O que faço se meu cão está triste?

Se seu cão está triste, é normal que você esteja preocupado e não saiba como agir. Como eles não podem nos contar por que estão assim, pode parecer complicado ajudar o nosso pet a melhorar esta situação.

Pois bem, não se preocupe, ajudaremos você a reconhecer as causas e a saber como agir em cada situação. Se seu cão está triste e você quer animá-lo, não perca estas valiosas informações que queremos compartilhar com você.

Por que meu cão está triste

Para poder ajudar aos nossos animais de estimação, a primeira coisa que devemos fazer é identificar a raiz do problema. A tristeza não é a mesma coisa que uma depressão. Ambas podem levar seu animal de estimação a apresentar desânimo. No entanto, uma tem mais gravidade que a outra.

Cachorro deitado olhando para cima

Mais vale a vergonha no rosto que a mancha no coração

-Miguel de Cervantes-

Saber as causas que podem despertar a tristeza de seu cão é primordial para descobrir se se trata simplesmente de uma tristeza passageira, ou de um problema médico.

5 causas pelas quais seu cão se entristece

Estas são algumas das possíveis causas da tristeza de seu cão:

  • Perda de um ente querido. Se alguém da família ou algum dos animais de estimação do lar morreu, é normal que seu cão esteja triste. Note que sua ausência o deixa com saudades.
  • Mudança de lar. Os cães são animais territoriais, portanto uma mudança de domicílio pode afetá-los mais do que imaginamos. Não se preocupe, isso passará, mas lhe dê tempo.
  • Traumas. Seu cão pode ter passado por uma situação angustiante que o tenha deixado triste. Talvez algo possa ter ocorrido enquanto ele está só em casa e você nem sequer saiba o que é.
  • Solidão. Se seu cão passa muito tempo sozinho em casa, é possível que a solidão tenha causado sua tristeza. O estresse que o tédio gera pode tê-lo levado a uma depressão.
  • Briga com outros cães. Se seu cão, sem querer, entrou em uma briga de cães, é possível que ele esteja triste e se torne assustado e medroso.

Mais 5 possíveis causas da tristeza em cães

  • Um novo bebê na família. Ainda que os animais sejam protetores dos bebês, é possível que, em ocasiões pontuais, alguns se sintam ameaçados com a chegada de um. Isso ocorre porque os donos lhes darão menos atenção e carinho.
  • Um novo animal de estimação. O mesmo que no caso de um novo bebê pode ocorrer com um novo animal de estimação. Se ele sentir falta de carinho e atenção, porque você quer saber do seu novo pet, seu cão pode se deprimir ou, pelo menos, ficar triste.
  • Doença. Se seu cão está triste, isso também pode ser causado por uma doença. Se você acha que não nenhuma relação com as causas citadas acimas, leve-o ao veterinário para descartar que ele esteja doente.
  • Divórcio. Se ocorreu um divórcio na casa, é possível que seu animal de estimação tenha saudades da outra parte e, por isso, seu cão está triste. Eles não sabem diferenciar um divórcio da morte de alguém. Simplesmente não entendem por que uma pessoa que amam já não está mais lá.
  • Estresse e ansiedade. Se seu cão está estressado pelo tédio, pela solidão, ou por qualquer outra situação, isto o levará a tristeza e ao desânimo.

Como ajudar se seu cão está triste

Se você notou que o seu cão está abatido, não tem vontade de brincar, tem falta de apetite, e só quer dormir, chegou a hora de agir.

Filhote de Labrador triste

Analisando as questões que propusemos anteriormente, que são as possíveis causas da tristeza, aja em conformidade com elas.

Dê amor, carinho e tempo ao seu animal de estimação, sem importar se há um bebê ou um novo pet na família.

Substitua com amor extra a pessoa que agora falta em sua vida, seja pela morte ou por um divórcio.

Se ele passa muito tempo sozinho em casa, pense em adotar um novo animal de estimação que lhe faça companhia.

Ninguém melhor do que você conhece o seu cão e sabe o que pode lhe fazer feliz.

Recomendados para você