4 formas de demonstrar amor por um animal de estimação

· abril 25, 2019
Demonstrar afeição pelo nosso animal de estimação é tão importante quanto alimentá-lo e mantê-lo saudável. Hoje daremos algumas dicas sobre como fazer isso.

Ter um animal de estimação significa muito mais do que possuir um bichinho. Assim como nós, nossos animais de estimação precisam se sentir amados. Nós daremos algumas dicas muito úteis para que você possa demonstrar amor pelo seu animal de estimação, por isso não perca o que vem a seguir.

Por que você precisa de um animal de estimação?

Um animal de estimação, seja o que for, é um ser vivo. Como tal, tem necessidades físicas e emocionais que devemos levar em conta para satisfazê-las adequadamente. Embora possa parecer uma característica exclusivamente humana, os animais precisam mostrar e receber afeição.

Essa qualidade empática já foi observada em animais domésticos e selvagens. Por exemplo, sabe-se que algumas espécies formam laços afetivos e que, em alguns casos, podem sentir a perda de um ser próximo.

Demonstrar amor e afeição é, portanto, tão importante quanto manter nosso animal de estimação saudável ou alimentá-lo corretamente. Dependendo do animal de estimação, as demonstrações de amor variam um pouco e, a seguir, falaremos sobre algumas delas.

Gato aconchegado nas mãos de uma pessoa

Saiba se seu animal de estimação está demostrando amor

Cada animal de estimação, qualquer que seja a espécie, é um indivíduo único. Portanto, é importante que você conheça sua personalidade, estude sua linguagem corporal e aprenda a diferenciar que tipo de ações ou atitudes ele mais gosta. Passar algum tempo diariamente com seu animal de estimação, sem dúvida, ajudará a fortalecer o vínculo entre vocês.

Conhecer nossos animais de estimação nos ajuda a melhorar o ambiente em que vivemos. Se soubermos de suas necessidades e de seus gostos, poderemos adaptar e melhorar a sua qualidade de vida.

Educar e estabelecer limites

Pode parecer estranho, mas é um aspecto fundamental. Demonstrar amor por um animal de estimação não está ligado a negligenciar sua educação ou ser permissivo demais. Estabelecer regras coerentes de comportamento e segui-las diariamente é tão importante quanto cuidar.

Obviamente, quando nosso animal segue essas regras, a ideia de reforço positivo também é interessante, pois aumenta a autoestima e a confiança do nosso bichinho.

Acariciar 

Nem todos os animais de estimação são iguais e, portanto, a maneira de demonstrar amor por eles varia. Se tivermos um cachorro, devemos saber que é preferível coçar atrás das orelhas ou sob o focinho do que fazê-lo na cabeça. Também não é recomendado que os abracemos com frequência, pois isso pode ser estressante para eles.

Homem fazendo carinho no seu cachorro

Os gatos adoram ser acariciados sobre o nariz e no lombo, ou que você pisque devagar enquanto eles olham para você.

Estômago cheio, estômago feliz

Sem dúvida, uma boa maneira de demonstrar amor pelos nossos animais de estimação é através da comida. Não se trata apenas de alimentar nosso animal de estimação, mas de fazê-lo de maneira saudável e responsável, ciente do que ele precisa para se sentir bem.

Se você quiser fortalecer o vínculo, outra boa ideia é recompensá-lo com uma guloseima de vez em quando. Apetite e afeto são palavras muito associadas.

Existem muitas outras maneiras de dar amor aos nossos animais de estimação e tornar o dia a dia algo agradável, tanto para eles quanto para nós. Qual é a sua preferida?

  • Bekoff, M. (2000). Animal Emotions: Exploring Passionate NaturesCurrent interdisciplinary research provides compelling evidence that many animals experience such emotions as joy, fear, love, despair, and grief—we are not alone. BioScience50(10), 861-870.