Cortar o pelo do cão em casa ou com um profissional?

· maio 24, 2018
Se for para economizar, será sempre mais barato tosar em casa do que em um pet shop. Entretanto, o profissional saberá reagir melhor se o cão ficar agressivo.

A importância de cortar o pelo do cão

Um cão com pelo comprido requer muito mais cuidado do que um animal de pelo curto. No primeiro caso, o cão deve tomar banho com maior frequência. Além disso, o pelo também precisa ser secado com um secador de cabelo. Da mesma forma, é preciso escová-lo diariamente para evitar que o pelo fique emaranhado em excesso.

Por conta disso, cortar o pelo do seu cão é altamente recomendado. Afinal, reduz as chances de o animal sofrer com os irritantes carrapatos e pulgas. Além disso, manter o pelo curto também evita que a casa fique cheia de pelos por todos os lados.

Por sua vez, os veterinários alertam que é particularmente importante manter o pelo dos cães durante o inverno. Afinal, o frio e a umidade dessa época do ano podem ser prejudiciais ao animal.

Se o pelo não for secado rapidamente com um secador, ele pode se tornar o ambiente ideal para proliferação de fungos, além de pulgas e carrapatos. Além disso, a secagem do pelo ajuda a evitar o cheiro desagradável de umidade que se espalha quando o cão fica molhado.

É preferível cortar o pelo do cão em casa ou em um salão de beleza para cães?

Como podemos ver, cortar o pelo do seu cão é uma das ações mais recomendadas pelos profissionais. Agora, a decisão de cortar em casa ou em um salão de beleza para animais dependerá de alguns fatores.

Como tosar o pelo de seu animal

Primeiro, o dono precisa saber se tem o espaço, as ferramentas e a capacidade para isso. É importante lembrar que muitos cães ficam nervosos no momento de cortar o pelo. No entanto, é provável que o animal se sinta um pouco mais calmo e confiante se a pessoa a realizar a tosa for o proprietário.

Deve haver um espaço amplo para realizar essa tarefa de maneira confortável e segura. Se sua casa tiver quintal, esse é o local ideal para cortar o pelo do animal.

Não se esqueça que cortar o pelo em uma salão para cães tem muitas vantagens. A principal delas é que o encarregado de realizar essa tarefa é um profissional. Portanto, ele sabe perfeitamente como reagir se o animal ficar nervoso ou agressivo. A desvantagem é que, em muitas ocasiões, os cortes são muito caros.

Recomendações para cortar o pelo do cão em casa

Fazer uma inspeção prévia do cão

O primeiro passo é fazer uma rápida inspeção do animal. Antes de cortar o cabelo, o proprietário deve garantir que o cão não tenha pulgas, carrapatos ou qualquer ferida na pele. Afinal, elas podem causar dor ou desconforto no momento do corte.

Escovação

A higiene é muito importante, assim como favorece a eliminação de qualquer vestígio de sujeira ou poeira que esteja preso ao pelo do cão. Além disso, todo o pelo deve ser escovado para desembaraçar e eliminar todos os pelos que já estão soltos.

Cortar o pelo seco

Os profissionais tendem a cortar os pelos enquanto estão molhados. No entanto, em casa, é aconselhável cortá-lo a seco. Assim, é possível garantir que você corte o comprimento adequado e saiba exatamente como está indo.

Tesoura ou máquina de corte?

Como aparar pelos longos

O mais recomendável é usar a máquina de cortar pelos, já que ela deixa um resultado final muito mais homogêneo. Com essa ferramenta, a margem de erro é muito menor. Em qualquer caso, é importante usar esse dispositivo com muito cuidado para evitar danos ao cão.

Afinal, cortar o pelo do seu cão em casa ou com um profissional dependerá em grande parte dos objetivos que você tem. Então, se for uma questão de economia, definitivamente cortar o pelo em casa é uma excelente opção.