Cuidados com os pelos do gato angorá

· setembro 20, 2018
Devido à abundante pelagem deste felino, é necessária uma escovação diária, pois, caso contrário, formará nós, difíceis de serem removidos sem uma tosa.

Se algo chama a atenção no gato angorá é, sem dúvida, seu pelo. É macio, volumoso e sempre parece saído do cabeleireiro. A pelagem dos nossos animais de estimação precisa de cuidados que vão desde o uso de xampus específicos até a escovação diária, mas quais são os cuidados com os pelos do gato angorá?

Como é o gato angorá

Este gato vem da cidade turca que leva seu nome e é caracterizado por seu longo pelo macio, que se assemelha à lã de excelente qualidade.

Geralmente é branco ou preto, embora cada vez mais variantes tenham sido admitidas e possamos vê-los em cinza, marrom e misto.

É de tamanho médio e, embora suas pernas sejam pequenas, seu corpo é comprido e delgado, o que dá um toque de elegância único à sua raça.

Além disso, existem alguns espécimes que têm olhos de cores diferentes, um fenômeno que ainda não tem causa científica, mas que dá um toque extra de beleza aos sortudos que podem tê-los como animais de estimação.

gato angorá com olhos de cores diferentes

Como cuidar dos pelos do gato angorá

Se queremos que a beleza do nosso gato angorá possa durar ao longo do tempo, devemos cuidar de seus pelos da maneira mais correta possível.

Então, para fazer isso, siga estas dicas:

Alimentação

Vale lembrar do que dizem: somos o que comemos! E, portanto, a alimentação tem uma grande influência em nossa aparência exterior.

Em nossos animais, esse princípio também é aplicável. É por isso que, para fazer o pelo do gato angorá parecer saudável, brilhante e sedoso, dê-lhe alimentos de qualidade que forneçam todos os nutrientes de que seu corpo precisa.

Além disso, em lojas veterinárias, você pode encontrar rações de excelente qualidade que possuem componentes que ajudam a melhorar a saúde do pelo do seu animal de estimação. Embora estas possam ser um pouco mais caras do que as habituais, a longo prazo valerá a pena, não só porque o pelo do seu gato estará mais bonito, mas porque a sua saúde também estará melhor.

Escovação

Uma das características do pelo do gato angorá é que ele cai, e não apenas nas estações de troca. Então, como ele tem muitos pelos, e estes crescem muito rápido, os novos vão deslocando os antigos, e isso faz com que ele sempre tenha pelos para eliminar.

Enquanto em outros animais de estimação a escovação é importante algumas vezes por semana, no gato angorá ela tem que ser feita diariamente, até mais de uma vez, se você puder. Isso removerá os pelos mortos e fortalecerá os novos. Claro, lembre-se de que você nunca deve escovar no sentido contrário do nascimento dos pelos.

pelos do gato angorá

Escovar diariamente também evita nós, outro problema que a pelagem deles costuma apresentar. Assim, se nós se formarem, e forem muitos, não haverá outra alternativa senão tosá-lo.

Xampus

Em muitas ocasiões, informamos que o uso de nossos xampus em nossos animais de estimação não é adequado. Quando se trata de pelos tão especiais quanto os do gato angorá, menos ainda. Existem produtos específicos para o seu pelo, bem como condicionadores e repelentes de sujeira que irão mantê-lo limpo por mais tempo.

Lembre-se de que, embora os gatos tenham uma rotina de higiene, isso não significa que ele não precisa tomar banho. Só não o banhe mais do que o recomendado, que é cerca de uma vez por mês.

Muito amor para ele

Você pode pensar: o que tem a ver o amor com o pelo do gato angorá? Bem, dizem que a felicidade é refletida do lado de fora, que o estado do coração é o que dita o que os outros veem em nós. Por isso, um gato feliz será um gato lindo.

Um gato maltratado, que não recebe afeição, estará cheio de raiva e não exibirá sua beleza, mesmo que ele a tenha.

Você já sabe que um animal de estimação é uma responsabilidade que temos que assumir, cientes dos pequenos detalhes que têm a ver com o cuidado deles, incluindo o dos pelos.