Dicas para acostumar seu cão a ficar sozinho

Março 8, 2018

Os cães são animais sociais e precisam estar em contato com outros seres, o que não significa que eles nunca possam estar sozinhos. Porém, é necessário pôr em prática uma série de hábitos para evitar que sofram de estresse. Por esse motivo, no artigo a seguir, daremos algumas dicas para acostumar seu cão a ficar sozinho.

Um dos principais “medos” das pessoas ao adotar um animal de estimação é saber o que fazer com eles quando precisarem sair de casa. Muitas pessoas preferem não ter animais em casa para evitar que chorem ou quebrem algo.

As melhores dicas para acostumar seu cão a ficar sozinho

Alguns animais que passam muito tempo sozinhos em casa podem sofrer com a ansiedade pela separaçãoDurante o tempo que não tiverem companhia, podem chorar, uivar, fazer suas necessidades em qualquer lugar e quebrar o que tiver ao seu alcance.

Devemos levar em conta primeiramente que os cães são animais sociáveis que precisam estar em contato com outros seres. Isso não significa que você precisa estar sempre em casa, mas sim tomar algumas precauções para acostumá-lo a ficar sozinho.

1. Acostume-o desde filhote

Ainda filhote, você precisa acostumar seu cão a ficar sozinho. De início, por um curto período de tempo, como 5 minutos. Depois, vá estendendo para períodos de tempo maiores, como horas. Assim, quando você precisar sair, será algo mais natural para ele.

Muitas pessoas adotam um animal quando estão de férias. Elas fazem isso para aproveitar bem esses dias de ócio, com a companhia de um pet. Mas é importante também acostumar o cão ao fato de que seu dono não estará sempre com ele.

2. Exercitá-lo

A falta de atividade física pode afetar o humor do animal. Então, antes de ir trabalhar, leve o cão para um passeio. Ao retornar, ele precisará de um bom descanso. Levante meia hora mais cedo e leve-o para passear num parque ou para dar uma volta no quarteirão.

Cachorro deitado no tapete

Dessa forma, ele poderá gastar uma boa parte da energia que recarregou durante a noite. Ou seja, ele ficará tranquilo durante algumas horas para se recuperar do exercício matinal.

3. Evite a pressa

Outra maneira de acostumar seu cachorro a ficar sozinho é prestar atenção em seus próprios hábitos. Se você se levanta 10 minutos antes de sair, é provável que vá estar com pressa. Por outro lado, se você tem tempo disponível e age sem pressa, seu animal de estimação relacionará sua saída com algo agradável.

Além disso, recomendamos que, nos 15 minutos antes de sair, você não interaja com o animal. Dessa forma, ele se tranquilizará quanto ao tempo que passará sozinho. Se você brincar, for carinhoso ou falar com ele, será mais difícil que ele aceite que você está de saída.

Por outro lado, não se despeça de forma muito brusca. Os animais consideram esse hábito como algo negativo e ficam emocionalmente debilitados. Não se sinta mal por não dizer adeus antes de fechar a porta.

4. Deixe comida e brinquedos

Um pouco antes de sair de casa, recomendamos que você deixe algum alimento. Assim, o animal ficará entretido e precisará descansar para fazer a digestão. Também seria bom deixar algum brinquedo que ele goste para que possa morder e se entreter por várias horas.

5. Arrume a casa e coloque música

Tente não deixar objetos ao alcance do animal, pois assim ele não quebrará nada em sua ausência. Evite roupas jogadas no chão e deixar portas de quartos e varandas abertas. Feche o acesso à piscina, se você o deixa no jardim. Não se esqueça de fechar também o acesso a lugares que você considera perigosos.

Cachorro fuçando cesto de roupas

Para evitar que o animal se sinta solitário e triste, você pode deixar o rádio ou a televisão ligados. Claro que ele não entenderá o que dizem, mas pelo menos a casa não ficará tão silenciosa.

6. Escolha um lugar especial

Finalmente, você pode optar por deixá-lo em um ambiente pequeno, ou sem acesso a outros espaços da casa, como a cozinha. Lá você deve deixar todos os objetos importantes, como a caminha, brinquedos e as vasilhas de comida. Nunca, por nada no mundo, deixe o cão amarrado. Permita que ele se mova livremente, mas feche os lugares onde você não quer que ele entre.

 

Recomendados para você