Dicas para educar um Shiba Inu

janeiro 7, 2019
Nervoso e independente, você terá que ter muita paciência e ser firme para que essa raça se comporte como deve. É um cão muito nervoso, que precisa de grandes doses de exercício.

O Shiba Inu é conhecido como o ‘cão gato’ porque tem um comportamento completamente independente. Isso, somado a outros fatores, torna seu treinamento um pouco mais complicado do que o de outras raças. Bem, para ajudá-lo a adestrá-lo sem muita dificuldade, daremos algumas dicas para educar um Shiba Inu.

Por que é tão difícil educar um Shiba Inu?

Não é uma raça muito conhecida e, na verdade, é muitas vezes confundida com a raça Akita, devido à enorme semelhança entre elas.

O que não podemos negar é que, ao saber um pouco mais sobre seu caráter e comportamento, ficamos surpresos.

Embora fisicamente ambas as raças sejam muito semelhantes, elas diferem muito no que tem a ver com a personalidade.

As características que mais definem o Shiba Inu e que dificultam sua educação são:

Sua independência

Essa independência é muito parecida com a dos gatos e os faz acreditar que eles não precisam de ninguém, então não pense que você vai ter um cachorro para abraçar quando bem entender.

Assim como os felinos, isso acontecerá quando eles quiserem e decidirem.

Seu ar de superioridade

É a mesma independência que faz ele se sentir superior, então você deve ter cuidado para não criar o líder do grupo. Isso é algo que pode acontecer com outros animais de estimação em casa ou com você mesmo.

Sua desobediência

O Shiba Inu é desobediente por natureza; ele não gosta que ninguém lhe diga o que tem que fazer. Assim, ele tem uma tendência a desobedecer e fazer o que lhe agrada em todos os momentos.

Shiba Inu correndo na praia

Seu nervosismo

O Shiba Inu precisa de muito exercício, porque eles são nervosos por natureza, por isso, se não praticarem o esporte necessário, eles podem vir a ter um comportamento destrutivo em casa.

Mantenha estas dicas em mente ao educar um Shiba Inu.

Lendo tudo isso, você pode acreditar que este não é um cão adequado para se ter como animal de estimação, mas nada mais longe da realidade.

Todos esses aspectos de seu comportamento são facilmente resolvidos com um pouco de disciplina. Por isso, daremos o conselho definitivo para educar um Shiba Inu:

Seja o líder

A primeira coisa que você precisa fazer para educar um Shiba Inu é fazê-lo entender que o líder da matilha é você. 

Isso pode ser obtido com gestos simples do dia-a-dia, como comer diante dele, passar pela porta diante dele ou falar com ele com firmeza quando você quer que ele lhe obedeça.

Se houver mais membros na família, é importante que todos tenham as mesmas diretrizes. Isto é, se você disse que o cão não pode subir no sofá, e seu parceiro permitir, o Shiba acreditará no líder e fará o que ele quiser em todos os momentos.

Estabeleça regras

Uma vez que você tenha ensinado a ele quem é o responsável, você agora decide quais regras na casa ele deve respeitar.

Podem ser coisas como não entrar em um determinado quarto e dormir na cama dele e não no sofá. Você faz as regras e não deverá facilitar coisas, como fechando a porta, por exemplo, para ele não entrar nos cômodos que não deve. Ele deve obedecer sempre.

Ensine os comandos básicos

Não se contente em passar tempo com ele. O Shiba Inu precisa de disciplina e aprender comandos básicos, como pegar ou largar algo, sentar ou parar. Esses comandos irão ajudá-lo a manter o foco e ser equilibrado.

Shiba Inu

Seja amoroso, mas firme

Você já sabe que somos a favor do reforço positivo no ensino e é isso que sempre recomendamos fazer. Quando se trata de educar um Shiba Inu também. Mesmo assim, com esta raça você terá que ser firme.

Por que te dizemos isso? Porque esta raça de cão é rancorosa e mostrará isso a você com seu olhar e seu comportamento.

Ele não vai gostar que você o repreenda ou que diga a ele o que fazer e, mesmo que ele “perdoe”, ele se comportará de maneira hostil com você.

Não deixe que isso te amoleça, porque você perderá autoridade e tudo o que você alcançou até agora não terá servido a nenhum propósito.

Se para educar qualquer cão você tem que ter bastante paciência, para educar um Shiba Inu, ainda mais. Não desista, seja consistente, carinhoso e firme ao mesmo tempo, e você terá bons resultados.