4 dicas para construir uma casa para gatos

junho 16, 2020
Projetar e construir uma casa para gatos vai melhorar a qualidade de vida desses animais se for um local quente onde eles podem ficar confortavelmente.

Os amantes de gatos encontrarão aqui quatro dicas para construir uma casa para gatos, fácil e barata. Além de deixá-los felizes com um lugar exclusivo, seus gatos se sentirão seguros por terem um lugar reservado.

Fazer uma casa para gatos é muito fácil. Não é necessário gastar muito dinheiro comprando uma pronta. Podemos fazer nós mesmos em casa para criar um refúgio acolhedor, seja para um filhotinho novo ou um abrigo para gatos de rua.

Ter um gato traz muitos benefícios para a saúde porque eles são independentes e afetuosos. A companhia felina reduz o estresse e a ansiedade, aumenta a sociabilidade e melhora nosso relacionamento com outras pessoas e com o meio ambiente.

Casa de gato caseira.

Dicas úteis quando levamos um gato para casa

Quando decidimos levar um gato para casa, é aconselhável preparar um habitat adequado para ele. Por isso, é necessário levar em consideração a raça, o tamanho e a idade do animal.

Além disso, devemos levar em consideração se o gatinho irá compartilhar espaços com outros animais de estimação. Esses cuidados são importantes para facilitar o processo de adaptação do novo membro da família.

  • É aconselhável colocar telas de proteção nas janelas para evitar acidentes.
  • Da mesma forma, estruturas altas devem ser criadas para que o gato possa escalar de maneira livre e segura. É possível usar prateleiras, caixas ou pontes elevatórias.
  • Ofereça uma fonte de água abundante e facilmente acessível, como um bebedouro automático, pois os gatos são propensos a insuficiência renal.

Dicas para construir uma casa para gatos

  • Casas de papelão para gatos

É muito fácil e barato construir uma casa para gatos com caixas de papelão. Para isso, você pode usar uma ou mais caixas e criar um abrigo acolhedor, com um ou mais andares. O importante é criar uma entrada grande o suficiente, com pelo menos 15 centímetros, para que o gato possa entrar e sair confortavelmente.

É preferível evitar janelas muito grandes, pois elas reduzem a privacidade do animal. É aconselhável fazer janelas bem pequenas, ou até mesmo fendas. O interior pode ser forrado com pedaços de tecido de cores agradáveis. Também é possível colocar papelão ondulado para criar uma espécie de almofada.

Casa de papelão para gatos.

Se quiser, você pode adicionar um ou dois quartos, usando apenas um pouco de fita adesiva. Com uma caixa adicional, você pode criar um segundo andar, para colocar os brinquedos favoritos do seu gatinho.

A casa deve ser aconchegante, divertida e segura. Além disso, providencie um cobertor pequeno e uma cama de gato para decorar o espaço. Para manter a nova casa limpa, a comida, o dispensador de água e a areia sanitária não devem ficar próximos da casa.

  • Uma caixa de madeira

Com folhas de madeira ou os conhecidos paletes, você pode montar cubículos, que podem ser pregados na parede em forma de escada.

Podemos incluir pequenas almofadas, um pedaço de pano ou um pouco de palha para que o animal tenha um local para cavar. Essas casas são ideais para o inverno, porque manterão os animais aquecidos. Lembre-se de que os gatos são muito sensíveis ao frio.

Como no caso anterior, o ideal é colocar comida, água e areia em um local neutro da casa. Isso tornará a limpeza mais fácil.

  • Tenda indiana uma casa criativa para gatos

Outra ideia interessante para criar um refúgio fabuloso para seu animal de estimação. Com cinco ripas de madeira ou vassouras, cortadas no mesmo tamanho e amarradas com cordas, podemos criar uma verdadeira tenda indiana para o nosso animal de estimação.

Para a construção dessa tenda fácil e divertida, as cinco madeiras são amarradas em uma extremidade. A ideia é que elas possam se sustentar no chão. Depois disso, basta cobrir a estrutura com um tecido de cores bonitas.

  • Casas para gatos ao ar livre

Se a ideia é oferecer abrigo aos gatos que vivem fora de casa, especialmente nos dias de inverno, podemos construir um abrigo facilmente, usando recipientes de plástico ou madeira.

Devemos ter em mente que o local deve ser capaz de proteger os animais do frio, da chuva e dos ventos fortes. Portanto, os materiais devem ser resistentes e ter um tamanho adequado, para que o calor do corpo do gato possa aquecê-lo.

A casa deve estar alguns centímetros acima do solo — 45 centímetros no mínimo — para proteger das chuvas ou de uma possível inundação. Devem ser criadas entradas e saídas. Além disso, é recomendável isolar o teto e as paredes com um material de espuma.