tatuagens, microchips e outras.

Esterilização ou contracepção química

Também é possível recorrer a métodos menos invasivos, como esterilização química ou contracepção controlada. Uma das estratégias mais utilizadas é o isolamento das fêmeas quando elas entram no período de cio. No entanto, é importante notar que esses métodos não contribuem para melhorar a saúde dos cães.

O controle de natalidade de cães é uma medida necessária para reduzir drasticamente e permanentemente as populações caninas nas ruas. É necessário realizar campanhas de esterilização e, também, realizar campanhas de conscientização sobre a posse responsável e a adoção de cães abandonados.

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.