Cuidado! Seu cão se lembra de tudo que você fez

· maio 14, 2017

Quem vive com cães sabe que eles entendem não apenas muitas das situações, mas também muitas de nossas palavras. São inteligentes e aprendem facilmente. E parece que nada lhes escapa. Por isso, você talvez não se surpreenda ao falarmos que o seu cão se lembra de tudo o que você faz.

Os cães e seu olhar

cão cabeça inclinada

Quem já se sentiu incomodado em alguma ocasião porque seu cão o olhava fixamente e o seguia para todos os lados? Ele nos observa levantar da cama, trocar de roupa, fazer o café da manhã, comer as refeições…

Por que os peludos fazem isso? E o mais intrigante, o que fazem com essa informação? Embora a pergunta pareça ridícula, alguns estudos demonstram uma coisa muito interessante. Os cães sempre tiveram como uma característica inata a observação. Eles gostam de explorar o que encontram ao seu redor e observam detalhadamente aqueles com quem vivem e o seus amigos.

Dizem que a melhor memória dos cães é a olfativa, e isso ninguém discute. Entretanto, não significa que seja a única. Hoje, vamos contar para você um segredo recém-descoberto: seu cão se lembra de tudo o que você faz.

Seu cão se lembra de tudo o que você faz, afirma um estudo

Antes, nós nos perguntávamos o que o nosso cão faz com toda a informação que absorve ao observar os membros da família. Acreditávamos que o faziam porque estavam entediados, ou como um modo de passar o tempo, sem dar a devida importância ao assunto.

Três pesquisadores da Universidade de Budapeste organizaram um estudo sobre o tema e garantem que “os cães não apenas se lembram do que eles fazem, mas também do que os donos e demais membros da família fazem, mesmo quando essas ações são as mais insignificantes”.

O estudo está pesquisando a chamada memória episódica, conhecida apenas em seres humanos. É ela que nos ajuda a recordar algumas coisas que acreditamos não serem importantes.

Como o estudo foi feito?

quebra-cabeças para cães

Para a pesquisa, foram treinados 17 cães de diferentes raças, alguns deles mestiços. O treinamento foi realizado tendo como base o programa “Faça o que eu faço”, baseado no livro de mesmo nome, mas em inglês, de Claudia Fugazza, “Do as I do”.

O método consiste em fazer coincidir o comportamento humano com o dos cães. Ensinar os animais a repetir nossas próprias ações com o comando “Faça!”. Por exemplo, o dono salta e diz “Faça!” e o peludo também dá um salto.

O mais curioso do experimento é que os animais são capazes de imitar as ações dos seus donos até 24 horas depois. Isso significa que sua memória episódica tem duração de até 24 horas.

Dando a ordem “Faça!” 24 horas depois da primeira imitação, o cão ainda recordará o que deve fazer. Incrível!

Mas não foi só isso, já que esse truque seria apenas aprender uma nova ordem, como “ver”, por exemplo. O estudo foi mais longe e quis surpreender os animais de estimação. Eles foram ensinados a deitar no chão, independentemente do gesto feito pelos donos. Entretanto, quando se certificaram de que todos os cães deitaram, foram surpreendidos pelo comando de “Faça!”.

Ao serem capazes de imitar de maneira inesperada e após várias horas, os cães mostram que sua memória episódica funciona como a nossa. Eles demonstram que são capazes de recordar tarefas cotidianas, mesmo que não tenham nenhuma importância. Portanto, cuidado! Seu cachorro não lembra apenas o que ele fez, mas também o que você fez.