Cuidados com a pelagem do seu cavalo

· outubro 7, 2018
Além disso, a limpeza é essencial, assim como aplica alguns 'truques' para aumentar seu brilho. Esses também são os melhores momentos para fortalecer o vínculo com o seu animal.

Cavalos são animais que impressionam por sua beleza e elegância. Sua figura majestosa seduz os seres humanos desde tempos antigos. Eles são animais elegantes, sedutores por sua beleza e por seu porte. Nesse sentido, para mantê-los assim, você deve saber como cuidar da pelagem do seu cavalo.

Grande parte da graça desses cavalos está em sua pelagem. Se seus pelos são brilhantes, isso é sinônimo de um cavalo saudável e feliz. A seguir, veremos algumas recomendações para mantê-los sempre assim.

A limpeza

limpeza é essencial para manter a pelagem do seu cavalo em perfeito estado, mas ele não precisa tomar banho com frequência. Muito pelo contrário, é recomendado reduzir o número de banhos para um limite mínimo, uma vez que o uso de sabão ou xampu pode ressecar a pelagem. Três banhos por ano são suficientes, dependendo do clima em que você está.

A primeira coisa a fazer é remover todos os vestígios de lama e poeira com uma luva. Então, com a ajuda de uma mangueira o animal será molhado, começando pelas pernas; o ideal é usar água morna.

Um xampu especial para cavalos deve ser aplicado, com a ajuda de uma luva ou com a mão, e é necessário esfregar até obter espuma.

É necessário também lavar cuidadosamente todo o corpo do cavalo, incluindo a cauda e a crinavocê tem que enxaguar várias vezes para remover todos os vestígios de xampuUma vez terminado o banho, o animal deverá ser secado com toalhas; finalmente, o animal deve ser coberto com um lençol até secar.

Escovação

A pelagem do seu cavalo, incluindo a crina e a cauda, ​​deve ser escovada diariamente, se possível. Isso eliminará poeira e lama, além de células mortas e parasitas. Assim a pele pode transpirar corretamente e isso irá gerar os óleos naturais que lhe darão aquele brilho característico.

escovação do cavalo

Escovar o cavalo requer tempo e dedicação, e é também a oportunidade de estabelecer um vínculo afetivo com o animal. Um rodo de borracha ou uma escova deverão ser usados e, além disso, movimentos circulares deverão ser feitos.

É aconselhável começar pelo pescoço e continuar descendo pelo corpo, sem esquecer o baixo ventre.

Esta operação deve ser realizada após a montagem ou quando o animal tiver terminado seu trabalho. Seu corpo ficará quente com o suor e os poros abertos, então será muito mais fácil remover a sujeira.

Ao passar a escova, você tem que observar a reação do cavalo para ter certeza de não estar empurrando com muita força. Se ele ficar parado, é porque a pressão é boa; caso contrário, ele ficará nervoso ou chutará.

Alimentação

Outro fator importante para manter a pelagem do seu cavalo saudável e brilhante é a dieta. Ela deve ser equilibrada e as vitaminas e minerais necessários para o correto crescimento da pelagem não devem faltar.

alimentação do cavalo

A grama é ideal na alimentação do cavalo. Ela não só é econômica, mas também fornece vitaminas e minerais. É necessário que a grama seja de boa qualidade; o consumo de água abundante também é fundamental.

Os óleos naturais produzidos pelo animal são responsáveis ​​pelo brilho da pelagem do seu cavalo. Estas substâncias são encontradas nos micronutrientes que são ingeridos através dos alimentos. Para alcançar o brilho desejado, você pode enriquecer a dieta de seu equino para conter mais desses micronutrientes.

Os concentrados vendidos no mercado contêm a gordura e o óleo que o cavalo precisa. Para aumentar seu efeito, você pode adicionar uma colher de sopa de óleo vegetal à ração ou à forragem.

Truques caseiros para a pelagem do seu cavalo brilhar

Existem muitas preparações caseiras que são usadas para tornar a pelagem do cavalo mais brilhante. Uma das mais conhecidas é um complexo de óleo que é colocado na crina: contém azeite, flor de enxofre e óleo de fígado de bacalhau.

Outro remédio popular é o vinagre de maçã. Este deve ser misturado com água e pulverizado na pelagem do cavalo. O alto teor de ácido do vinagre de maçã torna o seu pH alto e contrasta com o baixo pH da oleosidade. Ao distribuir esta preparação caseira sobre a pelagem, elimina-se o excesso de óleo e deixa a pelagem muito brilhante.