Dicas e cuidados com o pelo do golden retriever
Reconhecido mundialmente por sua inteligência, astúcia e capacidade de aprendizado, o golden retriever também se destaca por sua grande beleza. A sua pelagem dourada, que faz jus ao seu nome, requer certos cuidados para evitar a deterioração e preservar aquela luminosidade tão característica da raça.
Porém, ao contrário do que muitos tutores pensam, cuidar da pelagem do golden retriever não é muito complicado. Continue lendo e descubra no conteúdo a seguir todos os aspectos relacionados ao manejo da pelagem desse cão excepcional.
Qual é a maneira correta de banhá-los?
Para começar com este tópico, devemos primeiro ter em mente que é aconselhável dar banho em seu animal de estimação pelo menos uma vez por mês. Para isso, o ideal é usar sabonetes e xampus neutros ou específicos para essa raça de cachorro. Produtos de uso humano devem ser evitados, pois podem irritar a pele ou causar problemas mais graves como dermatite alérgica ou atópica.
Da mesma forma, você pode optar por banhos a seco que permitem pentear adequadamente seu cão sem ter que umedecer todo o pelo com água. Por fim, como a pelagem do golden retriever é formada por duas camadas de pelos, o ideal seria usar um secador para retirar toda a água de seu corpo. Dessa forma, garantiremos que esteja completamente seco, pois a umidade também pode causar problemas de pele, como fungos.
Como devo escovar meu golden retriever?
Nesse aspecto, o ideal é que a escovação seja diária ou ocorra pelo menos uma vez por semana. Graças a isso, evitaremos o desenvolvimento de nós em seu pelo, além de mantê-lo brilhante e estimular os folículos pilosos para um crescimento adequado. As áreas onde você deve escovar com mais frequência são a virilha, as axilas e atrás das orelhas, pois é nesses locais que os pelos ficam mais emaranhados.
Além disso, como os golden retrievers trocam de pelo duas vezes ao ano, a escovação deve ser constante para evitar que se espalhem pela casa. Por outro lado, como mencionado acima, esses cães têm duas camadas de pelo, uma interna curta e outra externa mais longa. Portanto, a escovação deve ser feita com pente de cerdas de metal, com o objetivo de atingir as camadas mais profundas da pelagem.
A alimentação influencia em algo?
Outro aspecto importante no bem-estar da pelagem é uma alimentação correta. Segundo algumas pesquisas, cães que recebem alimentação balanceada e com fonte de ácidos graxos ômega-3 e 6 apresentam maior qualidade e resistência em suas fibras capilares. Portanto, se quisermos preservar uma pelagem saudável e atraente em nosso animal de estimação, não podemos deixar de fornecer um concentrado de boa qualidade. Da mesma forma, um alimento premium evitará a presença de qualquer tipo de alergia aos ingredientes contidos nessas fórmulas concentradas.
Por que o pelo do golden retriever cai tanto?
Finalmente, um dos motivos mais comuns de consulta ao veterinário é a queda excessiva de pelos nesses animais. No entanto, em muitas ocasiões, isso não está relacionado a nenhuma patologia, pois se deve ao processo normal de troca de pelos. Lembre-se de que essa mudança de pelagem ocorre no inverno e no verão, como uma adaptação às mudanças climáticas sazonais.
No entanto, se começarem a aparecer sintomas como manchas sem pelos, erupções cutâneas, coceira ou lambedura constante, podemos estar diante de uma patologia cutânea. Portanto, a queda de pelo por si só não é sinônimo de doença. Devemos associar isso a outros tipos de sintomas que indicam uma possível patologia. Nesse caso, a primeira opção deve ser consultar um profissional especializado.
Agora que você já conhece os principais cuidados com a pelagem do golden retriever, não há desculpas para não mantê-la sempre bonita e brilhante. Lembre-se de que a pelagem é um dos indicadores do bem-estar de um animal de estimação. Pois, se está saudável, certamente o cão também estará.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rosendahl S, Anturaniemi J. Diet and dog characteristics affect major and trace elements in hair and blood of healthy dogs. 2022;46(1):261-75.
- Zatz M, Zucconi E, Valadares M, Jazedje T. Phenotypes in golden retriever. Neuromuscular disorders : NMD. 2010;20(1):71.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.