Cuide do seu aquário se for sair de férias

· fevereiro 7, 2019
A temperatura, iluminação, alimentação e limpeza da água são alguns dos principais fatores a serem considerados antes de deixar o peixe sozinho por um período considerável de tempo.

Depois de um ano de muito trabalho, as férias chegam. Quando você pensa que já terminou os preparativos para a tão esperada viagem, percebe uma questão importante: quem cuidará de seu aquário se você sair de férias?

A solução não é ficar em casa. Há diferentes coisas que você pode fazer para preparar seu aquário. Desta forma, o seu peixe ficará grato e você poderá relaxar, pois tudo estará em ordem quando você voltar.

Prepare o seu aquário antes de sair de férias

Entre os principais cuidados com o seu aquário, além de averiguar se a temperatura está adequada, é limpar o aquário, fazendo uma mudança parcial da água antes de sair.

Desta forma, seus peixes terão água limpa, o que minimizará seus níveis de estresse na sua ausência.

Isso também evitará uma queda no nível da água. Se o aquário estiver em um ambiente fresco, os níveis de evaporação da água serão baixos, o nível de água será ótimo e os peixes ficarão saudáveis.

Você tem que limpar os filtros do aquário ou substituí-los por novos. Se o filtro entupir enquanto você não estiver em casa, o sistema não funcionará bem.

Aquário com filtro e peixe dourado

Cuide da água do seu aquário

Antes de sair, devemos verificar a qualidade da água.  Você terá que utilizar diferentes testes que existem no mercado para isso.

O mais utilizado é o teste de pH, para medir a acidez da água, e o teste de nitrato, para medir o nível de resíduos que contém.

Ao controlar o pH, quando você retornar, seu aquário estará mais limpo. Com menos desperdício de comida e menos dejetos dos dos peixes, a água estará em uma condição melhor até mesmo se for verão.

Quem vai alimentar o peixe?

Os peixes geralmente podem ficar várias semanas sem comer, o que significa que eles podem sobreviver enquanto você estiver ausente. Mas isso não é aconselhável, em absoluto.

Uma das melhores opções para alimentar seus peixes são distribuidores automáticos de alimentos. É uma alternativa econômica e que pode ser adaptada a diferentes tipos de aquário.

Basta encher o recipiente com a comida habitual deles e o aparelho será responsável por fornecer a quantidade certa de alimentos.

Na escolha da comida, tudo dependerá do tipo de peixe que você tem em seu aquário; peixes podem ser herbívoros, carnívoros e onívoros. Cada um deles, portanto, possuem uma dieta correspondente.

O que meu peixe come?

Os peixes herbívoros consomem vegetais e plantas. Se eles aceitarem algas e vegetais secos, o dispensador automático será ideal.

No caso da dieta ser composta por vegetais e plantas frescas, um amigo que possa alimentar seus peixes durante as suas férias será a solução.

Peixinhos dourados

O mesmo acontece se eles forem carnívoros: exigirão comida viva e você deve pedir a um amigo, vizinho ou parente para alimentar seus peixes durante sua ausência.

Se nossos peixes são onívoros, blocos de comida podem funcionar muito bem. Trata-se de blocos minerais que são lentamente diluídos na água de nosso aquário com o passar do tempo. Além disso, o dispensador também será muito útil.

Cuidar de um aquário de água salgada 

Para manter em boas condições um aquário de água salgada enquanto estamos de férias, é essencial verificarmos se a tampa se encaixa perfeitamente.

Isso não só impedirá o peixe de saltar, mas diminuirá o processo de evaporação da água, o que impedirá o aumento da salinidade.

A iluminação do aquário

Eu deixo ligada ou desligada a luz do meu aquário? Essa é a questão.

Para isso existem no mercado os temporizadores de luz para aquários, que vai ligar e desligar a iluminação no momento indicado.

Idealmente, o peixe deve receber entre 10 e 12 horas por dia de iluminação. A luz na medida certa também beneficia as plantas que você tem em seu aquário; sejam plantas de água doce ou corais de água salgada. Portanto, verifique as lâmpadas do seu temporizador de luz antes de sair de férias.

Peça a um amigo para verificar seu aquário

Se as suas férias durarem mais de três semanas, você pode pedir a um amigo, parente ou vizinho para verificar as condições do seu aquário durante sua ausência. Ensine-o a cuidar dos seus peixes e informe-o das necessidades diárias do aquário.

Alerta se for sair de férias

Antes de sair de férias, verifique a temperatura do aquário, pois esta não deve ultrapassar 29°C. 

Além disso, verifique se, em torno do aquário, não há sinais de vazamento de água e não esqueça de verificar as bombas de ar.