Criação de cavalos: conselhos e considerações

· março 1, 2018

Como negócio, essa atividade pode ser gratificante a nível emocional e financeiro. Mas sempre é preciso levar em conta que é necessário bastante tempo e dinheiro. Para minimizar os erros, é fundamental conhecer o negócio. Neste texto, vamos detalhar alguns conselho úteis para começar a criação de cavalos.

Decisão inicial: o que é a criação de cavalos

Montar um negócio como investimento requer considerar em detalhes as vantagens e desvantagens. A criação de cavalos parece uma opção tentadora para quem gostas desses animais. Além de serem excelentes companheiros, são muito apreciados, seja para companhia, para competições ou como apoio para o trabalho.

Ou seja, existe um mercado sempre ávido por adquiri-los. Mas esse mercado, é claro, também é exigente.

rabo do cavalo

Pontos a serem considerados

Em primeiro lugar, é preciso saber que essa atividade requer um grande investimento inicial, e algum conhecimento administrativo. Além disso, demanda muita dedicação.

O cuidado com o cavalo requer um espaço adequado, complementos, alimentação e um tempo de dedicação considerável.

É preciso se perguntar, então, se tudo isso está ao alcance das mãos para se fazer esse investimento.

Conhecer para empreender

Por outro lado, é importante saber sobre o cavalo, seus comportamentos e do que ele precisa. O ideal é já ter tido uma relação prévia com esses animais e seu mundo, saber guia-los, saber quando estão doentes, etc.

Caso contrário, será preciso buscar ajuda, visitar estabelecimentos de criação e informar-se.

Como começar?

Espaço adequado

Para começar, será necessário um terreno grande. O cavalo precisa de espaço livre para correr, e áreas separadas para os machos e as éguas.

O ideal é que a área já conte com um espaço que possa funcionar como estábulo. É necessário também ter fontes de água e luz no local.

Também é preciso pensar em um lugar fértil para semear feno para o complemento alimentar. É necessário cuidar, ainda, para que não existam espécies tóxicas que possam gerar problemas de saúde.

Equipar a área de criação

É preciso construir galpões e um estábulo para que o animal se resguarde em função do clima da região. Eles devem ser grandes e altos o suficiente.

Devem ser colocadas cercas adequadas e de qualidade para que os cavalos não escapem nem se machuquem. Podem ser de madeira ou elétricas, mas nunca arames farpados ou malhas de arame.

Adquirir os cavalos

  • Informe-se sobre os tipos de raça e os cuidados específicos com cada uma.
  • Conheça quais são as raças mais procuradas na região e para que são compradas.
  • Saiba os preços de mercado e observe as dinâmicas de compra e venda.
  • Tenha em conta que os cavalos de corrida são mais caros e requerem uma pessoa com conhecimento sobre o tema.
  • Assegure-se de que o animal está registrado e tem uma boa linhagem. Isso deve estar no contrato.
  • Adquirir um macho é uma boa opção para a reprodução com as éguas no futuro.

cavalo clysdesdade

Alimentação

É importante saber qual era a dieta do animal antes de adquiri-lo, e continuar com ela alguns dias depois da compra. Isso ajuda no processo de transição e evita possíveis problemas digestivos.

O alimento básico de um cavalo é o pasto, o feno de boa qualidade, e algumas misturas, como alfafa e aveia ou trigo.

Alguns suplementos, como os grãos, são bons para que o cavalo ganhe energia.

Mesmo assim, para decidir a dieta mais adequada, o melhor é consultar um veterinário.

Cuidado e reprodução

Para o cuidado diário, além da higiene e alimentação, é fundamental o exercício físico. Monta-lo e fazê-lo correr lhe mantém em bom estado de saúde.

No momento da reprodução, é sempre bom ter um garanhão próprio.

Quando a égua está no cio, é preciso acasala-la com um garanhão de bom pedigree. Nesses casos, os mais procurados são os puro-sangue ou animais com boa forma física.

Sempre é preciso acasalar animais com características similares no que diz respeito ao tamanho, para garantir que o potro nasça sem deformações.

Continuar o processo

Uma vez montada a estrutura, é importante domesticar o potro e continuar a roda do negócio. Para isso, siga reproduzindo, treinando, vendendo e cuidando dos cavalos.

Promoção

Por último, uma boa promoção é importante para o negócio:

  • Mostrar e publicar as conquistas do estabelecimento fará as oportunidades crescerem.
  • Criar uma imagem da empresa, um nome e um site na internet para publicar informação de qualidade e utilidade sobre a criação de cavalos também é fundamental.