Cuide de seu cavalo no inverno

fevereiro 14, 2019

As baixas temperaturas e as mudanças climáticas do inverno podem afetar seriamente a saúde dos nossos equinos

Portanto, é essencial reforçar o cuidado com o seu cavalo no inverno, para oferecer condições ideais para o seu desenvolvimento.

Abaixo, daremos algumas dicas para cuidar da saúde do seu cavalo no inverno e condicionar seu celeiro.

Dicas para preparar o estábulo de seu cavalo no inverno

Verificando a estrutura do celeiro

Antes da chegada das baixas temperaturas, recomendamos verificar a estrutura dos estábulos para se certificar de que eles estão preparados para proteger o seu cavalo no inverno.

O ideal é prestar atenção especial ao teto, e garantir que não haja buracos ou rachaduras onde a água possa vazar ou esfriar demais. No caso de ter que corrigir pequenas imperfeições, pode ser usado argamassa para exteriores.

Com a chegada de baixas temperaturas, os animais apresentam necessidades específicas. Você já pensou em como cuidar de seu cavalo no inverno?

cavalo na neve com agasalho

Preparando as instalações do seu cavalo

Cada cavalo precisará ter uma ‘cama’ em seu estábulo onde possa dormir e descansar. Esta área de lazer e descanso deve ser mantida limpa e aquecida, e ter boa iluminação e ventilação. Desta forma, previne-se que o celeiro acumule sujeira, impurezas, mofo ou umidade.

Em regiões frias, o ideal é ter um sistema de aquecimento para manter as temperaturas estáveis dentro do celeiro.

Além disso, o cavalo deve também sempre encontrar um cobertor à sua disposição ou, se preferir, o próprio cuidador pode cobri-lo antes de ir dormir.

Preserve a higiene ideal das instalações e acessórios dos seus equinos

Além de ser confortável e aquecido, o estábulo do seu cavalo deve ter excelente higiene para prevenir doenças. 

Uma limpeza diária para remover resíduos de alimentos e sujeira será essencial para evitar a proliferação de patógenos e parasitas.

Ventilação diária e boa luz natural também serão ótimos aliados no combate à umidade e ao mofo. 

No inverno, a umidade do ar pode subir, especialmente durante os dias chuvosos ou com neve. Portanto, devemos estar especialmente atentos para evitar que os estábulos sejam afetados por fungos ou bactérias.cavalo preto na neve

Cuidados essenciais com seu cavalo no inverno

  1. Alimentação e hidratação

A nutrição é um dos cuidados mais essenciais do seu cavalo no inverno. Com a chegada de baixas temperaturas, os equinos geralmente gastam mais energia para manter seu metabolismo estável.

Esses animais precisam de uma dieta mais eficiente no inverno, que possua proteínas de alta qualidade, ácidos graxos essenciais, fibras, vitaminas e minerais.

Carboidratos também devem estar presentes, mas em quantidades moderadas, para evitar problemas digestivos e ganho excessivo de peso.

Consequentemente, seu cavalo deve aumentar sua ingestão de alimentos durante o inverno. Feno de boa qualidade pode continuar a ser a base de sua dieta.

Mas você também poderá complementar sua nutrição com alimentos ricos em fibras e proteínas, como alfafa e aveia.

Também teremos que estar atentos à hidratação dos nossos equinos no inverno. Seu cavalo deve ter água limpa e fresca sempre à sua disposição, seja no celeiro ou ao ar livre. Em regiões muito frias, é importante ter cuidado para garantir que a água não congele.

  1. Atividade física e asseio

Mesmo que esteja frio lá fora, seu cavalo precisará realizar alguma atividade física para manter um peso saudável e um comportamento equilibrado. Cavalos gostam de passar o tempo ao ar livre e conviver com outros cavalos, mesmo no inverno.

Nossos grandes amigos gostam de aproveitar o calor natural proporcionado pelos raios do sol para combater o frio e sentirem-se com mais energia. Logicamente, devemos moderar a exposição à luz solar, para evitar queimaduras e outras complicações da pele.

Além de exercícios diários, seu cavalo no inverno também será beneficiado se ele puder compartilhar algum tempo com você.

Portanto, lembre-se de reservar algum tempo para seus cavalos: você tem que cuidar de sua pelagem e verificar o seu corpo, para identificar a presença de parasitas ou outras mudanças em sua pele.

  1. Medicina preventiva

Os cavalos devem ter uma medicina preventiva adequada durante toda a vida. Como o frio e as mudanças climáticas do inverno podem causar muitas doenças, desde resfriados à hipotermia, é essencial verificar a sua saúde antes da chegada desta temporada.

Aproveitando a consulta preventiva com o veterinário especializado, é essencial verificar se suas vacinas e desparasitações estão atualizadas.

Recomenda-se também consultar um profissional treinado sobre a necessidade de administrar um suplemento para preservar a boa saúde de seu cavalo no inverno.

Hausberger, M., Roche, H., Henry, S., & Visser, E. K. (2008). A review of the human-horse relationship. Applied Animal Behaviour Science. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2007.04.015