Pastor alemão, uma raça surpreendente

Também conhecido como cachorro ovelheiro, essa raça originária desse país germânico é bastante “nova”. Na verdade, surgiu no final do século 19, desenvolvido para reunir e vigiar as ovelhas, o pastor alemão é muito leal, obediente e carinhoso. A seguir, contamos mais sobre ele, neste artigo.

História do pastor alemão

O capitão do exército Max von Stephanitz é considerado o “pai” do pastor alemão, já que, graças a ele, começou o desenvolvimento dessa raça. Como dissemos, seu objetivo era o de proteger e guiar os rebanhos de ovelhas. Esses cães eram os “guarda-costas” das ovelhas para impedir que fossem atacadas por lobos.

Em 1889, foi criada a Associação de Amigos do Pastor Alemão, e essa é a data oficial de origem da raça. Desde então, foi sendo realizada uma seleção dos espécimes para melhorar os cruzamentos, tanto no aspecto físico quanto no psíquico.

O primeiro pastor alemão inscrito nessa associação se chamou “Jack”. Tinha muito vigor, com pelagem cinzenta, um verdadeiro garanhão e de aspecto parecido com o do lobo. Von Stephanitz procurou fazer com que seus descendentes fossem cães para o trabalho, ideal para a sociedade agrícola e pecuária da época.

Logo ele tratou de persuadir o governo a usar essa raça pelas forças da lei e pelos militares. Devido a sua inteligência, resistência física e sua confiabilidade, também assumiu outros papéis importantes, como, por exemplo, o de cão-guia para cegos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, tanto o Exército quanto a Polícia alemães o empregaram para rastrear, e, por isso, ganharam respeito e admiração em nível internacional.

Características físicas do pastor alemão

Trata-se de um cão de médio porte a grande com aspecto robusto, corpo musculoso e mandíbulas que cortam como se fossem tesoura. As cores comuns do pastor alemão são: pelo negro com café, avermelhado ou marrom.

Os machos adultos podem chegar a pesar entre 30 e 40 kg, e as fêmeas, entre 20 e 30 kg. A altura da pata ao pescoço é de 65 e 55 cm, respectivamente. Eles têm expectativa de vida de 13 anos e, quando nascem, as orelhas são caídas. Logo, elas “ficam levantadas” a partir dos 3 meses de idade. Se não ficarem completamente erguidas, muitos donos optam por prendê-las.

Seus olhos são amendoados, de tamanho médio e de cor escura. A cabeça é proporcional em relação ao resto do corpo. Ele também tem um grande focinho de tons escuros.

Sua pelagem é grossa e está dividida em duas camadas. A externa é mais grossa para resistir à intempérie e a interna é suave e densa, para reter calor. Eles mudam de pelo todo ano, mas principalmente, todo outono e primavera. É fundamental escová-lo levemente todos os dias.

Entre as capacidades de trabalho do pastor alemão, podemos destacar: a de guardião, policial, guia, detector de drogas, pastor de ovelhas… ainda continua sendo usado para pastoreio nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

Quanto à saúde dessa raça, deve-se levar em consideração que, se não forem vacinados a tempo e da forma adequada, eles podem contrair o vírus da cinomose canina. Ao entrar na fase do envelhecimento, é comum que sofram displasia de quadril e, em menor medida, da Doença de Von Willebrand e de deficiência pancreática.

Personalidade e temperamento do pastor alemão

Na sua história de pouco menos de um século e meio de vida, essa raça soube estabelecer uma relação muito próxima com as pessoas. Isso chama a atenção se levarmos em conta que foi criado como cão para trabalho e pastoreio. Por esse motivo, o pastor alemão é muito protetor e obediente, assim como confiável e cuidador.

Além disso, se destaca sua inteligência e sua capacidade de atuar como “babá” das crianças em casa. Diferente do seu comportamento com os que não são de casa. Nesse caso, ele age com cautela em relação aos desconhecidos, até que ele se dê conta de que são aceitos pelos seus donos.

Embora seja completamente leal a uma pessoa, não é preciso que você fique o acompanhando o dia inteiro. Mas nós devemos sim contar com um espaço do seu tamanho, já que exige uma determinada rotina de exercício físico (é um animal bastante ativo). Uma casa com jardim é o local ideal para um pastor alemão, um animal de estimação perfeito para famílias com crianças, mas também para pessoas solteiras ou casais.

Recomendados para você