Dicas para manter os gatos longe das plantas

Dicas para manter os gatos longe das plantas

Última atualização: 22 Março, 2021

É bem sabido que os gatos e as plantas não têm o melhor relacionamento do mundo. Os gatos gostam de cavar a terra e dormir em lugares frescos (como o solo úmido das plantas), sem falar no quanto gostam de comê-las. Portanto, preste atenção às seguintes dicas para manter os gatos longe das plantas.

A melhor coisa que você pode fazer para manter os gatos longe das plantas é procurar algum tipo de elemento que os assuste com o cheiro. O olfato dos gatos é muito aguçado (não melhor do que o dos cães, mas certamente mais potente do que o nosso), então você pode procurar substâncias que eles não gostam, mas que não são tóxicas, e borrifar nas plantas. A seguir, vamos dar algumas ideias.

Dicas para manter os gatos longe das plantas

Os cítricos

Os gatos não gostam de cheiros cítricos, então essa opção é uma boa maneira de repeli-los. Você pode fazer raspas de limão ou laranja e colocá-las no solo das plantas. Isso também servirá como adubo e pode ficar muito bonito se você usar tons claros em contraste com os verdes fortes das plantas ou a cor escura do solo.

Se você não quer que as cascas apareçam nas plantas, pode usar óleos perfumados com aromas cítricos, molhar uma bola de algodão e colocá-la atrás da planta ou em algum local próximo sem que fique visível. Se você usar esse método, lembre-se de colocar o algodão em um prato ou base, pois não vai querer manchar o chão ou as paredes.

Plantas repelentes

Se você tem um jardim externo e quer protegê-lo, seja dos seus gatos ou dos felinos dos vizinhos, pode plantar algumas plantas que os gatos não gostam. Por exemplo, use citronela ou cebolinha. Essas plantas dão lindas flores, são fáceis de cuidar e manterão os gatos a metros de distância do seu jardim.

Café ou chá

Tão delicioso para o nariz humano, mas vai deixar seu gato longe: o cheiro de café. Os gatos também não gostam do cheiro das folhas de chá. Portanto, você pode usar esses elementos (que podem estar juntos ou separados) para fazer uma mistura com grãos de mostarda e colocá-los na terra.

Tabaco

Outra opção para as plantas que ficam na varanda ou no exterior é misturar água com tabaco e deixar repousar alguns dias. Em seguida, despeje esse líquido no solo das plantas. Um benefício extra desse método é que ele servirá como inseticida natural.

Dentes de alho

Agora, se o que você quer é evitar que seu gato devore as plantas, pode amassar alguns dentes de alho, misturar com água e deixar repousar por um ou dois dias. Em seguida, despeje o líquido em um recipiente com spray e borrife a mistura nas folhas das plantas. Os gatos são muito exigentes com os sabores e não gostam de alho.

Outros métodos

Manter gatos longe das plantas

Papel alumínio

Cubra os vasos com papel alumínio. Nem o som nem a textura desse tipo de papel não agrada ao gato, por isso o animal prefere se abster de se aproximar de superfícies cobertas por ele. Consequentemente, jamais vai utilizá-lo como arranhador.

Água em spray

O método simples, antigo e familiar de borrifar água no gato ainda é um truque eficaz para ensiná-lo a não chegar perto das plantas. No entanto, é uma estratégia que exige paciência e, até dar frutos, as plantas vão sofrer as consequências. Contudo, dentre todas as opções que apresentamos, essa é a mais eficaz quando pensamos em longo prazo.

Forneça espaços frescos e plantas para comer

Os gatos gostam de consumir grama, principalmente quando querem um purgativo. É isso que os leva a consumir suas plantas. Dessa forma, dê a ele algumas plantas para comer de vez em quando. Assim, você consegue evitar a vontade de comer aquelas que o animal encontrar em casa. Além disso, um lugar fresco para dormir pode desencorajar o animal de fazer isso com as suas samambaias.

Pedras no chão

Colocar pequenas pedras no solo exposto nas plantas (seja no jardim ou nos vasos) é uma boa forma de evitar que os gatos cavem. A textura das pedras não vai danificar suas almofadas, eles simplesmente não vão gostar da sensação.

Pode interessar a você...
A interação social dos gatos: quatro fatos para entendê-la
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
A interação social dos gatos: quatro fatos para entendê-la

Compreender os modos de interação social dos gatos não é uma tarefa simples pois seus sinais são quase imperceptíveis aos humanos.