Devo castrar meu cão? Vantagens e inconvenientes

· julho 25, 2018
É difícil tomar essa decisão dolorosa, pois com certeza existem vantagens sobre a saúde e comportamento, mas também há alguns inconvenientes relativos a outras doenças.

É possível que você já tenha pensado na castração de seu animal de estimação, talvez para que não tenha filhotes com outro de seus animais, ou porque você foi aconselhado de que é o melhor a fazer se ele é muito nervoso. Qual a resposta para a pergunta “devo castrar meu cão”? Vamos lhe contar as vantagens e inconvenientes.

Vantagens de castrar meu cão

Vamos começar pelos pontos positivos, já que preferimos ouvir as boas notícias antes das ruins. Esses são os benefícios de castrar seu cão:

Evitar infecções e doenças

As infecções urinárias e os tumores mamários ou nos testículos são outros tipos de doenças que têm a ver com o aparato reprodutor – sem importar se o cão é macho ou fêmea – que desaparecem graças à castração.

Essa é uma grande vantagem, pois as doenças urinárias, por exemplo, são muito comuns nos cães. Por outro lado, quando os animais envelhecem, têm tendência a ter problemas de próstata, ovários, útero ou testículos. Portanto, quando nos perguntamos: “devo castrar meu cão”, devemos levar essa vantagem em conta.

castrar cães benefícios

Evitar a incontinência

Os animais, assim como as pessoas, quando envelhecem geralmente têm problemas para reter a urina. Um cão castrado, na maioria dos casos, não apresentará esse problema. Por isso a castração é algo a mais para evitar problemas para você e para o seu animal.

O desejo sexual diminui

Essa é geralmente uma das vantagens pelas quais normalmente se castra um animal. Há muitos cães que têm a tendência de fugir em busca de fêmeas no cio, ou fêmeas em busca de machos.

Um cão ou uma cadela castrados não farão isso, pelo menos não tanto ou com tanta intensidade. Isso porque o desejo sexual tende a diminuir consideravelmente.

Diminui a agressividade

Às vezes, ainda que nem sempre, os cães são agressivos por consequência de um desejo sexual insatisfeito. Talvez eles tenham mais energia do que a necessária e, geralmente, a descarregam com tendências agressivas.

Quando o animal é castrado, essas condutas agressivas desaparecem, pois o cão se tranquiliza. Geralmente também desaparecem as condutas agressivas com outros cães, pois a testosterona, que é a causadora da agressividade nos machos, deixa de ser um problema.

Inconvenientes de castrar meu cão

Ainda que sejam muitas as vantagens de castrar um cão, também há desvantagens a serem levadas em conta. Essas são algumas:

Risco de hipotireoidismo

Quando se castra um cão, há casos que demonstram que há a possibilidade de que ele sofra de hipotireoidismo. Isso pode provocar obesidade e outros problemas que, a longo prazo, terão consequências graves para a saúde de seu animal.

castrar cães agressivos

Riscos de câncer

É preciso levar em consideração a idade na qual um cão é castrado. Se isso é feito antes dos cinco meses, a possibilidade de ele sofrer de sarcoma é muito alta.

Pode ser um objeto de desejo

Ainda não se sabem as causas, mas em muitas ocasiões os cães castrados são desejados pelos machos no cio, que tentam montá-los.

A resposta para a pergunta “devo castrar meu cão?” é sua. Analise as vantagens e inconvenientes, e decida o que é o melhor para o seu animal, pois você sempre deverá zelar pelo bem-estar dele.