Dicas para limpar os ouvidos do seu cão

· abril 27, 2018

Esta área é muito mais sensível em cães do que em pessoas, por isso cuidados especiais devem ser tomados para garantir que eles estejam em ótimas condições; limpar os ouvidos do seu cão é fundamental para prevenir o desenvolvimento de infecções.

As orelhas são uma das áreas mais sensíveis que os cães têm. É evidente o poder de sua adição, quando comparada à humana. Os ouvidos dos cachorros são muito mais sensíveis aos sons do que os nossos, uma média de quatro a cinco vezes mais.

E como os ouvidos do ser humano, estes tendem a ficar sujos com o tempo. As orelhas dos cães têm uma estrutura muito diferente da do homem, por isso daremos algumas dicas para limpá-las.

Uma audição infalível

O ouvido de um cão pode captar sons em frequências que os humanos não conseguem ouvir sozinhos, em outras palavras, eles ouvem sons que os humanos não conseguem. Tudo se deve à estrutura singular que estes possuem e à disposição das células auditivas, que também são maiores.

Dependendo da raça, as orelhas podem apresentar uma variação que pode afetar o desempenho auditivo do cão: o pavilhão pode ou não estar suspenso, ou, ainda, pode estar dobrado ao meio.

E no que isso afeta a estrutura de um jeito ou de outro? Bem, afeta a quantidade de sons que os cães podem detectar. Um cocker spaniel com suas orelhas pendentes não consegue ouvir da mesma maneira que um husky, que tem um pavilhão auricular pontudo e rígido.

Além disso, a posição destes influencia as doenças que o animal pode desenvolver nessas áreas. Se voltarmos aos exemplos anteriores, o cocker está propenso a ficar surdo durante sua velhice, enquanto um huskie não irá apresentar muita variação ao longo dos anos.

Mas todas as raças de cães têm algo em comum, eles devem ter seus ouvidos limpos e receber atenção médica de vez em quando para verificar seu estado de saúde. Para muitos iniciantes, limpar os ouvidos do seu cão é algo que passa desapercebido, por isso queremos chamar a atenção sobre essas áreas do seu amigo.

Como limpar os ouvidos do seu cão

limpeza dessas áreas dos cães deve ser feita pelo menos duas vezes por semana. A razão para isso é a prevenção de doenças que podem perturbar a audição do nosso cão e impedir que o canal auditivo do animal seja obstruído.

Fazer essa atividade é muito simples, exigindo apenas, na maioria das vezes, peróxido de hidrogênio, um pouco de algodão e um pano para secar a área. Recomenda-se acostumar previamente o animal no caso de ele não estar habituado a ser manipulado constantemente contra sua vontade.

Antes de mais nada verifique a parte externa dos ouvidos de seu animal; se apresentar resíduos de cera, sujeira ou algum outro agente estranho, é aconselhável removê-los o mais rapidamente possível. Se houver parasitas de algum tipo, é essencial ir ao veterinário.

Em seguida, verificaremos o estado da zona interna da orelha; esta parte tem uma cor rosa suave, o que indica que ele está saudável. Continuaremos a limpar a área com muita suavidade e delicadeza, com um algodão embebido em peróxido de hidrogênio ou algum soro fisiológico para animais de estimação.

Lentamente e com muito cuidado, os elementos externos à estrutura da orelha serão removidos, evitando que caiam no ouvido interno do cão. Tente evitar que o algodão pingue líquido dentro da orelha, porque isso causará desconforto ao animal.

Quando a limpeza terminar, seque o excesso de umidade que pode restar na área com outro algodão ou gaze. O mesmo processo deve ser repetido em cada orelha e, para ajudar, um prêmio deverá ser dado ao cão por seu bom comportamento durante o procedimento.

O que acontece se os ouvidos do seu cão não forem limpos regularmente?

Os ouvidos dos cães, assim como os dos humanos, secretam um líquido natural que ajuda a prevenir doenças. O problema é que esse agente geralmente fica estagnado no canal interno e obstrui a passagem do som.

Se o ouvido for afetado por alguma doença, o cão poderá sofrer muito, porque uma otite ou inflamação dos ouvidos pode ser um grande problema. Além disso, a limpeza deve ser feita para evitar que este seque com o mesmo fluido e se torne um agente irritante.

Limpar os ouvidos do seu cão é algo a que ele deverá estar acostumado desde filhote, portanto, treine-o para isso. Lembre-se de que a saúde física não é demonstrada apenas na qualidade da pelagem e aparência geral de seu animal de estimação; cada área do seu corpo deve estar nas melhores condições.