Por que os cães adoram tomar banho de sol

· maio 27, 2017

Da mesma maneira que muitos de nós, os cães adoram tomar banho de sol. Não é raro ver nossos amigos peludos procurando por um lugarzinho onde cheguem raios do astro rei para se deitar e, até mesmo, tirar um bom cochilo. Mas você sabe por que eles gostam tanto? Já se perguntou se estão correndo algum risco para sua saúde? Aqui te contaremos tudo.

Conheça os benefícios que o sol oferece aos cães

São muitos os motivos pelos quais os cães gostam de tomar banho de sol. E eles fazem isso em qualquer época do ano. Mas não é apenas uma questão de gosto. É que essa prática contribui para sua boa condição física e mental. Por exemplo:

  • Facilita a absorção da vitamina D. Essa substância faz com que o peludo assimile melhor o cálcio e outros minerais. Dessa forma, fortalecem seus ossos e articulações.
  • Reforça seu sistema imunológico. É muito provável que os cães que têm pouco contato com o exterior e com a luz do sol corram mais risco de ficarem doentes. E, além disso, ficarão mais tristes.
  • Mitiga a dor  das articulações em animais idosos. Os peludos com idade avançada costumam padecer de doenças reumáticas. A luz solar ajuda-os a se sentir melhor e a aliviar os incômodos que essas doenças causam.

Com certas precauções, e na medida certa, deixar os cães tomarem banho de sol – coisa que eles amam – proporciona vários benefícios para sua saúde.

O sol, um aliado para o relaxamento e a felicidade canina

Porém, existem mais razões pelas quais os cães adoram tomar banho de sol:

  • Contribui para seu relaxamento. Um bom banho de sol é o melhor relaxante natural para os animais de estimação. Você vai ver como os níveis de estresse ou ansiedade que nossos bichinhos sofrem serão notavelmente reduzidos.
  • Deixa eles mais felizes. A exposição aos raios solares favorece a produção de serotonina. Também conhecido como o “hormônio da felicidade”, atua como um neurotransmissor para manter estável o estado de ânimo. Resumindo tudo, podemos dizer que os cães se rendem diante do astro-rei, em troca de felicidade.

Mais razões para entender por que os cães adoram tomar banho de sol

Ainda existem mais motivos pelos quais os cães procuram ativamente os raios do astro-rei. Tome nota:

  • Dormem melhor. A luz solar também ajuda na segregação de melatonina, substância que regula o ciclo do sono nos animais, proporcionando um descanso de maior qualidade.
  • Proporciona calor em épocas de frio. E, sim, mesmo sendo óbvio, não é uma razão para deixar isso de lado. Mas também é verdade que existem cães mais vulneráveis às baixas temperaturas. É o caso de algumas raças de pelo curto, como os Chihuahuas. Ou o de cães idosos, cuja pelagem é mais fina. Certamente, esses cães buscarão mais o contato com o sol em épocas invernais.

Precauções para se levar em consideração quando os cães se expõem à luz solar

No entanto, apesar de todos os benefícios que o astro-rei proporciona aos peludos, você deve tomar certas precauções. Parta do princípio de que tudo é bom, desde que na medida certa. Portanto, não deixe que seu cão passe muito tempo debaixo dos raios de sol. Corre o risco de sofrer queimaduras ou um golpe de calor que pode até mesmo ser fatal.

Considere que:

  • Nos cães que estão em fase de crescimento, tomar muito sol pode fazer com que absorvam mais vitamina D do que realmente precisam. Lembre-se de que o excesso de cálcio contribui para uma má formação da mandíbula e dos dentes. Também gera alterações no sistema nervoso, muscular e ósseo.
  • Os animais de pelagem branca ou de pelo curto são mais suscetíveis a ter queimaduras, golpes de calor ou insolações, se passam muitas horas debaixo dos raios de sol.
  • Você deve garantir que seu animal de estimação sempre tenha água fresca à sua disposição.

Tendo em mente esses detalhes, deixe que seu cão se deite tranquilo ao sol e aproveite as coisas boas da vida.