As curiosidades sobre o veado com pelos nos olhos encontrado nos EUA

Descubra o curioso caso do veado com pelos nos olhos, encontrado nas ruas do Tennessee.
As curiosidades sobre o veado com pelos nos olhos encontrado nos EUA

Última atualização: 03 Junho, 2021

Um incidente estranho e assustador ocorreu em um subúrbio do Tennessee (EUA) em 2020, quando um cariacu macho foi encontrado desorientado. Mas o tinha de estranho nesse incidente? Surpreendentemente, foi confirmado que esse veado foi descoberto com pelos nos olhos.

Devido ao seu estado e péssimo aspecto, o animal foi rapidamente abatido, para ser estudado posteriormente. O que aconteceu com esse veado? Por que cresceu pelo em seus olhos? Confira todas as informações sobre esse estranho caso abaixo.

O veado com pelos nos olhos

Embora a notícia tenha vindo a público e viralizado agora, essa descoberta ocorreu no final de agosto de 2020. O veado, de cerca de um ano, foi encontrado desorientado, embarrando no mobiliário urbano de uma cidade no estado de Tennessee, nos Estados Unidos.

Pessoas que encontraram o animal disseram que ele circulava pelas ruas enquanto sangrava. Ele não estava ciente das pessoas ao seu redor, e havia algo estranho em seus olhos.

Dado seu aspecto precário e estado de saúde deplorável, o animal foi morto sem crueldade, pois não tinha chances de sobreviver. Uma vez morto, foi descoberto que havia crescido pelos duros sobre seus globos oculares, do mesmo tipo que cobria todo o seu corpo.

O crescimento de pelos sobre a córnea dos olhos impedia o animal de enxergar e, como mais tarde se descobriu, essa condição não tem uma cura que restaure a visão. Era um tipo de tumor benigno conhecido como dermoide corneano.

Um cervo com pelos nos olhos.

O que é dermoide corneano?

O dermoide corneano é um tipo de tumor benigno que provoca o desenvolvimento de folículos pilosos no globo ocular. É chamado de “benigno” porque essa tumefação não tem capacidade de crescimento descontrolado e metástase, como é o caso do câncer. Embora possa parecer estranho, esse tipo de tumor não são tão raros ou incomuns.

A doença que matou o veado é um tipo de teratoma. Os teratomas são tumores benignos nos quais se desenvolve um tecido em outra parte do corpo. Por exemplo, o crescimento de dentes no útero, pelos no estômago ou, como no caso do veado, o aparecimento de pelos nos olhos.

Segundo especialistas, o veado pode ter nascido com o dermoide corneano que, embora raro em veados, é comum em cães e gatos. Com o tempo, isso se desenvolveu até que o animal ficou completamente sem visão, então ele pôde gradualmente se acostumar à cegueira.

Essa doença pode ser curada de duas maneiras. Uma delas consiste na enucleação dos olhos, o que deixaria o animal sem visão. O outro é um transplante de córnea saudáveis, coisa que não adiantaria muito no caso desse veado, porque ele tinha outras doenças.

Por que o veado com pelos nos olhos não tinha medo dos humanos?

Algo que chamou bastante a atenção das pessoas que avistaram o veado é que ele parecia ignorar completamente as pessoas ao seu redor. Será que isso aconteceu devido à cegueira?

Após a descrição dos pedestres sobre a aparência do animal, a Tennessee Wildlife Resources Agency (Agência de Recursos de Vida Silvestre do Tennessee) decidiu pôr fim à sua vida, temendo que ele pudesse sofrer de uma doença priônica crônica altamente contagiosa e mortal.

A doença debilitante crônica (CWD), também conhecida como doença do “cervo zumbi “, é uma doença altamente contagiosa e mortal semelhante à doença da vaca louca. No entanto, nunca tinha ocorrido nenhum caso na população de veados do Tennessee.

Essa doença pode causar anorexia, tremores, confusão, salivação extrema, aumento da agressividade e morte. Felizmente, após necropsia e testes adicionais, o veado foi considerado negativo para CWD, mas positivo para doença hemorrágica epizoótica (EHD).

Essa doença é causada por um vírus que causa febre alta e grandes hemorragias, por isso que o animal estava sangrando. Além disso, a febre pode ter deixado o pobre veado desorientado e inconsciente das pessoas ao seu redor.

Os cervos são uma espécie invasora?

Embora esse veado com pelos nos olhos não tenha tido muita sorte, ele foi encontrado e, assim, evitou-se que tivesse uma morte lenta e agonizante. Além disso, um estudo subsequente ofereceu dados muito interessantes e úteis sobre as doenças que os veados da região podem estar sofrendo.

Pode interessar a você...
Tubarão de chifre: habitat e características
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Tubarão de chifre: habitat e características

Há diferentes espécies de tubarões, cada uma com características diferentes. Gostaria de conhecer algumas? Hoje vamos falar sobre o tubarão de chif...