Home » Conselhos » Cortar o pelo do cão em casa ou com um profissional?
Cortar o pelo do cão em casa ou com um profissional?
· maio 24, 2018
Se for para economizar, será sempre mais barato tosar em casa do que em um pet shop. Entretanto, o profissional saberá reagir melhor se o cão ficar agressivo.
Em muitos casos, a tosa de cães é um luxo que muitas pessoas não podem pagar. Nesses casos, cortar o pelo do cão em casa pode ser uma opção excelente e econômica. Dependendo da raça, esse processo pode ser muito mais simples do que parece.
A importância de cortar o pelo do cão
Um cão com pelo comprido requer muito mais cuidado do que um animal de pelo curto. No primeiro caso, o cão deve tomar banho com maior frequência. Além disso, o pelo também precisa ser secado com um secador de cabelo. Da mesma forma, é preciso escová-lo diariamente para evitar que o pelo fique emaranhado em excesso.
Por conta disso, cortar o pelo do seu cão é altamente recomendado. Afinal, reduz as chances de o animal sofrer com os irritantes carrapatos e pulgas. Além disso, manter o pelo curto também evita que a casa fique cheia de pelos por todos os lados.
Por sua vez, os veterinários alertam que é particularmente importante manter o pelo dos cães durante o inverno. Afinal, o frio e a umidade dessa época do ano podem ser prejudiciais ao animal.
Se o pelo não for secado rapidamente com um secador, ele pode se tornar o ambiente ideal para proliferação de fungos, além de pulgas e carrapatos. Além disso, a secagem do pelo ajuda a evitar o cheiro desagradável de umidade que se espalha quando o cão fica molhado.
É preferível cortar o pelo do cão em casa ou em um salão de beleza para cães?
Como podemos ver, cortar o pelo do seu cão é uma das ações mais recomendadas pelos profissionais. Agora, a decisão de cortar em casa ou em um salão de beleza para animais dependerá de alguns fatores.
Primeiro, o dono precisa saber se tem o espaço, as ferramentas e a capacidade para isso. É importante lembrar que muitos cães ficam nervosos no momento de cortar o pelo. No entanto, é provável que o animal se sinta um pouco mais calmo e confiante se a pessoa a realizar a tosa for o proprietário.
Deve haver um espaço amplo para realizar essa tarefa de maneira confortável e segura. Se sua casa tiver quintal, esse é o local ideal para cortar o pelo do animal.
Não se esqueça que cortar o pelo em uma salão para cães tem muitas vantagens. A principal delas é que o encarregado de realizar essa tarefa é um profissional. Portanto, ele sabe perfeitamente como reagir se o animal ficar nervoso ou agressivo. A desvantagem é que, em muitas ocasiões, os cortes são muito caros.
Recomendações para cortar o pelo do cão em casa
Fazer uma inspeção prévia do cão
O primeiro passo é fazer uma rápida inspeção do animal. Antes de cortar o cabelo, o proprietário deve garantir que o cão não tenha pulgas, carrapatos ou qualquer ferida na pele. Afinal, elas podem causar dor ou desconforto no momento do corte.
Escovação
A higiene é muito importante, assim como favorece a eliminação de qualquer vestígio de sujeira ou poeira que esteja preso ao pelo do cão. Além disso, todo o pelo deve ser escovado para desembaraçar e eliminar todos os pelos que já estão soltos.
Cortar o pelo seco
Os profissionais tendem a cortar os pelos enquanto estão molhados. No entanto, em casa, é aconselhável cortá-lo a seco. Assim, é possível garantir que você corte o comprimento adequado e saiba exatamente como está indo.
Tesoura ou máquina de corte?
O mais recomendável é usar a máquina de cortar pelos, já que ela deixa um resultado final muito mais homogêneo. Com essa ferramenta, a margem de erro é muito menor. Em qualquer caso, é importante usar esse dispositivo com muito cuidado para evitar danos ao cão.
Afinal, cortar o pelo do seu cão em casa ou com um profissional dependerá em grande parte dos objetivos que você tem. Então, se for uma questão de economia, definitivamente cortar o pelo em casa é uma excelente opção.
p>Quem não teve pelo menos um peixe em sua infância? Poucos poderiam responder não a essa pergunta, mas com o passar do tempo, o deixamos de lado como animais de estimação e decidimos escolher outros, quando nos tornamos adultos. No entanto, os cuidados…
p>Embora seja verdade que acariciar um cão é sempre fácil, há algumas raças que são mais relutantes e podem estranhar se não são acostumadas conosco. Dessa forma, você deve estar sempre atento aos sinais.
p>Quando decidimos adotar um cão, nos deparamos com a questão de escolher um grande ou pequeno. Podemos amar os cães grandes, mas, antes de decidir, queremos falar sobre as vantagens de ter um cão pequeno em casa. Tome nota!
p>Devido ao grande número de animais abandonados, a falta de espaço nos abrigos de animais é grande. Para ajudar um pouco esses peludos, surgiram os lares temporários, também conhecidos por “LT”. Você sabe o que são? Você gostaria ser um lar temporário?
p>Além da forma do mordedor para seu cão, você deve levar em conta fatores como a idade dele e os materiais de que são feitos, já que alguns podem ser tóxicos para animais de estimação.