Dicas para ir à praia com seu cão

· janeiro 26, 2019
Banhar-se no mar e brincar na areia são atividades que os cães adoram, embora seja necessário preparação. O mais importante é protegê-los das altas temperaturas e garantir sua higiene quando retornam para casa. 

Falta muito pouco para as férias de verão e, desta vez, você quer sair de férias com seu animal de estimação. É então quando muitas dúvidas surgem. Podemos levar nosso cachorro à praia? Quais são os principais cuidados e coisas a considerar? Neste artigo nós contaremos tudo.

Como ir à praia com seu cão

Talvez seja o primeiro verão que você passe com um animal de estimação ou talvez você não tenha a ajuda de alguém para cuidar dele durante sua ausência.

Não desista de sua viagem! Você pode ir à praia com seu cão e passar momentos maravilhosos. Para isso, lembre-se dessas dicas:

  1. Escolha uma praia que aceite animais de estimação

Há cada vez mais praias que permitem a entrada de cães, desde que cumpram certas regras, como manter a coleira e a correia o tempo todo ou que o animal não seja grande. Verifique os destinos acessíveis para animais de estimação e evite problemas.

  1. Faça uma ‘mala’ para o seu cão

Tal como acontece com você ou sua família, o cão também precisa levar certas coisas para viajar. Por exemplo, os alimentos e suas tigelas, um brinquedo que ele goste (especialmente se você quiser brincar com ele na praia), uma toalha para secá-lo depois que sair da água, um cobertor para dormir confortavelmente durante a noite, etc.

  1. Ficar na sombra

É muito importante que, quando você for à praia com seu cão, que ele não sofra uma insolação, algo muito arriscado para qualquer ser vivo.

Durante as horas mais quentes da tarde, seria bom voltar para o hotel. Se isso não for possível, então você deverá mantê-lo na sombra e com uma boa quantidade de água fresca disponível.

Cachorro na sombra

Observe também que a areia pode ficar muito quente e queimar as almofadinhas das patas dele.

  1. Atenção com água

Se é a primeira vez que você leva seu cachorro para o mar, você deve tomar cuidado para evitar um acidente na água.

É verdade que os cães sabem nadar e podem sair dela sem problemas, embora possam ficar no meio de um “redemoinho” de água ou se afastar demais da costa.

Também tenha em mente que, se o mar estiver muito frio e a areia quente, essa mudança de temperatura pode não ser boa para a saúde do animal: causará resfriados.

Evite que ele beba muita água salgada – pior ainda se for com areia – porque pode fazer mal para o seu estômago. Além disso, tente não deixar seus ouvidos molhados: isso causará infecções, como a otite.

  1. Mantenha-o ao seu lado o tempo todo

Ainda que o seu cão seja o mais obediente do mundo, quando ele vai para a praia, está em uma área desconhecida.

Isso pode causar mudanças em seu comportamento, especialmente se houver outros animais por perto. Portanto, recomendamos mantê-lo continuamente ao seu lado e na coleira. 

Além disso, você pode comprar coleiras extensíveis para ele ter um pouco mais de liberdade, mas nunca deve deixá-lo solto.

Dona na praia com cachorros

  1. Leve os brinquedos

A praia é o lugar ideal para se divertir e passar bons momentos que talvez ambos não tenham tido durante o ano.

Pegue uma bola ou procure por um galho ou algum objeto que você possa jogar e ensine alguns truques ao seu cão. Ele vai adorar brincar por horas na areia e, sem dúvida, isso vai melhorar seu humor.

Porém, lembre-se de que as sessões de exercícios devem ser feitas pela manhã ou à tarde, não nas horas mais quentes.

  1. A limpeza é fundamental para ir à praia com seu cão

Cães na praia gostam de chafurdar na areia e de ficarem sujos o tempo todo. Além disso, quando chegam do mar, podem apresentar um cheiro desagradável.

Portanto, no final do dia, recomendamos que você dê um pequeno ‘banho’ nele para remover a areia.

Além disso, ao voltar para casa, o mais lógico é aproveitar para cortar um pouco de seus pelos e remover eventuais nós que possam ter se formado durante os dias de férias na praia e no campo.