A importância do adestramento e educação de cães

· agosto 3, 2018
As diferenças entre o adestramento e a educação de cães são palpáveis, mas dividem algumas funções. Por isso, você deve escolher o profissional adequado para cada caso.

A profissão de educador canino está em seu auge. No entanto, não podemos nos esquecer de que a figura do adestrador também é chave. Vamos lhe falar sobre as diferenças entre um educador e um adestrador, e a importância do adestramento e educação de cães.

O que é o adestramento canino

Um adestrador canino ensina truque aos cães. Os básicos são sentar e não puxar a coleira, mas o nível de dificuldade pode ser elevado até chegar ao treinamento para cães de resgate.

Um adestrador ensina o animal a fazer algo, sem importar as circunstâncias: um cão bem adestrado poderá dar a pata em qualquer momento, por exemplo.

Isso acontece porque os adestradores ensinam ordens. Se seu cão puxa a coleira e você busca um adestrador, ele lhe ensinará a caminhar junto com você. Queira ou não, aconteça o que acontecer. Se ele quiser se soltar de você para cheira algo, não fará, porque terá aprendido a ordem de ficar por perto.

treinar seu animal

O adestrador trabalha muito com o cão e pouco com o dono; e em caso de adestramento completo podem até ficar um tempo com o cão em suas instalações. Ou seja; o dono tem pouco a fazer no adestramento.

O animal depois repetirá as ordens que o adestrador ensinar.

O que é a educação canina

Por outro lado, um educador canino ensina o cão a se comportar sem ordens.

Um educador canino trabalha com as emoções e com o comportamento geral do cachorro.

Ou seja, se seu animal puxa a coleira, o educador canino o ensinará a ele a manter a calma fora de casa; assim seu cão deixará de tentar se soltar durante os passeios.

Um educador canino soluciona problemas de comportamento; e não ensina comandos.

Neste sentido, se um cão apresenta agressividade com outros cães, esse profissional descobre porque o animal se comporta assim e enfrenta o problema desde a raiz.

Por sua vez, o adestrador ensinaria com ordens a não reagir de nenhum maneira com outros cachorros; poderíamos dizer que “mascara” o problema.

Os educadores levam em conta o estado mental do cão e sua situação familiar. Por isso, eles levam em conta o estresse que afeta o cão no dia a dia e a comunicação com sua família humana; entre outras coisas.

Por isso, os educadores trabalham muito com as famílias e pouco com os cães. Na verdade, a aprendizagem se faz em casa e um educador não deve ficar com o cão enquanto trabalha com ele. O educador ensina a família a solucionar os problemas e supervisiona os avanços; pois cada caso é diferente e o tratamento a ser seguido é personalizado e adequado para cada situação individual.

centro de adestramento de cães

A realidade: a importância do adestramento e educação de cães

Na verdade, os profissionais do mundo dos cães fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Depende de cada profissional dedicar-se mais ao adestramento ou à educação, mas nenhum é só adestrador ou só educador. Por exemplo, um adestrador não pode ensinar um cachorro a praticar um esporte se não puder controlar seus níveis de estresse. Primeiro, vai trabalhar com suas emoções (tarefa que seria de um educador) e depois lhe ensinará as ordens próprias para o esporte que queira praticar.

Por outro lado, um educador pode usar indicações concretas para solucionar problemas de comportamento. É comum com cães que perseguem bicicletas, por exemplo, pedir a eles uma série de ordens e distrai-los para evitar que saiam correndo. Depois o tratamento muda, e só lhe são dadas diretrizes durante um tempo limitado. Ensinar as ordens seria o trabalho de um adestrador.

A importância do adestramento e educação de cães para ter uma boa relação nas famílias é clara. O melhor especialista é aquele que conhece as duas variantes profissionais. Além disso, aquele que sabe se adaptar a cada segundo à necessidade de cada família.

Encontrar um profissional para seu cão

Se seu cão tem um problema de comportamento ou se você quer ensiná-lo alguns truques, você pode procurar um profissional que lhe ajude.

Chaves para encontrar um bom profissional

  • As opiniões de outros clientes são públicas.
  • Não trabalhe com castigos, coleiras cravadas, elétricas ou de sufocamento.
  • Escute-o quando ele falar o que precisa ser feito e ofereça soluções adaptadas a você e seu animal.
  • Não baseie seu trabalho na teoria da dominação e sim em estudos científicos atuais.
  • Seus diplomas e formações são públicos.

Um bom profissional conhece a importância do adestramento e educação de cães, e pratica as duas profissões para ajudar seus clientes da melhor maneira possíveis, além de fazer seu trabalho sem causar danos ou medo ao animal. Se você contratar um educador ou adestrador, e achar que ele está fazendo mal a seu cão, continue procurando por um melhor profissional.