Criação de cavalos: conselhos e considerações
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Como negócio, essa atividade pode ser gratificante a nível emocional e financeiro. Mas sempre é preciso levar em conta que é necessário bastante tempo e dinheiro. Para minimizar os erros, é fundamental conhecer o negócio. Neste texto, vamos detalhar alguns conselho úteis para começar a criação de cavalos.
Decisão inicial: o que é a criação de cavalos
Montar um negócio como investimento requer considerar em detalhes as vantagens e desvantagens. A criação de cavalos parece uma opção tentadora para quem gostas desses animais. Além de serem excelentes companheiros, são muito apreciados, seja para companhia, para competições ou como apoio para o trabalho.
Ou seja, existe um mercado sempre ávido por adquiri-los. Mas esse mercado, é claro, também é exigente.
Pontos a serem considerados
Em primeiro lugar, é preciso saber que essa atividade requer um grande investimento inicial, e algum conhecimento administrativo. Além disso, demanda muita dedicação.
O cuidado com o cavalo requer um espaço adequado, complementos, alimentação e um tempo de dedicação considerável.
É preciso se perguntar, então, se tudo isso está ao alcance das mãos para se fazer esse investimento.
Conhecer para empreender
Por outro lado, é importante saber sobre o cavalo, seus comportamentos e do que ele precisa. O ideal é já ter tido uma relação prévia com esses animais e seu mundo, saber guia-los, saber quando estão doentes, etc.
Caso contrário, será preciso buscar ajuda, visitar estabelecimentos de criação e informar-se.
Como começar?
Espaço adequado
Para começar, será necessário um terreno grande. O cavalo precisa de espaço livre para correr, e áreas separadas para os machos e as éguas.
O ideal é que a área já conte com um espaço que possa funcionar como estábulo. É necessário também ter fontes de água e luz no local.
Também é preciso pensar em um lugar fértil para semear feno para o complemento alimentar. É necessário cuidar, ainda, para que não existam espécies tóxicas que possam gerar problemas de saúde.
Equipar a área de criação
É preciso construir galpões e um estábulo para que o animal se resguarde em função do clima da região. Eles devem ser grandes e altos o suficiente.
Devem ser colocadas cercas adequadas e de qualidade para que os cavalos não escapem nem se machuquem. Podem ser de madeira ou elétricas, mas nunca arames farpados ou malhas de arame.
Adquirir os cavalos
- Informe-se sobre os tipos de raça e os cuidados específicos com cada uma.
- Conheça quais são as raças mais procuradas na região e para que são compradas.
- Saiba os preços de mercado e observe as dinâmicas de compra e venda.
- Tenha em conta que os cavalos de corrida são mais caros e requerem uma pessoa com conhecimento sobre o tema.
- Assegure-se de que o animal está registrado e tem uma boa linhagem. Isso deve estar no contrato.
- Adquirir um macho é uma boa opção para a reprodução com as éguas no futuro.
Alimentação
É importante saber qual era a dieta do animal antes de adquiri-lo, e continuar com ela alguns dias depois da compra. Isso ajuda no processo de transição e evita possíveis problemas digestivos.
O alimento básico de um cavalo é o pasto, o feno de boa qualidade, e algumas misturas, como alfafa e aveia ou trigo.
Alguns suplementos, como os grãos, são bons para que o cavalo ganhe energia.
Mesmo assim, para decidir a dieta mais adequada, o melhor é consultar um veterinário.
Cuidado e reprodução
Para o cuidado diário, além da higiene e alimentação, é fundamental o exercício físico. Monta-lo e fazê-lo correr lhe mantém em bom estado de saúde.
No momento da reprodução, é sempre bom ter um garanhão próprio.
Quando a égua está no cio, é preciso acasala-la com um garanhão de bom pedigree. Nesses casos, os mais procurados são os puro-sangue ou animais com boa forma física.
Sempre é preciso acasalar animais com características similares no que diz respeito ao tamanho, para garantir que o potro nasça sem deformações.
Continuar o processo
Uma vez montada a estrutura, é importante domesticar o potro e continuar a roda do negócio. Para isso, siga reproduzindo, treinando, vendendo e cuidando dos cavalos.
Promoção
Por último, uma boa promoção é importante para o negócio:
- Mostrar e publicar as conquistas do estabelecimento fará as oportunidades crescerem.
- Criar uma imagem da empresa, um nome e um site na internet para publicar informação de qualidade e utilidade sobre a criação de cavalos também é fundamental.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.