Cavalos devem ficar no estábulo ou ao ar livre?

· setembro 28, 2018
O ideal é que o animal faça exercício em liberdade, para não ganhar peso, e fique protegido do frio, da chuva ou da neve durante o inverno.

Com a chegada das baixas temperaturas, muitas pessoas se perguntam se é melhor manter os cavalos no estábulo ou deixá-los ao ar livre. Para responder a essa pergunta, vamos tratar de resumir as vantagens e desvantagens de cada opção. Além disso, vamos oferecer alguns conselhos de como preparar o ambiente onde vamos abrigar nossos equinos.

Os cavalos devem ficar nos estábulos ou ao ar livre? Vamos comparar os prós e os contras

Por um lado, criar cavalos ao ar livre significa respeitar sua forma de vida natural e dar-lhes maior liberdade. Não devemos esquecer que os equinos são seres independentes, que estão preparados para sobreviver em estado selvagem. O fato de adestrá-los e ensiná-los não muda sua essência nem as necessidades e desejos inerentes à sua natureza.

Deixar os cavalos ao ar livre também facilita nosso trabalho de administrar seu peso e manter uma atividade física diária. Os cavalos (exceto os adestrados para competições esportivas) criados em estábulos ganham peso mais facilmente e são mais vulneráveis às doenças associadas à obesidade.

Por outro lado, a vida ao ar livre também pode representar um risco para a saúde de nossos equinos. Em muitos países, o inverno traz consigo situações desfavoráveis para o desenvolvimento e a sobrevivência dos cavalos. Além disso, nas regiões mais selvagens, equinos livres são mais vulneráveis aos ataques de possíveis predadores.

cavalo na água

Embora alguns equinos consigam se adaptar a situações de frio extremo, isso não deve ser compreendido como uma regra para a espécie. Os cavalos são originários de climas temperados, por isso, as temperaturas muito baixas e as adversidades climáticas podem fazer mal à sua saúde.

Se quisermos criar cavalos em ambientes controlados, precisamos oferecer-lhes as condições ótimas para o seu desenvolvimento. Nos lugares com invernos gelados, isso se traduz na construção de estábulos onde possamos abrigá-los e protegê-los.

É melhor criar os cavalos no estábulo ou ao ar livre?

No seu habitat natural, os cavalos vivem ao ar livre e têm autonomia para se movimentar quando precisarem ou quiserem. No entanto, eles também podem escolher se abrigar diante de adversidades climáticas, como chuva, vento, neve ou frio extremo. Isso quer dizer,naturalmente, que os equinos buscariam abrigo para não ficar expostos à intempérie.

Por isso, o mais recomendável é deixar os cavalos ao ar livre quando as condições climáticas forem favoráveis. Dessa maneira, conseguimos dar liberdade aos nossos equinos sem pôr em risco sua saúde e bem-estar.

Conselhos de como preparar o estábulo do seu cavalo

Como vemos, os estábulos serão nossos aliados para proteger nossos cavalos e manter seu bom estado de saúde. No entanto, devemos prepará-los com cuidado e dedicação para oferecer as condições ótimas para o desenvolvimento dos equinos.

criação de cavalos

  • Inspecionado a estrutura do estábulo

Antes do inverno, vai ser fundamental verificar a estrutura dos estábulos e garantir que estão preparados para abrigar os animais. Na hora de inspecionar o teto, devemos nos certificar de que não haja fissuras ou buracos que permitam a infiltração de água ou a entrada do frio.

Cada estábulo deverá contar com um espaço onde o cavalo possa dormir e descansar. Esse lugar deverá ter uma temperatura amena, ser limpo e bem ventilado, para evitar o acúmulo de umidade. Além disso, costuma ser recomendável deixar uma manta à disposição do cavalo ou cobri-lo diretamente quando anoitecer.

  • Uma boa higiene é crucial para a saúde do seu cavalo

Os estábulos deverão ser mantidos sempre limpos. A higienização diária será essencial para evitar o acúmulo de sujeira e restos de comida, além de prevenir a proliferação de micro-organismos.

O estábulo também vai precisar contar com uma boa ventilação e iluminação para combater a concentração de mofo ou de bactérias. Durante o inverno, ou nas épocas muitos chuvosas, a umidade do ar é mais intensa. Por isso, devemos estar atentos e verificar diariamente a limpeza dos estábulos.

  • Alimentação e hidratação durante o inverno

Outro cuidado essencial com a chegada do frio é garantir que os cavalos recebam uma nutrição equilibrada e uma hidratação adequada. Durante o inverno, os equinos vão precisar receber uma maior quantidade de alimentos. Seu organismo deverá contar com uma reserva energética para manter seu metabolismo ativo e protegê-lo do frio.

Além disso, vamos precisar ficar atentos à sua hidratação durante a estação mais fria do ano. Os cavalos nos estábulos ou ao ar livre devem ter ao seu alcance água fresca e limpa ao longo do dia. O bebedouro também precisa ficar protegido das intempéries, para evitar a contaminação da água.