Cuidado com a pelagem do pastor alemão da Alsácia

junho 25, 2018
Esta variação de pelos longos tem uma dupla camada, cuja a parte superficial o protege para o dia a dia, por ser um cão de trabalho, enquanto a segunda o protege do frio. A troca ocorre duas vezes por ano e é necessário escová-lo regularmente.

O pastor alemão é uma das raças mais amadas em todo o mundo e sua característica mais marcante é o seu tamanho e a sua pelagem, além de ser um excelente companheiro. A pelagem do pastor alemão da Alsácia não exige muitos cuidados, por isso daremos algumas dicas para manter a pelagem sempre bela.

A pelagem do pastor alemão da Alsácia

Os pastores alemães são cães grandes e robustos, por isso precisam de certos cuidados de vez em quando, para ficarem sempre bonitos. A boa notícia é que esses cães não exigem muitos cuidados especiais, mesmo com sua criação destinada a viver no exterior.

Estes cães têm uma camada abundante de pelos externos, que é bastante encaracolada e forte para suportar os rigores do trabalho externo. Também possui uma camada de pelos internos, que fornece calor e é um fator de proteção adicional contra agentes externos.

A pele do animal também é muito forte e resistente, para impedir pequenas lacerações que podem ocorrer em seu trabalho. Sem dúvida, é um cão projetado para suportar os rigores do dia a dia no campo e, graças à evolução, não requer muito esforço para mantê-lo em sua plenitude.

No caso da variante alsaciana, não se sabe exatamente de onde vem seu nome. Alguns datam da Primeira Guerra Mundial e outros discordam dessa teoria. A verdade é que a raça foi oficializada no final dos anos 80 pela FCI.

Os pastores alemães alsacianos não apresentam muita diferença quando comparados com os seus primos regulares. Os detalhes que mais se destacam na raça são: o comprimento do pelo e o comportamento mais silencioso.

Cuidados com a pelagem do pastor alemão da Alsácia

Devido à quantidade de pelos que o animal solta, é necessário escová-lo constantemente para manter seu pelo em bom estado e brilhante. Nos meses de troca, é essencial fazê-lo para remover adequadamente os pelos mortos que podem ofuscar sua pelagem.

Para escová-lo use qualquer escova com cerdas de médias a longas, mas recomendamos fazê-lo com uma escova de cerdas metálicas, fina e de comprimento médio, para maior eficiência. Os locais onde você deve prestar mais atenção à escovação são a cabeça, o tronco e as coxas.

Os pastores alemães alsacianos costumam trocar seus pelos duas vezes por ano, por isso, durante esses períodos, você deverá escovar seu animal mais de duas vezes por semana. O bom é que esta raça se adapta muito bem a todos os tipos de clima, por isso não se preocupe com a climatização para o seu animal de estimação.

Dicas para limpar a pelagem do pastor alemão da Alsácia

Como se costuma fazer com os pastores alemães, só é necessário dar banho quando a pelagem estiver muito suja. Estamos falando de uma raça que não precisa de muitos cuidados, porque se vira bem sozinha. Além disso, não libera muita gordura corporal, por isso não cheira mal.

Se você perceber que o seu alsaciano precisa de um banho, nós lhe damos alguns conselhos para fazê-lo corretamente e evitar brigas com seu grande companheiro:

  • Antes de dar banho, lembre-se de escová-lo. Essa ação evitará uma bola de pelos no ralo e deixará seu animal de estimação mais calmo.
  • Escove-o na direção do pelo e nunca o contrário. Você vai ajudá-lo a se livrar dos pelos mortos e relaxá-lo.
  • Utilize água suficiente para enxaguá-lo. Evite a área dos ouvidos e olhos ao banhá-lo, para evitar uma infecção.
  • Use apenas sabões e xampus apropriados para o seu animal de estimação. Os produtos para humanos podem trazer reações severas à pele de seu cão.
  • Elimine quaisquer vestígios de sabão do corpo. Você evitará assim uma irritação da pele e os nós em sua pelagem.
  • Lembre-se de escová-lo após o banho. Desta forma, você eliminará os pelos que se soltaram durante o banho e evitará desconfortos no futuro.

No caso das orelhas e patas, você deverá ser mais cuidadoso com elas. A cera pode ficar presa aos pelos e fazer caroços que podem diminuir a sua audição, e quanto as patas, tenha muito cuidado com os nós.